Qual é o tipo de piso ideal para um coworking?

Qual é o tipo de piso ideal para um coworking?

Saiba como transformar um escritório compartilhado em um ambiente prático para o cotidiano e aconchegante para clientes e colaboradores

Coworking Piso Vinílico Linha Square Coleção Flow Tarkett

Piso Vinílico Cores 24017124 e 24017111 – Linha Square Coleção Flow – Tarkett

O coworking, ambiente de trabalho compartilhado, é cada vez mais procurado, uma vez que oferece toda a estrutura necessária às empresas por um custo reduzido quando comparado ao que se investe, anualmente, para manter um prédio ou andar fixo – seja ele próprio ou alugado.

Procurando outras dicas para projetos? Confira também:

Esse modelo de escritório se destaca por motivar a troca de experiências e o convívio entre diferentes organizações, colaboradores e empresários, ampliando as possibilidades dentro do ambiente de trabalho ao incubar uma nova rede de contatos entre profissionais e marcas.

Na especificação para um coworking, é importante ter em mente que esses locais exigem uma estrutura bastante diversa, que acolha todos os tipos de trabalhadores – dos mais variados segmentos – e ofereça todas as condições necessárias para eles alcançarem o máximo da produtividade esperada.

O piso escolhido para esses escritórios compartilhados pode fazer toda a diferença e influenciar diretamente no funcionamento do local. Líder mundial em pisos vinílicos, a Tarkett separou neste artigo algumas dicas para você escolher a melhor alternativa e entender um pouco mais sobre o funcionamento desse local. Confira!

Coworking Linha Art Wall Revestimento Vinílico de Parede Grenoble tarkett

Piso Vinílico Cor Dark Porcelain – Linha Ambienta Coleção Stone – Tarkett

Como escolher o piso para coworking?

Como falamos acima, o piso é um dos elementos mais importantes para o bom funcionamento e desempenho dos coworkings, além de influenciar positivamente na impressão que a decoração como um todo deixa nos clientes e visitantes.

Por isso, na hora de iniciar o seu projeto e pensar no modelo ideal para cada ambiente, é necessário levar em conta diversos fatores proporcionados por esse tipo de piso, como versatilidade, praticidade, resistência e conforto.

Tais fatores se encaixam perfeitamente com os benefícios oferecidos pelos pisos vinílicos, os que os tornam tão indicados para espaços corporativos como os coworkings quanto são para residências e empreendimentos comerciais.

Coworking Linha Art Wall Revestimento Vinílico de Parede Versailles Tarkett

Piso Vinílico Cor Grafito Porcelain – Linha Ambienta Coleção Stone – Tarkett

Versatilidade

Para decorar um escritório compartilhado que seja realmente confortável e inspire produtividade, não basta que os colaboradores contem com uma cadeira confortável – é necessário que o ambiente seja acolhedor e contribua para estimular o criativo das pessoas.

Lembre-se que um bom coworking não é formado apenas pelas plataformas de trabalho; neste local, também podem existir salas de reuniões, cafeterias e locais para interação, descompressão e descanso dos usuários.

Para conseguir atender as necessidades e o estilo adotado para cada um desses ambientes, portanto, o portfólio deve proporcionar uma grande variedade de padrões, cores e formatos para atender as diferentes necessidades de cada ambiente, da porta de entrada às salas mais fechadas.

A Linha Ambienta da Tarkett é um bom exemplo desta variedade. Além dos clássicos padrões amadeirados da Coleção Series, vale conhecer as superfícies rústicas da Coleção Stone, a mescla de desenhos da Coleção Design e os padrões têxteis da Coleção Textile. Para ir além na combinação entre cores e formas geométricas, a Coleção Make It deixa tudo fluir ao sabor da criatividade.

Piso Vinílico Cor Deepmetal – Linha Ambienta Coleção Stone – Tarkett

Piso Vinílico Cor Deepmetal – Linha Ambienta Coleção Stone – Tarkett

Praticidade

Justamente por ser compartilhado, a limpeza de um coworking costuma exigir mais do que a de um escritório convencional. É importante lembrar que, além do fluxo de pessoas que já trabalham no local, há também quem use este espaço ocasionalmente.

Os revestimentos escolhidos devem obrigatoriamente facilitar essa função no dia a dia e esta é uma das características que fazem do vinílico o piso ideal para esse tipo de projeto.

A limpeza dos vinílicos em geral, sejam eles modulares ou em mantas, exige somente uma varrição prévia, seguida da aplicação de detergente neutro diluído em água com pano úmido e secagem com pano limpo. 

Como se pode notar, essa prática diária descarta a necessidade de usar de qualquer solvente ou outro produto químico, o que implica na economia de recursos e do consumo de água. 

A Tarkett oferece nas suas principais linhas de LVT a tecnologia Extreme Protection, tratamento de superfície que protege o piso e garante até sete vezes mais facilidade na limpeza do que um modelo de vinílico convencional – conheça mais neste post.

Outro aspecto muito importante – não só em coworkings, mas em qualquer tipo de escritório – é a manutenção. É por isso que muitos destes locais adotam o piso elevado para que toda a infraestrutura de conectividade seja implantada abaixo dele.

Para facilitar essa aplicação, a Linha Square da Tarkett oferece pisos vinílicos autoportantes que não requerem adesivo em sua instalação, ou seja, é possível retirar as placas para realizar vistoriais e manutenções pontuais sem dor de cabeça.

Piso Vinílico Linha Square Coleção Flow Tarkett

Piso Vinílico Cores 24017113 e 24122606 – Linha Square Coleção Flow – Tarkett

Resistência

Outro ponto fundamental em coworkings é contar com um piso resistente para suportar o tráfego de um ambiente de trabalho compartilhado que costuma receber um grande fluxo de pessoas ao longo do dia.

A Tarkett possui um vasto portfólio de vinílicos para ambientes corporativos e comerciais. Uma boa dica para não errar na escolha é conhecer as especificidades deste tipo de piso, como é o caso da capa de uso nos pisos modulares.

A capa de uso é uma camada de poliuretano (PU) aplicada na superfície dos pisos vinílicos LVT. As capas de uso acima de 0,7 mm de espessura geralmente são destinadas a projetos comerciais com tráfego pesado, já para os projetos residenciais com tráfego leve, a capa mínima é de 0,15 mm.

No entanto, ao escolher uma capa de uso menor que a necessária para o projeto, isso vai diminuir a durabilidade do piso vinílico.

Piso Vinílico Cor Malva – Linha Essence 30 – Tarkett

Piso Vinílico Cor Malva – Linha Essence 30 – Tarkett

Conforto

Preservar os momentos de concentração é um dos principais desafios de qualquer ambiente de trabalho. Em um espaço de coworking, o problema pode ser ainda maior, uma vez que muitas pessoas estão dividindo o mesmo local, e consequentemente, fazendo com que aumentem as distrações e o barulho. 

 

Nesse caso, o tipo de revestimento utilizado no seu projeto também influencia muito na redução ou amplificação dos ruídos. Pisos de materiais mais rígidos, como o caso das cerâmicas e laminados, muitas vezes tornam o ambiente mais barulhento, pois não conseguem absorver tão bem o som propagado pelos passos, o que pode gerar transtornos ao longo de um dia de trabalho.

 

Por outro lado, o piso vinílico é mais flexível e possui um desempenho acústico superior aos outros materiais desde os pisos modulares. No caso dos vinílicos em mantas (conheça as linhas Decode e Flourish), essa absorção é ainda melhor!

 

Seja para salas de reunião fechadas ou para compor a decoração com outros tipos de piso em espaços abertos, uma boa alternativa estética e acústica é utilizar carpetes em placa. 

 

A Tarkett produz duas linhas de carpetes com fios de polipropileno com alta resistência às manchas e que contribuem com a saúde e o bem-estar das pessoas em ambientes fechados – saiba mais sobre as linhas Basic e Desso.

sala de reunião piso vinilico e carpete
Pisos Vinílicos Cores 24064900, 24064010 e 24064600 – Linha Square Coleção Set – Tarkett

Carpete Cor 710561008 – Linha Desso Coleção Desert – Tarkett

 

Agora que você já sabe quais são os principais pontos que devem ser levados em conta para escolher o piso de um coworking, conheça todas as soluções que a Tarkett oferece para espaços corporativos clicando aqui.

cta-tarkett-info-preco-amarelo

Leave a comment