5 ideias para decoração em tons pastel

5 ideias para decoração em tons pastel

Dicas para acertar na escolha das tonalidades desta suave paleta de cores

tons-pastel

Por muito tempo, a decoração em tons pastel foi associada ao universo infantil, mas esse estigma perdeu força ao longo dos anos e a versatilidade dessas tonalidades começou a ser melhor explorada nos projetos de interiores.

Além de imprimir uma atmosfera de paz e tranquilidade, o uso equilibrado desta paleta de cores suaves tem se mostrado um importante aliado na decoração, seja para delimitar estilos ou até mesmo destacá-los.

Recentemente, os tons pastel ganharam ainda mais destaque pela utilização das chamadas candy colors, uma derivação da paleta associada às cores dos doces infantis, de modo que seja possível também explorar aspectos mais sensoriais como o resgate de memórias afetivas.

candy-colors

Hora de conhecer um pouco mais sobre eles!

O que são tons pastel?

Os tons pastel formam uma paleta de cores cujo nome faz referência à técnica de pintura e desenho com pastel, muito utilizada por artistas italianos e franceses há séculos. Pastel é um material artístico, feito de carbonato de cálcio e aglutinantes, que pode ser encontrado na forma de barras, bastões ou lápis. As cores de paleta possuem baixa saturação, como se estivessem um pouco apagadas ou lavadas.

tons-pastel-rosas-natureza

Dicas de decoração com tons pastel

Agora que você já sabe o que são os tons pastel, a Tarkett lista abaixo cinco dicas para usá-los na decoração de interiores:

  • Defina o estilo da decoração;
  • Escolha uma cor dominante;
  • Use e abuse dos revestimentos;
  • Amplie os ambientes;
  • Acrescente conforto e aconchego.

 

A líder mundial em pisos vinílicos explica agora cada uma delas:

Defina o estilo da decoração

A aplicação de tons pastel não pode ser aleatória – a combinação de cores precisa combinar com o estilo de decoração predominante em todos os ambientes. São tonalidades que trazem uma ideia de decoração atemporal.

sala-estar-revestimento-vinilico-parede-marrom

Revestimento vinílico de parede cor/ref. 24111683 – Linha Artwall® Coleção Toulouse

Você vai conseguir um resultado mais eficaz utilizando tons pastel se combiná-los com móveis e outros objetos de design minimalista e orgânico, preferencialmente com acabamentos agradáveis ao toque como a madeira e os tecidos.

Justamente por trazer esse toque mais suave e leve à composição dos espaços, uma maneira de equilibrar essa jovialidade que emana das cores é acrescentar acabamentos mais ‘maduros’ ao redor, como o visual do concreto e do cimento queimado.

Do clássico ao industrial, do sofisticado ao rústico, sempre haverá um tom pastel a combinar – nunca deixe de testá-los ao compor os moodboards de cada ambiente.

Escolha uma cor dominante

Além do estilo decorativo, como toda decoração que envolve a aplicação de várias cores, é importante escolher qual vai se destacar mais que as outras para se planejar melhor as derivações.

Isso é essencial para o sucesso de uma decoração com tons pastel, pois é a partir da cor principal que se pode escolher quais outras opções da paleta combinam melhor a cada ambiente, levando em conta também o piso e o mobiliário.

biblioteca-piso-vinilico-amadeirado-escuro

Piso vinílico Sapucaia (ref. 9343658) – Linha Ambienta® Coleção Series

Deixar de destacar uma cor implica em ambiente que certamente ficarão sobrecarregados visualmente mesmo utilizando-se tons suaves, ou seja, tendem a ‘enjoar’ mais rapidamente, além de não estimular uma variedade de estímulos e sensações tão necessários para nos sentirmos bem em casa.

Use e abuse dos revestimentos

A pintura das paredes é a forma mais comum de se levar os tons pastel para dentro de casa. Você pode, no entanto, potencializar os efeitos dessa paleta usando revestimentos no piso e na parede, pois a partir do design e da textura desses produtos, é possível realçar as tonalidades brincando com a fluidez das paginações criativas.

Da esquerda para direita: piso vinílico Sevilha (ref. 24041612) – Linha Ambienta® Coleção Design e piso vinílico Aveia (ref. 24038655) – Linha Ambienta® Coleção Series

Enquanto pisos vinílicos com mix de desenhos em tons pastel permitem uma paginação mais fluída e divertida, os tradicionais padrões amadeirados ornam muito bem com essa paleta em quartos, lavabos, cozinhas e salas de estar, pois agregam o conforto e o ‘calor’ característico do visual da madeira.

Você pode também buscar essas tonalidades em revestimentos vinílicos de parede com base têxtil, podendo ainda desfrutar do benefício de lavá-los quando quiser – uma vantagem considerável sobre o tradicional papel de parede.

Amplie os ambientes

Paredes com tons claros são perfeitas para ampliar pequenos espaços. Você pode usar o branco, é claro, mas também pode ousar um pouquinho usando tons pastel. A tonalidade ‘lavada’ permite acrescentar mais cores do que geralmente ocorre em outras paletas mais quentes, sem que isso implique numa sobrecarga no décor dos ambientes.

sala-estar-revestimento-vinilico-parede-cinza (1)

Revestimento vinílico de parede cor/ref. 24110652 – Linha Artwall® Coleção Annecy

O efeito de amplitude com tons pastel fica ainda melhor se você optar por um piso vinílico amadeirado claro, o que permitirá também melhorar a distribuição da iluminação natural no espaço. 

Uma outra forma interessante de se ampliar os ambientes sem abrir mão das cores suaves é explorar o uso de espelhos nas paredes e nas portas dos móveis, como as do guarda-roupa.

Acrescente conforto e acolhimento

O lar cada vez mais ganha importância na descompressão do estresse acumulado no dia a dia, de modo que o layout e a decoração precisam ser ajustados para estimular sensações de bem-estar por estarmos em casa.

Os dinamarqueses chamam isso de Hygge, um conceito sem tradução definida para o português, mas que basicamente resume a importância de se priorizar na decoração de interiores materiais e objetos confortáveis e acolhedores, despertando um certo otimismo em viver mesmo em circunstâncias difíceis.

Não custa lembrar que os países nórdicos como a Dinamarca convivem com baixas temperaturas e pouca luminosidade natural na maior parte do ano, o que faz deles uma referência sobre como enxergar a morada como um abrigo, não só em relação a um exterior ‘hostil’, mas também aos sentimentos indesejáveis que carregamos internamente.

Um benefício da aplicação de tons pastel nas paredes é justamente a sensação de conforto visual que eles transmitem – veja outras formas de acrescentar conforto à casa aqui. Esse benefício fica ainda melhor com pisos vinílicos amadeirados escuros.

  living-revestimento-vinilico-parede-azul living-revestimento-vinilico-parede-cinza-claro

Da esquerda para direita: revestimento vinílico de parede cor/ref. 24115293 – Linha Artwall® Coleção Cannes e Revestimento vinílico de parede cor/ref. 24114863 – Linha Artwall® Coleção Biarritz

A tranquilidade é indicada para os ambientes de descanso e relaxamento, o que torna essa paleta bem-vinda – e necessária – na decoração do quarto, da sala de estar, da sala de jantar e até mesmo de cantinhos de leitura, onde você brincar ainda com o jogo de luzes e cores em diferentes modelos de luminárias.

Não se esqueça dos acessórios: até a roupa de cama também pode lhe ajudar nas combinações com tons pastel / piso vinílico Petúnia (ref. 24037361) – Linha Essence® Coleção Heritage

É fã dos tons pastel? Já usou em algum cantinho da casa? Compartilhe conosco nos comentários:

Leave a comment