Como instalar piso vinílico na sua casa?

Como instalar piso vinílico na sua casa?

Para quem vai construir ou reformar, a instalação do piso é um momento de muita ansiedade, pois nada pode sair errado. Um deslize e todo o investimento será colocado por terra. 

Por isso, é comum que as pessoas se sintam inseguras na hora da instalação do queridinho das reformas, o piso vinílico. Feito de PVC, ele imita a madeira e se adapta muito bem a praticamente todos os ambientes. 

Você está construindo ou reformando, mas ainda tem dúvidas sobre como instalar seu piso vinílico? Então acompanhe esse texto. Aqui, vamos te dar dicas que só os especialistas tinham conhecimento. 

Material e equipamentos

Para instalar piso vinílico corretamente é necessário possuir os materiais e equipamentos corretos. No caso do piso encaixado, por exemplo, não é necessário o uso de nenhum tipo de cola, já que cada placa do vinílico é colocado na base. 

Já o piso vinílico colado requer alguns materiais, como adesivo acrílico, desempenadeira denteada, misturador, espaçador, rolo fura-bolhas, aplicador de cola, espátula, lápis, estilete, trena, giz de linha, trena, vassoura, compressor manual, máscara e luvas. 

Piso vinílico colado ou clicado

Os pisos vinílicos não têm apenas diferentes formas de apresentação. Eles são diferentes também no modelo de instalação. No mercado, é possível encontrar o piso vinílico colado ou clicado. 

No piso vinílico clicado, modelo preferido por quem vai fazer uma reforma rápida, sem precisar desocupar a casa ou apartamento, os pisos são colocados via sistema de encaixe. 

Desta forma, não é necessário usar nenhum tipo de cola ou de argamassa, tornando sua colocação muito limpa, perfeita para quem tem crianças pequenas em casa, por exemplo. 

O piso colado é recomendado também para quem quer reformar um ambiente onde o piso possui pequenas irregularidades ou vai colocar o piso vinílico em cima de outro já existente. 

Já o piso vinílico colado é recomendado para ambientes onde as superfícies são completamente niveladas e, para ser instalados, necessitam que sejam usadas colas ou argamassas. 

Instalação para cada tipo de piso vinílico

A instalação de cada tipo de piso vinílico, como abordamos rapidamente no tópico acima, varia de acordo com o produto que você irá colocar em sua casa ou apartamento. 

Para quem optou pelo piso vinílico clicado, as peças são encaixadas, instaladas rapidamente e, caso você se mude, podem ser retiradas e reinstaladas em outro ambiente. 

Já o piso vinílico colado necessita de colas para sua fixação e não pode ser retirado e reaproveitado. Além disso, ele precisa de superfícies totalmente lisas para ser fixado corretamente. 

 Piso vinílico em régua

O piso vinílico em régua é encontrado em réguas que simulam a madeira, e podem ser colados ou encaixados na superfície onde serão instalados. 

Piso vinílico em manta

O piso vinílico em manta tem boa durabilidade e pode ser instalado tanto em casas e apartamentos como até mesmo em empresas e locais como hospitais, já que resistem bem à variações de calor. 

Poso vinílico em placas

O mais comum e utilizado  no Brasil, o piso vinílico em placas pode ser aplicado sobre outros revestimentos, incluindo outros pisos vinílicos. 

Agora que você conhece todos os segredos da instalação do piso vinílico, é hora de escolher o melhor modelo para você. Na Tarkett você encontra tudo o que você precisa e tira as dúvidas sobre a instalação dos pisos. 

1 Comment

  • Paulo
    Posted maio 20, 2020 7:22 pm 0Likes

    Preciso informações sobre como remover a cola que após instalar aparece nas emendas das réguas.

Leave a comment