Como acertar a tonalidade da madeira do seu piso vinílico

Como acertar a tonalidade da madeira do seu piso vinílico

Amadeirados fazem sucesso neste tipo de piso e causam efeitos variados

quarto-piso-vinilico-amadeirado

Piso Begônia – Linha Essence 30

Uma das características mais marcantes da madeira é a grande variedade de tonalidades e texturas disponíveis. Diante de tantas opções, é normal ter dúvidas na hora de combinar os diferentes tons deste material na decoração.

Existe aquela tonalidade que é imbatível? Onde um piso claro pode se sair melhor do que o escuro e vice-versa? Se você está a procurando respostas, esse post vai lhe ajudar muito.

Para acertar na escolha da tonalidade da madeira no piso, é essencial ter em mente algumas dicas:

  • Planeje a decoração como um todo;
  • Conecte cores e contrastes;
  • Varie a tonalidade de acordo com as necessidades dos ambientes;
  • Explore sensações com texturas.

Líder mundial em pisos vinílicos, a Tarkett explica cada uma delas! Confira:

Planeje a decoração como um todo

Antes de decidir sobre o tipo de piso ou modelo que será instalado no ambiente, primeiro é essencial planejar a configuração e a paleta do projeto como um todo.

Você pode obter efeitos diferentes a depender do tom escolhido, por isso, é indicado verificar se aquela sensação a ser proporcionada pelo piso será adequada às necessidades do projeto.

Atualmente os projetos de interiores em casas e apartamentos costumam usar um tom único de piso amadeirado para unir os cômodos, uniformizando quartos, cozinhas, salas e, às vezes, estendendo-se até a varanda.

corredor-piso-vinilico-amadeirado

Piso Dália – Linha Essence 30

Conecte cores e contrastes

A escolha da tonalidade, seja qual for, depende do estilo e da paleta de cores desejados para a decoração, ou seja, ela deixa de fazer sentido se não tiver alguma relação com a pintura das paredes e os acabamentos do mobiliário, por exemplo.

Uma dica é apostar nos contrastes, trabalhando com tons opostos entre piso e mobiliário. Se o piso é claro, você pode optar por uma tonalidade um pouco mais escura nos móveis e até mesmo pelos ebanizados. Se o piso for escuro, o mobiliário pode trazer uma tonalidade mais clara e/ou cores um pouco mais vivas.

Um grande mito na escolha da cor é a ideia de que pisos claros sujam mais. Sensação de sujeira é bem diferente de estar realmente sujo. Se você limpa frequentemente o piso e da maneira correta, não há o que temer!

 

quarto-piso-vinilico-amadeirado-escuro-1 living-piso-vinilico-amadeirado-claro-2

Contrastar as tonalidades entre piso e mobiliário é uma boa saída. Nas fotos, o piso Bétula (esquerda) – Linha Ambienta Coleção Series e o piso Algodão (direita) – Linha Ambienta Coleção Series

Varie a tonalidade de acordo com as necessidades dos ambientes

É mais comum ver tons claros instalado nas áreas sociais, como a sala de estar e a de jantar, pois provoca um efeito de amplitude – o que pode ser interessante para pequenas metragens e com baixa incidência de iluminação natural.

living-piso-vinilico-amadeirado-claro-1

Tom claro amplia os ambientes – Piso Aveia, da Linha Ambienta Coleção Series

Já os quartos costumam receber pisos escuros ou médios, pois esse tom estimula sensações de acolhimento e aconchego, que são muito bem-vindas para um repouso relaxante.

quarto-piso-vinilico-amadeirado-escuro-2

Tom escuro acrescenta aconchego – Piso Petúnia, da linha Essence Coleção Heritage

Para quem quer fugir dos extremos, a Tarkett dispõe de um amplo leque de pisos amadeirados com tonalidade média, de forma que você possa equilibrar os efeitos estéticos do piso no ambiente.

living-piso-vinilico-amadeirado-medio

Tonalidades médias são ‘coringas’ da decoração – Piso Amaranto, da linha Ambienta Coleção Design

Explore os efeitos com texturas

O tato é um dos sentidos mais importantes em arquitetura e decoração porque possui grande influência na sensação de conforto das pessoas.

O piso amadeirado entrega conforto térmico e possui texturas agradáveis aos pés e às mãos estimulam o acolhimento. Além disso, pode ir além e trazer efeitos associados ao frescor e à rusticidade da madeira natural.living-piso-vinilico-amadeirado-claro-3

Piso Olmo, da linha Ambienta Coleção Design

É possível explorar essa característica não só no piso, mas também no revestimento de parede. Por ser leve e de instalação prática, o piso vinílico amadeirado é uma boa solução para destacar uma parede inteira na sala de estar ou criar painéis de TV.

Assim como na tonalidade, tome cuidado com o mito das texturas: dizem que uma textura rústica no piso vinílico é mais difícil de limpar do que o de superfície lisa. Na prática, ocorre o contrário: a textura rústica é marcante, mas o relevo é mais aberto, o que facilita a entrada do pano ou do mop na limpeza.

Já a textura lisa apresenta um relevo menos profundo, dessa forma, a chance de um piso com essa característica encardir com o tempo é maior, mas somente se não for feita uma limpeza frequente e correta.

O que achou das dicas? Preparada(o) para imergir no visual da madeira? Compartilhe com a gente nos comentários!

Leave a comment