Como instalar piso vinílico sobre cerâmica?

Como instalar piso vinílico sobre cerâmica?

Piso vinílico pode ser aplicado sobre outros revestimentos sem quebra-quebra com instalação prática e rápida

 

Piso vinílico Tarkett em quarto de casal

Piso vinílico Cedro – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

Composto de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos, o piso vinílico é um revestimento leve e flexível que, quando comparado com as cerâmicas e outros pisos frios, destaca-se pelo conforto e pela praticidade.

Ele agrega aos ambientes internos muito mais do que o visual aconchegante da madeira: entrega também conforto térmico, excelente acústica e até mesmo experiências táteis mais agradáveis.

Além dessas vantagens, a instalação é um dos fatores que mais o diferencia dos outros materiais. No caso do porcelanato e da cerâmica, por exemplo, após o assentamento das peças no contrapiso é necessário aguardar por pelo menos 72 horas para iniciar a etapa de rejunte, que também exige mais três dias para secar.

o vinílico pode ficar pronto para uso em até dois dias e apresenta uma colocação prática e limpa, sendo possível até mesmo a instalação sobre a cerâmica e outros tipos de piso – excelente alternativa pra quem quer renovar o piso da casa, mas prefere evitar o quebra-quebra e a sujeira sempre associadas às reformas.

Piso vinílico Tarkett Ambienta Series Aveia em sala de estar rústica

Piso vinílico Aveia – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

Como instalar piso vinílico sobre cerâmica?

Líder mundial em pisos vinílicos, a Tarkett conta com um vasto portfólio de pisos em placas ou réguas, com cores, formatos e usos, que atendem aos mais variados gostos e são ideais para instalações ágeis e com melhor custo-benefício.

O vinílico pode ser instalado sobre diversas superfícies além do piso cerâmico como cimento, pedras (mármores e granitos polidos). Antes disso, é importante você conhecer bem as características do produto – especialmente em relação à instalação, já que o piso pode ser do tipo colado ou clicado.

Para que o resultado da instalação seja perfeito tanto nos pisos colados e nos clicados flexíveis, a utilização de uma massa autonivelante ou de preparação é indiscutível em todos tipos de contrapiso permitido – concreto, cerâmica, pedras etc. Neste caso, a Tarkett recomenda a utilização da Tarkomassa.

No caso da cerâmica ou porcelanato, se as juntas das placas já existentes tiverem até 5 mm, não será necessário removê-las. Assim, essa superfície já estará pronta para receber o autonivelante.

Corredor residencial com papel de parede e piso vinílico amadeirado

Piso vinílico Dália – Linha Essence 30 – Tarkett

A limpeza do revestimento que será substituído também é importante. Antes de instalar o vinílico é recomendado retirar restos de cola e tinta da superfície para evitar que o novo revestimento apresente marcas após a instalação.

Se tiver trincas, recomendamos apicoar o contrapiso e refazê-lo. Já para casos de desnível e ondulações de até 10 mm, o autonivelante resolverá o problema com secagem rápida em uma única camada, proporcionando excelente resistência mecânica e dispensando o lixamento da superfície.

Existe, no entanto, uma opção exclusiva da Tarkett que pode ser instalada sobre cerâmicas e porcelanatos bem nivelados e com rejunte até 3 mm sem a necessidade de preparação ou autonivelante: são os clicados rígidos da Linha Click Coleção Ambienta Tech, lançados neste ano pela marca.

A coleção possui 10 cores que reproduzem o visual rústico e natural de pedras e madeiras. São três formatos: dois deles em réguas (18,1 x 152 cm / 9,6 x 61 cm) e um em placa (30,48 x 60,96 cm).

A rigidez das réguas não é o único diferencial da Coleção Ambienta Tech. Do lado oposto à superfície, cada placa e régua conta com uma base acústica acoplada capaz de absorver até 19 dB do ruído provocado pela movimentação de pessoas, móveis e objetos.

Para se ter uma ideia do desempenho da nova coleção, um piso clicado convencional absorve em média cerca de 4 dB, ou seja, estamos falando de uma alternativa com absorção ao som do impacto quase cinco vezes maior com apenas 1 mm a mais na espessura total – 5 contra 4 mm nos convencionais.

Piso vinílico Click amadeirado em salão de festas

Piso vinílico Carvalho Cinza – Linha Click Coleção Essence – Tarkett

Como instalar o piso vinílico sobre outros tipos de piso?

Além de instalar o piso vinílico sobre a cerâmica e o porcelanato, existem outros tipos de revestimento em que a sobreposição com o vinílico é possível, mas é importante conhecer bem as características do piso atual para ter certeza.

Para não danificar seu piso novo nem inviabilizar o velho, recomendamos a leitura desse artigo para conhecer quais são os contrapisos permitidos para a sobreposição com pisos vinílico e o porquê não se deve instalar sobre a madeira.

Ficou mais fácil encarar a reforma para ter um piso novo sobre a cerâmica? Compartilhe com a gente o que você está pensando em reformar e aproveite também para tirar suas dúvidas aqui nos comentários!

Leave a comment