O que não pode faltar para montar uma academia em casa?

O que não pode faltar para montar uma academia em casa?

Piso vinílico pode ser um grande aliado do seu espaço fitness

Pisos Vinílicos em Mantas Cores Beach, Fiel Green, Forest Green e Sky Blue – Linha Omnisports – Tarkett

Todos já sabem da importância, tanto para a saúde física quanto mental, de praticar exercícios físicos regularmente. No entanto, em meio ao agitado dia a dia, muitas vezes se deslocar até uma academia não é uma opção viável. 

Nesses casos, o treino em casa é uma boa aposta para realizar atividade física de uma forma prática e assim fugir do sedentarismo, desde que você conte com um ambiente preparado para isso e as ferramentas corretas.  

Para isso, neste artigo do Blog da Tarkett, trouxemos as principais dicas para você criar uma academia em casa em qualquer ambiente, seja na sala de estar, área de lazer ou em um quarto, tudo isso levando em conta a segurança, praticidade e os itens necessários para um bom desempenho nas atividades físicas. Vem com a gente e confira:

Segurança

Quando falamos em treino em casa, a preocupação com a segurança deve ser redobrada, uma vez que muitas vezes não contaremos com uma supervisão integral de um profissional educador físico.

Por isso, antes de mais nada é necessário que você visite um clínico geral ou um cardiologista e realize os exames necessários para saber se está apto para a prática de esportes. 

Também, é recomendado que você conte com o suporte de um profissional de educação física para preparar treinos e exercícios, além de garantir que você esteja realizando as atividades da maneira correta.

Além disso, por nem sempre ser possível contar em casa com uma estrutura parecida com a da academia, invista em equipamentos e aparelhos multifuncionais de boa qualidade: esteiras, diferentes tipos de peso e tapetes emborrachados costumam ser os mais comuns para esse ambiente. 

Outro fator a ser levado em conta deve ser na hora de escolher o piso para o seu espaço fitness. Para evitar possíveis lesões, ele deve possuir características como excelente resistência à abrasão e ao escorregamento, bem como uma absorção de impacto que assegure aos usuários proteção extra nas quedas.

Nas melhores academias comerciais, o piso vinílico é uma excelente escolha – algo que já explicamos neste post: além da praticidade de limpeza e resistência, ele tem um ‘quê’ de casa que torna o visual da sua sala de exercícios muito mais confortável. 

Conforto

Para a prática de exercícios físicos em casa é fundamental contar com um ambiente mais fresco, bem iluminado e confortável. 

Para isso, é muito importante ter em seu projeto um aparelho de ar condicionado, ventiladores ou mesmo aberturas para ventilação natural. No entanto, apenas essa medida não basta para ter um clima agradável: o piso pode influenciar muito no seu conforto térmico.

Revestimentos como a cerâmica, porcelanato e pedras naturais, conhecidos como ‘pisos frios’ podem atrapalhar sua experiência no inverno por ficarem gelados demais. Nesse caso, o vinílico se destaca por ser atérmico, ou seja, fresco em dias quentes e agradável ao toque em dias frios. Vantagem muito interessante, principalmente, para quem busca realizar atividades direto no chão como o yoga.

O vinílico também contribui com uma qualidade superior do ar interno, pois emite baixos índices de compostos orgânicos voláteis (COVs) e não possuem formaldeído, tolueno ou outros compostos tóxicos em sua composição, como ftalatos e metais pesados.

Facilidade de limpeza

Assim como em qualquer outro ambiente de casa, praticidade na limpeza é sempre primordial, aliás, ninguém deseja gastar as poucas horas livres do dia fazendo grandes esforços na faxina. 

Por ser um local onde você irá transpirar e estar em contato direto e constante com o chão, o espaço fitness exige do piso soluções que agilizem a higienização das superfícies no menor tempo possível.

É o caso da Extreme Protection, tecnologia exclusiva da Tarkett no Brasil presente nas coleções de LVTs da linha Ambienta®, que deixa o ambiente muito mais prático e permite uma limpeza de piso de academia até 7x mais fácil, além de oferecer proteção adicional contra os raios UV.

Absorção do som do impacto

Locais barulhentos não são considerados agradáveis para a maioria das pessoas. Inclusive, em locais como o estúdio de pilates ou o salão de yoga, o silêncio é primordial, logo, o conforto acústico é um dos principais benefícios dos pisos vinílicos, amenizando a poluição sonora do local.

Além da excelente absorção acústica, os LVTs da Tarkett oferecem uma vasta gama de cores claras e escuras em diferentes texturas, sempre com designs sofisticados e formatos variados, que proporcionam modularidade às paginações.

Para uma acústica ainda melhor que os tradicionais modelos modulares, você pode contar os pisos vinílicos em manta! Confira nosso portfólio residencial clicando aqui.

Agora que você já sabe tudo que deve ser levado em conta para criar uma academia dentro de casa, é hora de ir atrás dos itens necessários e fugir do sedentarismo!

Se você procura por informações sobre academias comerciais, recomendamos que você leia este e este post para encontrar tudo o que precisa

Leave a comment