Como cuidar do seu piso vinílico?

Como cuidar do seu piso vinílico?

Confira as principais dicas para garantir um piso bonito por muito mais tempo

Confira as principais dicas para garantir um piso bonito por muito mais tempo

Piso vinílico Algodão – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

O piso vinílico está cada vez mais conquistando a preferência dos profissionais de arquitetura e interiores do Brasil devido aos diversos benefícios que esse revestimento oferece quando comparado a outros materiais.

Além de bonito, rápido de instalar, muito resistente e confortável, uma das principais qualidades desse revestimento é a facilidade de manutenção e limpeza – característica que faz dele um piso muito procurado por quem busca praticidade no dia a dia.

No entanto, é comum que ainda surjam muitas dúvidas sobre como cuidar e manter o piso vinílico limpo e com cara de novo por mais tempo. Pensando nisso, a Tarkett – marca líder mundial em pisos vinílicos – separou neste artigo os principais cuidados e dicas que podem ser levados em conta para você garantir um piso mais bonito por muito mais tempo. Confira:

Os cuidados começam na instalação

Os cuidados com o piso vinílico devem começar antes mesmo que você comece a pisá-los. Para que tudo saia bem, a instalação deve ser feita sempre por profissionais capacitados e sobre um contrapiso nivelado e impermeabilizado

Isso impedirá que com o tempo apareçam surpresas desagradáveis no seu revestimento, como desníveis, marcações ou até mesmo placas descolando por falta de atenção aos procedimentos de instalação.

O vinílico também pode ser instalado sobre o piso antigo, como o de cerâmica, cimento ou mármores e granitos polidos, por exemplo. No entanto, é necessário se certificar de que o piso existente esteja em condições para essa sobreposição.

O vinílico também pode ser instalado sobre o piso antigo, como o de cerâmica, cimento ou mármores e granitos polidos

Instalador aplica as réguas de piso vinílico sobre o adesivo e o contrapiso devidamente preparado e nivelado

Para que o resultado da instalação seja perfeito tanto nos pisos colados como nos clicados flexíveis, é necessária a utilização de uma massa autonivelante. A Tarkett sempre indica a aplicação com Tarkomassa®

Não se esqueça: o piso vinílico é recomendado somente para áreas internas. Também evite a instalação em ambientes como banheiros com chuveiro, pois a umidade frequente e em excesso pode causar o descolamento das réguas e placas com o passar do tempo.

Como cuidar do piso vinílico?

A limpeza diária é a melhor forma de manter a boa aparência e aumentar a vida útil do seu vinílico.

Piso vinílico Begônia – Linha Essence 30 – Tarkett

Depois de instalado, cuidar do piso vinílico não exige esforço extra no cotidiano: não é necessário aplicar produtos químicos específicos para manter a superfície sempre com cara de nova. Para deixá-lo limpo, você só vai precisar de uma vassoura, rodo ou mop, panos, balde, água e detergente neutro – nada mais.

Aplicar produtos como solventes é um dos erros mais comuns na limpeza deste tipo de piso: confira outros equívocos neste post. Produtos derivados de petróleo não devem ser aplicados no vinílico, pois eles podem desgastar e tirar seu brilho, além de causar riscos, arranhões e até mesmo provocar uma eventual corrosão do piso. Também evite usar sabão em pó, pois além do desgaste, pode deixá-lo escorregadio

A limpeza diária é a melhor forma de manter a boa aparência e aumentar a vida útil do seu vinílico. Para isso, basta utilizar um pano úmido e detergente neutro. Quando for realizar a higienização, use o mínimo possível de água para evitar o desperdício.

Quando for realizar a higienização, use o mínimo possível de água para evitar o desperdício.

Pisos vinílicos colados podem ser lavados

Enxágue com rodo e pano limpo ou mop e espere a secagem total do piso antes da liberação para uso. Caso você esteja habituado a lavar o piso com água corrente, certifique-se de que seu modelo é colado e não deixe água empoçada – os modelos clicados não podem ser lavados.

Se você busca por ainda mais praticidade e resistência, as linhas Ambienta® e Essence® da Tarkett contam com a exclusiva tecnologia Extreme Protection, que atua no fechamento os poros do material, reunindo todas as qualidades que você espera dos pisos vinílicos e uma limpeza até sete vezes mais fácil do que a de um piso comum de outras marcas.

Além disso, essa tecnologia oferece proteção extra contra raios UV, o que torna o piso mais resistente ao desbotamento e possibilita sua instalação em áreas com grandes janelas ou varandas gourmet, desde que acompanhadas de cortinas ou persianas.

Outro cuidado importante que você deve ter com seu piso vinílico é com os pés de cadeiras e mesas. A Tarkett indica a utilização de feltro ou rodízios de poliestireno para proteger o piso.

Mais proteção e menos manutenção

Extreme Protection: tecnologia exclusiva da Tarkett

Agora ficou muito mais claro como manter o seu revestimento vinílico por muito mais tempo, não é mesmo? Comente aqui o que achou dessas dicas e aproveite para tirar suas dúvidas sobre manutenção!

Leave a comment