Missão Décor Tarkett #3: home office renovado!

Missão Décor Tarkett #3: home office renovado!

Trabalhar em casa pode ser muito mais confortável e inspirador

antes home office tarkett

misao decor sala decorada com piso vinílico

Embora o home office não seja uma novidade no mercado de trabalho, muitas pessoas passaram a trabalhar em casa nos últimos meses – algo que talvez nunca tenham feito antes.

Esse ineditismo torna ainda mais difícil a adaptação, pois é bastante provável que, até então, não havia um cantinho devidamente preparado para funcionar como um local de trabalho prático e funcional. Identificou-se com tudo isto? Então veja só essa história:

Após começarem a trabalhar em casa, os moradores de um apartamento em São Paulo/SP, que já veio com um cômodo de escritório planejado pronto, notaram que a marcenaria e organização do espaço não era nada funcional para o ‘novo normal’ deles. 

Para esse problema que se repete em vários lares brasileiros, o episódio Missão Décor Tarkett #3: Home Office Planejado trouxe algumas ideias de decoração para você repaginar ou criar um espaço de escritório em casa sem grandes intervenções estruturais no projeto. 

Perdeu algum episódio? Conheça tudo sobre o Missão Décor Tarkett abaixo:

#1: Cozinha transformada por completo!

#2: Reforma cria a sala dos sonhos!

Para Tarkett, missão dada é missão cumprida! Sob o comando do arquiteto e apresentador da série Ricardo Abreu, confira abaixo todos os detalhes da reforma deste episódio, que tornou um home office pequeno e pouco prático em um ambiente moderno, funcional e cheio de personalidade!

Conhecendo o casal

Jovens e apaixonados pela cultura pop, o casal de moradores – que não tem filhos, mas tem um cachorro – estava angustiado com a então decoração do home office – que pouco ou em quase nada refletia a personalidade deles. 

“Eu queria um espaço que fosse mais funcional para gente. Um lugar para conseguirmos trabalhar melhor, mas que também tivesse mais a nossa cara. Que contasse com uma decoração mais moderna e que a gente pudesse se encontrar em cada canto daqui”, explica Marina.

Cores marcantes para uma decoração moderna

missao decor 03

Os moradores queriam que o cômodo destoasse do restante da decoração da casa: buscavam um projeto com personalidade e que tivesse uma atmosfera mais moderna. Para isso, Ricardo Abreu apostou em uma paleta de cores fortes, marcada pela presença do roxo, um dos tons prediletos do casal.

É um casal bem moderno e isso nos levou a escolher uma paleta de cores marcante para o piso. Utilizamos então as cores Moss Green e Dark Purple da Linha Ambienta Coleção Make It e para reforçar o efeito, apostamos em uma paginação aleatória com os pisos”, conta o arquiteto.

A fim de tornar o ambiente bem iluminado e mais acolhedor, o arquiteto optou por pintar os armários que já existiam no cômodo com cores mais alegres – em sintonia com as escolhas para o piso. O tom marrom da marcenaria foi substituído pelo lilás.

Excelente acústica com o piso

Para se manter confortável e produtivo durante as várias horas de trabalho, as preocupações devem ir muito além do investimento em mesas e cadeiras de escritório que sejam ergonômicas: conseguir manter a concentração no home office é um dos principais problemas relatados pelos trabalhadores de empresas que adotaram esse regime, principalmente devido ao barulho.

O tipo de revestimento escolhido para o seu projeto exerce grande influência no conforto acústico do ambiente, pois existem pisos que absorvem o som com menos facilidade do que outros, propagando mais ruídos devido à rigidez desses materiais.

Entre os modelos de pisos para escritório disponíveis no mercado, os pisos vinílicos se destacam por serem mais flexíveis, oferecendo um desempenho acústico superior ao das cerâmicas/porcelanatos e do laminado

No apartamento do casal, o revestimento laminado do escritório foi substituído pelos vinílicos da Tarkett. O processo de instalação do revestimento é rápido, o que ilustra todo o potencial deste tipo de piso em reformas.

“A gente só precisou remover o laminado e utilizar uma massa autonivelante para deixar o contrapiso lisinho para receber o adesivo e o piso vinílico”, relembra Ricardo Abreu.

Décor funcional

Para evitar grandes mudanças estruturais e tornar o espaço mais funcional, o arquiteto optou por soluções mais simples na decoração do home office. 

Um dos problemas do cômodo era não contar com tomadas suficientes e de fácil acesso para o dia a dia dos moradores. Para isso, Ricardo encontrou a solução de adicionar novos pontos de tomada sem quebra-quebra e sem prejuízo ao estilo de décor moderno do projeto.

“Um detalhe importante do home office é a quantidade de pontos de tomadas. Aqui a gente aumentou os pontos utilizando uma tubulação aparente, sem a necessidade de quebrar as paredes”, explica.

Já a mesa de trabalho antiga era formada por uma bancada muito alta e que formava um ‘L’ contornando e ocupando quase todo o ambiente. A solução foi substituí-la por uma menor, posicionada ao lado da janela.

“Agora, a bancada tem a altura perfeita para trabalhar ergonomicamente. Além disso, eles não vão trabalhar de frente para a janela e a claridade pode ser amenizada pela persiana”, comenta Abreu.

Um toque pessoal a cada canto

Para tornar a decoração mais divertida e criar um projeto que refletisse a personalidade dos moradores, a reforma valorizou uma coleção de bonecos do casal, criando um espaço totalmente personalizado para ela.

“Esse é um detalhe superimportante do projeto. Havia uma parede laranja com uma TV que eles não usavam, e o Francisco e a Marina colecionam esses bonequinhos, os Funk Poppy. Por isso, criamos um painel exclusivo para receber toda essa coleção com um grafismo feito por uma artista que convidamos”, explica Ricardo.

Para dar um toque ainda mais intimista ao ambiente, o arquiteto adicionou quadros na decoração e separou um espaço pequeno próximo a janela para algumas plantas. 

“Eu sempre quis ter essas plantas aqui, mas nunca comprei por achar que não havia como ter espaço para isso. Essa reforma mostrou que é possível”, comemora Marina.

misao decor sala decorada com piso vinílico

antes home office tarkett

misao decor sala decorada com piso vinílico

misao decor home office decorada com piso vinílico

 

Call to Action Tarkett orçamento
cta-tarkett-info-preco-amarelo

Gostou das ideias de decoração para este home office? Veja a seguir outras imagens de Antes/Depois e comente aqui o que achou deste episódio!

Leave a comment