Qual o piso ideal para o meu consultório?

Qual o piso ideal para o meu consultório?

Ambientes de um consultório precisam inspirar confiança e acolhimento

Pisos Vinílicos em Manta Cores 21020783 e 21020645 – Linha Eclipse Premium – Tarkett

Projetos de arquitetura e design de interiores ligados à saúde possuem necessidades especiais quando se trata de revestimentos, o que torna frequente a pergunta: qual o piso ideal para o meu consultório?

Resistência e durabilidade, higiene e conservação, conforto térmico e acústico e qualidade do ar interior são requisitos que você deve levar em consideração em projetos de hospitais, clínicas e consultórios.

Veja também:

Piso hospitalar: qual é o mais indicado para esse ambiente?

Estas características se encaixam perfeitamente com os benefícios proporcionados pelo piso vinílico, o que faz desse tipo de piso o mais adequado para a decoração de consultórios. Além dos benefícios, os diferentes modelos de vinílico se encaixam perfeitamente em diferentes áreas deste perfil de projeto.

Neste artigo do Blog da Tarkett, a líder mundial em piso vinílico vai explicar o porquê do piso ser tão importante em consultórios e clínicas, além de mostrar quais são as possibilidades em que os vinílicos podem ser aplicados!

Qual a importância de um piso em um consultório?

Piso Vinílico em Manta Cor Beige – Linha Decode Coleção Wood – Tarkett

 

Ao recorrer aos serviços de saúde, você já deve ter reparado o quão frequentes são as limpezas do piso dos ambientes, sobretudo aquelas que lidam com a maior movimentação de pessoas.

Este zelo é fundamental: a Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que 90% dos microrganismos estão presentes na sujeira visível, ou seja, o piso é um potencial transmissor de infecções associadas à assistência médica se não for adequadamente limpo com frequência.

Em hospitais, a higienização dos revestimentos é ainda mais importante por conta do funcionamento em tempo integral, mas a ameaça de fungos e bactérias também deve ser pensada em consultório médico ou odontológico.

Por conta deste contexto, o piso deve ser fácil de limpar (não só devido as características de superfície, mas também pela ausência de grandes juntas), ser resistente, agregar conforto térmico e acústico e ainda colaborar com a boa qualidade do ar interno.

Além disso é interessante criar um ambiente calmo e confortável para reduzir o estresse, o que a variedade de formatos, cores e padrões dos vinílicos os habilitam dentre as melhores opções para este segmento.

Como deve ser a decoração de um consultório?

Pisos Vinílicos em Mantas Cores – Linha iQ Optima – Tarkett

Quando os pacientes entram em um consultório, a primeira impressão deles será decisiva para o nível de satisfação com o atendimento que estão prestes a receber. O ideal é inspirar confiança, demonstrar cuidado com a limpeza e ser acolhedor.

Respeitando os requisitos técnicos, a decoração da maioria dos ambientes em um consultório é similar a de uma casa ou apartamento, ou seja, é preciso planejá-la conforme o estilo a ser ressaltado e lançar mão de elementos que reforcem essa estética.

Conte com a ajuda de profissionais de arquitetura e design de interiores especializados neste perfil de projeto, que por sua vez podem contatar a equipe de especificadores da Tarkett dedicados à área de saúde.

Combinando essas dicas de decoração a um excelente serviço prestado, aumentam as chances do seu consultório se tornar um local que é recomendado na sua comunidade e bem-avaliado nas redes sociais e nos mecanismos de busca na Internet.

Qual o piso ideal para sala de espera?

Piso Vinílico Cor Cupuaçu – Linha Essence Coleção Hit – Tarkett

Como observamos acima, a primeira impressão é a que fica e a sala de espera é o primeiro – e talvez o principal – contato entre o consultório e o paciente. Acertar neste ambiente é literalmente um bom começo.

A espera por atendimento geralmente é um momento de apreensão e impaciência, logo, você deve priorizar elementos que tornem essa permanência mais agradável: móveis confortáveis e TVs são bons recursos, mas é preciso ir além.

Os padrões amadeirados de piso vinílico se encaixam perfeitamente no propósito de receber bem, pois agregam o conforto visual da madeira às criativas formas de paginação. Eles podem ser usados tanto no clássico formato régua como também em mantas.

Na Tarkett, você pode escolher para esse ambiente entre os tons claros, médios e escuros das principais linhas de LVT da marca: Ambienta (Coleções Design e Series), Essence e Essence 30. Para ousar um pouquinho mais em cores, a Linha Ambienta Coleção Make It faz a criatividade fluir.

Você também pode contar com as opções amadeiradas nos vinílicos em mantas disponíveis na Coleção Wood da Linha Decode. Se preferir uma atmosfera mais suave, inspirada nas tramas têxtis, as mantas da Linha Flourish são boas alternativas. 

Além do visual mais uniforme, as juntas das mantas são seladas, o que facilita ainda mais a limpeza das superfícies. Para um desempenho ainda superior na limpeza e durabilidade com visual contemporâneo, as linhas iQ Megalit, iQ Surface e iQ Optima agregam uma tecnologia exclusiva da Tarkett que permite a restauração a seco (dry-buffing) das superfícies.

Para as paredes, a Linha Artwall é a uma solução mais eficiente e elegante para protege-las da sujeita e dos impactos – um revestimento vinílico de parede com base têxtil e que pode ser lavado, assim como ocorre com os pisos vinílicos colados.

Qual o piso ideal para a sala de consulta?

Pisos Vinílicos em Manta Cores 21003923, 21003911 e 21003488 – Linha Plus – Tarkett

O piso da sala de consulta pode variar conforme a especialidade e o tipo de atendimento que é prestado no local, ou seja, pode ser desde uma simples sala com a mesa e a cadeira até uma com maca e aparelhos para exames.

Salas de consulta que não requerem um perfil de atendimento muito específico e complexo ou aquelas que não contam com a presença de aparelhos e optam pelo diálogo entre profissional e paciente, podem então considerar as opções listadas para a sala de espera.

Quando não se trata de uma sala compartilhada, também é interessante levar em conta a personalidade dos profissionais que ali trabalham, de modo a influenciar positivamente no humor e na sensação de bem-estar e também se diferenciar do estilo adotado na espera.

Já as salas de consulta que exigem maior complexidade de infraestrutura, como é caso dos consultórios odontológicos, precisam de uma combinação de vinílicos em mantas desenvolvidas especialmente para ambientes de saúde: além da iQ Optima, opções não faltam nas Linhas Eclipse Premium e Plus. Se a capacidade de lidar com a eletricidade estática é um fator para seu consultório, então vale conhecer o piso iQ Toro SC.

Agora que você já sabe que o piso vinílico é o ideal para consultórios, fica muito mais fácil escolher quais modelos podem decorar o seu! Conheça mais sobre as linhas que a Tarkett indica para projetos de saúde clicando aqui.

cta-tarkett-info-preco-amareloCall to Action Tarkett orçamento

Leave a comment