Qual é a durabilidade do piso vinílico e como aumentá-la?

Qual é a durabilidade do piso vinílico e como aumentá-la?

Confira as dicas da Tarkett para aumentar a vida útil do seu piso vinílico

Qual é a durabilidade do piso vinílico e como aumentá-la?

Piso vinílico cor Murano – Linha Ambienta Coleção Stone – Tarkett

Saber qual é a durabilidade do piso vinílico e como aumentá-la são fatores a serem considerados em todos os tipos de projeto, sejam eles residenciais, comerciais ou corporativos. Como qualquer outro tipo de piso, você precisa saber se escolher o piso vinílico vai atender satisfatoriamente às características de uso e ao tráfego do ambiente por um longo período.

Quanto tempo dura um piso vinílico?

Por mais estimativas que os fabricantes possam fazer, a realidade é que existem tantas variáveis que podem aumentar e principalmente diminuir a vida útil de um piso vinílico que essa suposição fica muito difícil de se concretizar na prática.

Fincar uma posição sobre a durabilidade do piso vinílico é arriscado, pois pode levar as pessoas a acreditarem que podem fazer de tudo sobre ele, sem se preocupar com as consequências por 15 anos ou 20 anos.

Qual é a durabilidade do piso vinílico e como aumentá-la?

Piso vinílico cor Carvalho Cinza – Linha Click Coleção Ambienta Tech – Tarkett

O que você deve levar em consideração é que os cuidados com o piso começam desde a compra do modelo correto, passando por uma instalação adequada e o uso consciente no dia a dia.

Neste artigo do Blog da Tarkett, vamos compartilhar o que você pode fazer para o seu piso vinílico durar mais – e o que você não deve fazer para não ter que trocá-lo num futuro próximo.

Como fazer o piso vinílico durar mais?

Como dissemos, seu piso vinílico durará mais se você escolher o modelo correto equilibrando o que você deseja com o que precisa. É importante conhecer bem as especificidades deste revestimento (clique aqui para ler mais sobre), que só pode ser usado em áreas internas ambiente externo, nem pensar!

Você também não pode especificar o vinílico para uso em banheiros com box de chuveiro, pois este contato frequente com a umidade vai levar ao descolamento das placas futuramente. Por outro lado, esse revestimento vai muito bem lavabos!

Também é preciso conhecer bem as características de uso e o tráfego de cada ambiente, pois lugares mais movimentados precisam de proteção extra – como por exemplo, uma capa de uso com a espessura correta – para durar.

A capa de uso é uma camada de poliuretano (PU) aplicada na superfície dos pisos vinílicos do tipo Luxury Vynil Tile (LVT). As capas de uso acima de 0,7 mm de espessura geralmente são destinadas a projetos comerciais com tráfego pesado, já para os projetos residenciais com tráfego leve, o mínimo necessário são 0,15 mm.

Qual é a durabilidade do piso vinílico e como aumentá-la?

Piso vinílico cor Lido – Linha Ambienta Coleção Stone – Tarkett

Instalar o piso corretamente é fundamental neste contexto, pois o vinílico requisita contrapisos em boas condições tanto para resistir quanto para ficar bem-acabado. É preciso ficar de olho sobretudo em desníveis e problemas de umidade.

Antes de instalar, é fundamental corrigir ondulações e desníveis. Se eles forem de até 10 mm, em uma única camada com a Tarkomassa Autonivelante o problema estará resolvido. 

Caso o contrapiso já esteja nivelado, você pode usar a Tarkomassa Preparação para regularizar pequenas imperfeições. Se a ideia é ir bem mais rápido, pode contar ainda com a Tarkomassa Fastplan, que permite aplicação sobre cerâmicas e porcelanatos sem necessidade de primer, com secagem ultrarrápida após duas horas.

Limpar com frequência seu piso vinílico impacta diretamente na durabilidade, portanto, nunca deixe de seguir o passo-a-passo indicado pelo fabricante.

Um erro frequente é esquecer de varrer o piso antes de iniciar a limpeza com o pano úmido. Existem também as pessoas que não secam o piso após aplicar o detergente neutro diluído em água. Tudo isso vai diminuindo a vida útil do revestimento.

Por falar em água, somente os pisos vinílicos colados podem ser lavados, desde que você não se esqueça de secar as poças – é lavar e em seguida secar com panos secos e limpos. Os modelos clicados jamais podem ser lavados, pois a água escorreria pelas juntas e ficaria acumulada no contrapiso.

Para evitar que surjam riscos na superfície do seu revestimento, evite arrastar móveis sobre o piso e sempre proteja os pés do mobiliário com feltro. No caso de peças com rodinhas ou cadeiras de trabalho, recomendamos também a utilização de rodízios de poliuretano. 

O que não fazer para o piso vinílico durar menos?

Nunca escolha um piso vinílico cujas características são inadequadas para aquele perfil de ambiente e projeto, pois essa incompatibilidade vai diminuir sua vida útil.

É essencial planejar esses cenários e o melhor é sempre contar com a ajuda de arquitetos e designers de interiores não só na especificação, mas também no planejamento da paginação – evitando assim perdas de material significativas.

A mão-de-obra profissional é igualmente importante na instalação, pois instaladores capacitados e habituados com esse tipo de revestimento vão evitar que você cometa alguns dos erros comuns na aplicação que listamos neste post.

O do-it-yourself ou faça-você-mesmo é desejável de várias formas no mundo da arquitetura e decoração, mas esse divertido momento de experimentação dos moradores na instalação de pisos – mesmo aqueles que não são vinílicos – não costuma ser bem-sucedida, até porque geralmente não temos as ferramentas nem as habilidades adequadas para isso.

Embora a compra correta e a instalação bem-feita sejam relevantes na durabilidade, são nos hábitos de limpeza que as pessoas mais pecam e acabam diminuindo a vida útil do piso – principalmente porque elas demoram a ser dar conta de que, ao invés de ajudar, podem estar piorando a situação.

Evitar produtos específicos como solventes e outros derivados de petróleo é essencial – conheça outros erros comuns de limpeza aqui. O piso vinílico é feito majoritariamente de PVC e o encontro entre derivados de petróleo costuma resultar em reações químicas que vão desgastando e, assim, danificando permanentemente a superfície.

Se você conta com farta entrada de iluminação natural em casa, como por exemplo nas varandas gourmets, busque as linhas de piso que oferecem proteção extra contra os raios UV, como é o caso dos LVTs da Tarkett com a tecnologia Extreme Protection.

O Extreme Protection deixa o piso mais resistente ao desbotamento ao mesmo tempo que economiza tempo e também recursos, pois implica em uma menor utilização de água e produtos químicos. Ela atua no fechamento dessa porosidade de tal forma que, comparado com os modelos sem proteção, ele possui sete vezes menos poros, facilitando os procedimentos de limpeza na mesma proporção.

Seja qual for o piso escolhido, cortinas e persianas serão sempre necessárias para filtrar os raios solares nesses locais, especialmente aqueles com grandes esquadrias de vidros.

Qual é a durabilidade do piso vinílico e como aumentá-la?

Piso vinílico cor Lírio – Linha Essence 30 – Tarkett

Ficou mais fácil cuidar do seu piso vinílico agora, não é mesmo? Seguindo nossas dicas, é certo de que você vai poder contar com ele por muito tempo. Use os comentários para tirar suas dúvidas!

Leave a comment