3 dicas de como usar piso vinílico no lavabo

3 dicas de como usar piso vinílico no lavabo

Saiba com o piso pode te ajudar a decorar esse pequeno protagonista

 

Embora pequeno e sem os mesmos atributos de um banheiro, o lavabo pode deixar sua casa ainda mais bem vista, pois além dos moradores, é utilizado principalmente pelas visitas.

O sucesso desse ambiente passa por uma escolha certeira do tipo de revestimento, e aí que o vinílico se destaca mais que qualquer outro piso.

O piso vinílico é recomendado para lavabos porque é fácil de limpar e também agrega conforto térmico e acústico. Além disso, se você optar pelo vinílico que é colado, poderá lavá-lo sem problemas, desde que não haja água empoçada. Já com os vinílicos clicados, o recomendado é apenas um pano úmido.

É importante reforçarmos que água e umidade excessiva devem ser evitados porque provocam o descolamento das placas ao longo do tempo, e é por isso que não se faz a instalação de piso vinílico em banheiros com chuveiro.

Agora que você já sabe que eles podem ser instalados em lavabos, é hora de saber como usar o piso vinílico na decoração desses espaços. Líder mundial em pisos vinílicos, a Tarkett apresenta neste post três sugestões de aplicação:

 

  • Piso único para a casa;

 

  • Rústicos e neutros;

 

  • Retrô colorido.

 

 

 

Confira abaixo cada uma delas:

Piso único para a casa

Hoje em dia os projetos de interiores em casas e apartamentos costumam usar um piso de tonalidade única para unir os cômodos, juntando quartos, cozinhas, salas e às vezes estendendo até a varanda. Por que o lavabo deveria ficar de fora? 

Para dar certo, é preciso refletir se o tom desejado orna com a decoração de todos os cômodos. Se não for possível usar um modelo único, a dica é replicar o piso da sala ou do hall, pois geralmente são os próximos do lavabo no layout.

Quem estiver inclinado a escolher um padrão amadeirado para toda a casa pode conferir essas dicas para acertar na escolha da tonalidade.

piso-vinilico-tonalidade-media

Pisos vinílicos de tonalidade média, como o Amaranto, da linha Ambienta® Coleção Design, são ideais para utilização em todos os cômodos

Rústicos e neutros

Se você é avesso às extravagâncias, não será no lavabo que você vai apostar todas as suas fichas em cores vivas e peças de design arrojado. Lembre-se que é um espaço pequeno cuja decoração pode acabar saturando com facilidade. 

Neste caso, o básico funciona muito bem e pode ser interessante dar mais uma chance à leveza e ao frescor da combinação entre as superfícies rústicas e uma decoração de paleta neutra.

O cinza, o branco e o marrom podem ser combinados de tantas formas que você pode ainda ganhar um respiro para ousar nas cores de pequenos detalhes, como por exemplo nos metais sanitários e acessórios.

O visual da madeira é interessante no lavabo porque, além de acolhimento, combina muito bem com as substâncias aromáticas comumente usadas neste espaço, evocando o frescor da natureza.

piso-vinilico-amadeirado-1 piso-vinilico-amadeirado-2

Da esquerda para direita: pisos vinílicos Amburana e Âmbar, da linha Essence® Coleção Heritage: aconchego e acolhimento do visual amadeirado

Uma atmosfera mais urbana e industrial, por outro lado, pede pisos vinílicos de visual mais rústico, que reproduzem nuances e texturas das pedras, do concreto e do cimento queimado.

piso-vinilico-pedras-concreto-cimento-queimado-2 - Copia piso-vinilico-pedras-concreto-cimento-queimado-3 - Copia

piso-vinilico-pedras-concreto-cimento-queimado-1 - Copia

  

Da esquerda para direita: pisos vinílicos Beige, Dark e Grafito Porcelain, da linha Ambienta® Coleção Stone: atmosfera urbana e industrial

Retrô colorido

Quem não se lembra dos banheiros de casas mais antigas, repletos de azulejos e pastilhas coloridos com desenhos variados? Parte do sucesso desses espaços se explica por escolhas atemporais, com um design que atravessa gerações e hoje faz com que a decoração retrô esteja em alta.

Muitos desses banheiros estavam na casa de avós e parentes muito queridos, locais que fizeram parte da infância ou até mesmo de boa parte da vida de todos nós. Que tal resgatar essas memórias afetivas no lavabo com a praticidade e os benefícios do piso vinílico?

A dica é prestar atenção nos desenhos e texturas para planejar paginações criativas que podem reproduzir diferentes escolhas clássicas, como o visual dos ladrilhos hidráulicos.

piso-vinilico-ladrilho-hidraulico-1 piso-vinilico-ladrilho-hidraulico-2

Toques de cor e mix de desenhos para ambientes retrô: pisos vinílicos Sevilha e Sintra, da linha Ambienta® Coleção Design

 

Incrível o que dá para fazer em um lavabo, não é mesmo? Compartilhe conosco nos comentários como você escolheu o piso para esse ambiente e o que você fez para tudo ornar!

Leave a comment