O piso vinílico tem um bom custo benefício?

O piso vinílico tem um bom custo benefício?

Conheça os benefícios e as comparações que fazem deste tipo de piso uma excelente opção para a sua casa!

Piso Vinílico Cor Noz-Pecan – Linha Essence Coleção Heritage – Tarkett

O piso vinílico é considerado uma ótima escolha para ambientes internos de casas e apartamentos brasileiros por conta das diversas vantagens que proporciona ao lar – sendo citado constantemente como o material que entrega a melhor relação custo-benefício entre os tipos de revestimentos.

Mas você sabe de fato como analisar o custo benefício de um piso?

Relacionar custo-benefício é uma excelente forma de embasar suas escolhas, levando em conta os prós e contras oferecidos por determinado produto em relação ao valor investido – ou seja, quando os prós são, de fato, maiores que a quantia necessária para adquirir aquele produto.

E no caso dos pisos, para realizar esse tipo de comparação devem ser considerados diferentes fatores que podem gerar economia direta e indireta para você – desde a instalação até o seu uso no dia a dia. 

Se você deseja saber qual é o custo benefício dos pisos vinílicos e o que faz dele um dos melhores do mercado, a Tarkett separou neste artigo as principais características e curiosidades desse revestimento. Confira!

Aplicando tarkoMassa

Instalação prática do piso vinílico o torna ideal para reformas rápidas

Instalação fácil e rápida

Ao construir ou reformar, as dores de cabeça geradas pelos transtornos na obra são o pesadelo de qualquer pessoa. Barulho, sujeira, descartes, gastos imprevistos e o atraso costumam ser os principais problemas enfrentados nesta etapa.

No entanto, os contratempos com quebra-quebra de revestimentos podem ser evitados com a escolha dos diferentes tipos de piso vinílico da Tarkett, que evitam ou ao menos minimizam a produção de entulho e desperdícios.

Com os vinílicos, não há necessidade de quebra-quebra, uma vez que eles podem ser instalados sobre outros pisos já existentes, como cimento desempenado, cerâmicas e porcelanatos com juntas de até 5 mm, desde que estejam preparados e nivelados com massa autonivelante.

Além da aplicação sobre um piso existente, é possível ir ainda mais rápido com os modelos clicados: com a Linha Click, você pode ter seu ambiente pronto e liberado para o tráfego ainda mais rápido: a instalação é realizada em apenas 48 horas! Saiba mais clicando aqui.

O desperdício também é reduzido ao optar por esse material: para uma paginação convencional com placas e réguas, a margem extra para compensar as perdas costuma ser de 5% nos vinílicos. No caso do porcelanato, por exemplo, as perdas são cerca de três vezes maiores, variando entre 10 e 15% devido as quebras e o corte das placas.

Prático para limpar e resistente às manchas 

Ninguém merece passar horas limpando a casa e tentando tirar manchas do piso, não é mesmo? A praticidade na limpeza é fundamental para um dia a dia mais descomplicado e produtivo, pois o menor tempo gasto nessa tarefa faz sobrar mais tempo para outras.

Devido às tecnologias aplicadas à superfície do piso vinílico, tornando-a menos porosa e a ausência de rejuntes aparentes – saiba mais sobre o Extreme Protection –, esse tipo de revestimento acaba sendo mais fácil de limpar no dia a dia do que outros materiais, como os pisos de madeira. Diferente do piso laminado, os vinílicos colados podem ser lavados.

Veja também – Piso Vinílico ou Laminado: existe diferença?

Isso faz do piso vinílico um revestimento que exige muito menos água na limpeza e menos produtos ainda para mantê-lo bonito. Para limpá-lo, basta utilizar um pano ou mop com detergente neutro diluído em água – confira o passo a passo aqui.

Limpeza do piso vinílico dispensa o uso de produtos químicos específicos

Sustentabilidade de ponta a ponta

Quando falamos em custo-benefício, é fundamental pensarmos no impacto de nossas escolhas também para o meio ambiente. Entulho e sobras são normais em qualquer obra, no entanto, somos responsáveis por direcionar esses resíduos para um descarte ecologicamente correto.

Entusiasta da economia circular, a Tarkett, por meio do programa ReStart e em parceria com seus revendedores e clientes, recolhe sobras de obras de pisos e acessórios, deixando de enviar para aterros mais de 105.000 toneladas, entre 2010 a 2019, no Brasil, Europa e Estados Unidos.

Outra preocupação que se deve ter ao escolher o revestimento é com a qualidade do ar interno da sua casa. Os Compostos Orgânicos Voláteis, mais conhecidos pela sigla COVs, são compostos gasosos emitidos pela maioria dos produtos industrializados, mas que podem ocorrer mais ou menos frequência e intensidade a depender da composição utilizada pelo fabricante.

A depender da substância exalada e da relação entre quantidade/concentração, os COVs podem causar desde problemas respiratórios até desenvolver atividades cancerígenas. 

Por isso, opte por marcas e materiais que obedeçam às normas regulatórias para o segmento: os pisos vinílicos da Tarkett estão livres de ftalatos, formaldeídos e emitem índices de COVs muito abaixo inclusive dos limites estabelecidos em norma.

Piso vinílico arte Wall, pisos vinílicos de parede

Piso vinílico Cor Tabaco – Linha Ambienta Coleção Series – Projeto Ricardo Abreu – Foto José Henrique Vieira – Tarkett

Versatilidade

Além da possibilidade de ser instalado sobre outros revestimentos, uma grande vantagem do piso vinílico é a sua versatilidade de aplicação. Com esse material, você pode decorar sua cozinha, sala, quartos, varandas gourmet e até mesmo o lavabo – criando paginações incríveis ou utilizando um único padrão em todos esses cômodos.

O piso vinílico, no entanto, não é recomendado para ambientes externos e banheiros com chuveiro, devido ao excesso de umidade que pode fazer com que as réguas e placas se descolem futuramente.

Outro ponto positivo desse revestimento é que ele não está limitado ao uso no chão. Mais leve que outros materiais, o vinílico é feito de PVC na maior parte da sua composição e pode ser explorado, também, nas paredes e até mesmo no teto!

Outra excelente opção é utilizá-lo em composições no mesmo padrão e cor que vão do piso ao teto em paginações criativas e únicas – inspire-se com algumas ideias neste post.

No mercado, os tipos de piso vinílico podem ser encontrados no formato de placas, réguas e mantas. Para variar de formato nas paredes, uma boa saída é a Linha Artwall, criada pela Tarkett com base têxtil e totalmente lavável, sendo um diferencial em relação ao tradicional papel de parede.

Qual é a durabilidade do piso vinílico e como aumentá-la?

Piso vinílico Cor Murano – Linha Ambienta Coleção Stone – Tarkett

Já conhecia todas essas qualidades que fazem o custo benefício dos pisos vinílicos Tarkett ser o melhor do mercado? Se você ainda tiver alguma dúvida, fique à vontade para perguntar nos comentários!

cta-tarkett-info-preco-amarelo

Leave a comment