Como trocar peça de piso vinílico danificado?

Como trocar peça de piso vinílico danificado?

Substituir placas e réguas de piso vinílico é mais simples do que imagina

Dentre tantos benefícios, podemos destacar a instalação rápida como uma grande vantagem do piso vinílico. Como explicamos neste post do Blog da Tarkett, você pode instalar e começar a usar um piso totalmente novo em até dois dias usando a Linha Click.

Se for especificado, instalado e conservado corretamente, o piso vinílico é resistente o bastante para suportar com facilidade a rotina de uma residência por anos – saiba mais sobre a durabilidade deste tipo de piso clicando aqui.

Você deve ficar atento para evitar riscos e marcas no piso: há uma série de recomendações para protegê-lo, por exemplo, a utilização de feltro ou rodízios de poliuretano nos pés de mesas, poltronas e cadeiras.

No entanto, todos estamos sujeitos ao imponderável e um acidente pode acabar danificando seu piso. Diante desta angústia, é bastante provável que se espere a mesma agilidade da instalação na troca de piso, certo?

Líder mundial em vinílicos, a Tarkett vai mostrar neste artigo como a troca de piso vinílico pode ser mais fácil do que você imagina!

Acerte desde a instalação

A instalação do piso vinílico é tão, mas tão importante, que o acerto desde a escolha do modelo até a fixação das placas e réguas vai facilitar em diversas outras necessidades no futuro, como por exemplo a troca do piso.

Por isso a Tarkett sempre recomenda que, para não errar nesta fase da obra ou reforma, você conte com profissionais capacitados e habituados com as características e demandas do vinílico.

Seja na instalação sobre outros tipos de revestimento, como a cerâmica e o porcelanato, seja direto no contrapiso de concreto, é fundamental utilizar uma massa autonivelante com as características da Tarkomassa. 

Utilizada para nivelar a superfície do contrapiso, a massa facilita uma possível troca no futuro. O composto cimentício não se destaca da base quando a régua ou placa vinílica é retirada para troca, o que agiliza bastante o trabalho.

Outra dica é calcular com cuidado a quantidade de piso vinílico. É necessário comprar uma porcentagem extra de piso como reserva de segurança para acidentes e ajustes não só no momento da instalação, mas também no futuro – veja mais sobre este cálculo neste post.

Agora que você já sabe como fazer a lição de casa antes e durante a instalação do piso, vamos solucionar, de uma vez por todas, como é feita a troca de piso danificado nos diferentes formatos de vinílico:

Troca de placa ou régua de piso vinílico colado

A troca de placas e réguas fixadas por colas adesivas é a mais fácil dentre os tipos de piso vinílico. Com ajuda profissional, deve-se retirar a placa riscada ou marcada com o auxílio de um estilete apropriado.

A dica é realizar um pequeno corte próximo a uma das quinas do piso, partindo da face superior da placa ou régua em direção a uma das faces laterais, retirando um pequeno pedaço triangular entre as bordas.

Por meio da brecha criada, utilize o estilete para descolar levemente a peça, o suficiente para conseguir pegá-la com as mãos e levantá-la até que se desprenda totalmente do adesivo.

Uma vez retirada a peça danificada, basta selecionar a nova placa ou régua e fixá-la após espalhar o adesivo seguindo os mesmos cuidados de uma instalação convencional.

É importante se atentar à troca com pisos do mesmo lote, ou no mínimo, com a mesma tonalidade (lembra que falamos da reserva de segurança?). Caso contrário, a substituição irá ficar muito aparente. 

Se houver uma pequena diferença de lote, a Tarkett recomenda a substituição de mais placas ou réguas no espaço – assim elas se “camuflam” na paginação e a troca fica imperceptível.

Troca de placa ou régua de piso vinílico clicado

O piso vinílico clicado até pode ser substituído, mas o processo é mais complicado do que os modelos colados, e você precisa levar isso em conta ao definir qual será o modelo da sua residência.

Por ser fixado sem adesivo, por meio de um sistema de encaixe peça por peça estilo ‘macho-fêmea’, será necessário desmontar todo o sistema até a parede de início e depois instalar tudo novamente. 

Se já existem móveis planejados por cima do piso, por exemplo, a única possibilidade é cortar a peça danificada e substituí-la por outra também cortada no lugar. 

Apesar de ser um piso click em sua origem, essa nova peça cortada deverá ser colada, mas é importante saber que ela, inevitavelmente, pode desestabilizar todo o sistema que está preso pelo click, pois ela irá se movimentar de uma maneira diferente do que o restante do piso.

Troca de piso vinílico em manta colado

A troca de partes danificadas de pisos em manta também pode ser realizada se na instalação, como dissemos acima, a regularização do contrapiso foi feita com massa autonivelante. 

Diferente do que ocorre nos chamados pisos modulares, as juntas das mantas são seladas com cordão de solda – a Tarkett também oferece um tipo de adesivo específico para mantas chamado Selanfix

O desafio de substituir possíveis danos de pisos vinílicos em mantas é justamente o de conseguir dar um bom acabamento às juntas, pois as trocas poderiam trazer emendas não imaginadas originalmente. Para evitar recortes no meio do ambiente, o ideal é trocar a manta toda.

Desejamos que você nunca precise recorrer a este texto, mas se riscos e marcas aparecerem, agora você já sabe o que precisa fazer para trocar uma peça de piso vinílico danificada!

Se você ainda tem dúvidas, estamos te aguardando na caixa de comentários!

Leave a comment