Como calcular a quantidade de piso vinílico para a obra?

Como calcular a quantidade de piso vinílico para a obra?

Saiba como estimar a metragem necessária e tudo o que você precisa saber na hora da compra do revestimento

Instalação de piso vinílico: dicas para não errar nos cálculos

A escolha dopiso é uma das etapas mais importantes na hora de construir ou reformar. Entre os materiais disponíveis no mercado, o piso vinílico vêm se destacando pela facilidade de limpeza e por proporcionar benefícios como o conforto térmico e a excelente acústica.

A instalação rápida, também,é uma das principais vantagens que torna esse tipo de piso muito procurado para reformas,em queé necessário ter agilidade ou evitar quebra-quebra. Aliás,respeitando as condições necessárias,é possível ter seu vinílico em até dois dias, economizando ainda mais tempo e recursos para outros detalhes da obra.

No entanto, assim como qualquer outro revestimento, antes de comprar o piso vinílico é preciso sabercalcular a quantidade que será utilizada no seu projeto, seja para não desperdiçar material ou, pior, faltar e ainda correr o risco de não encontrar uma tonalidade próxima a daquele lote.

Para isso, alguns detalhes devem ser levados em conta. Além de calcular a área total do ambiente, levando em conta os metros de largura e os metros de comprimento do espaço, geralmente é necessário adicionar uma taxa extra para perdas, considerando os recortes na paginação e possíveis problemas ao longo da obra.

Acalme-se! Por mais complexo que isso pareça, esse cálculo pode ser feito de uma forma aproximada por você mesmo, de forma que você tenha uma noção mais próxima da realidade para dialogar com os profissionais responsáveis pelo projeto.

Líder mundial em pisos vinílicos, a Tarkett separou neste artigo todas as dicas que podem te ajudar a calcular a quantidade de piso para o seu projeto. Confira, abaixo, tudo o que você precisa saber:

Piso Vinílico Cor Murano – Linha Ambienta Coleção Stone – Tarkett

Onde você vai comprar o piso vinílico?

 

Antes de mais nada, é importante decidir onde você comprará seu vinílico, pois é um tipo de piso que pode ser comprado de diferentes formas.

No âmbito residencial, por exemplo, a distribuição dos produtos é feita por lojas e boutiques especializadas em revestimentos e os chamados home-centers, as grandes lojas de materiais de construção, decoração e paisagismo.

Nas revendas especializadas, o cliente vai até o estabelecimento, escolhe o piso e uma equipe técnica vai até a casa ou apartamento do cliente para realizar as medições e assim estipular a quantidade de piso necessária para formar o orçamento.

Nos home-centers, a lógica se inverte: é o cliente que informa a metragem do local/perímetro para sair de lá com a quantidade de caixas necessária. Algumas dessas redes disponibilizam, inclusive, áreas específicas nos websites para fazer esse cálculo de piso vinílico e de outros revestimentos.

Acrescente perdas e o rodapé no cálculo

Seja qual for o revestimento, um dos principais erros que se pode cometer ao comprar um piso é não considerar os rodapés e, principalmente, as perdas na paginação, deixando de comprar uma porcentagem a mais de piso para cobrir problemas circunstanciais na obra.

O ideal é nunca começar uma instalação sem uma planta de paginação de cada ambiente. No caso do vinílico, até a orientação (sentido que as placas e réguas serão instaladas) influencia no cálculo dessa margem de segurança, portanto, o planejamento desde o projeto até a execução é fundamental.

Cada tipo de material vai trazer variações na porcentagem de perdas e recortes; na cerâmica, por exemplo, a margem varia entre 10 e 15%, pois a probabilidade de haver perdas por conta das quebras no corte das placas é maior. No piso vinílico, a recomendação geral é comprar 5% a mais de placas e réguas para fazer paginações convencionais (estilo ‘tijolinho’) e de 7 a 10% nas paginações na diagonal.

O programa ReStart da Tarkett reaproveita sobras de obras como matéria-prima na fabricação de novos produtos

Cuidado redobrado nos pisos vinílicos em mantas

Além de não considerar as perdas e o rodapé no cálculo da quantidade, nos pisos vinílicos em mantas outro erro comum dos clientes ao comprar é não se atentar se o padrão escolhido possui estampa direcional ou não-direcional.

Para estampas não-direcionais, o sentido de instalação das mantas deve ser invertido, respeitando-se o número sequencial dos rolos. Já para as estampas direcionais, os rolos devem ser instalados em sequência, na mesma direção e não deverá existir projeto com emenda de topo, que inverte o sentido da manta para reaproveitamento. Dessa forma, para seguir o padrão é necessário considerar a metragem de um módulo de desenho a mais a cada emenda de manta que houver no ambiente.

Caso a instalação seja com rodapé curvo, a dica é deixar uma sobra da manta nas bordas próximas às paredes de acordo com o tamanho do rodapé previsto em projeto. O suporte curvo e o arremate de rodapé deverão ser colados com adesivo de duplo contato sem toluol antes de iniciar a instalação do piso vinílico em mantas.

Piso Vinílico Cor Algodão – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

Como calcular a quantidade total de piso vinílico?

Com tudo isso em mente, você já deve ter notado que não existe uma regra única e universal para o cálculo da quantidade de piso vinílico. Porém, é possível ter uma ideia da quantidade de piso que você vai precisar para cada ambiente. O cálculo pode ser feito da seguinte maneira: você deve calcular, primeiro, a metragem do local. Com essa informação na mão, basta multiplicar a área de cada ambiente com a perda estimada (por exemplo, se for uma perda de 5%, multiplicar cada área por 1,05 m).

O resultado dessa multiplicação entre a área do ambiente e a perda é, então, dividido pela metragem que uma caixa de piso vinílico pode cobrir (informação disponível nas fichas técnicas de cada produto). Assim, você saberá aproximadamente quantas caixas precisará comprar.

A conta resulta numa quantidade fracionada de caixas, portanto, o mais seguro é arredondar a quantidade para cima. Por exemplo, se a conta resultar em 4,44 caixas, o ideal é comprar cinco caixas de piso vinílico e não quatro. Esse cálculo é geralmente feito pelas revendas, portanto, o melhor é sempre buscar auxílio profissional.

Agora que você já sabe como mensurar a quantidade de piso necessário para o seu projeto, é só procurar por uma revenda autorizada e aproveitar todos os benefícios que o vinílico Tarkett oferece para os ambientes. Se restou alguma dúvida, deixe ela aqui nos comentários que iremos te ajudar!

 

 

Leave a comment