Quais detalhes de decoração podem dar mais sofisticação à casa?

Quais detalhes de decoração podem dar mais sofisticação à casa?

Dicas para deixar sua residência mais elegante e bonita com o piso vinílico!

Revestimento Vinílico de Parede Cor 24110652 – Linha Artwall Coleção Annecy – Tarkett

Todos sonhamos com uma decoração sofisticada para casas e apartamentos, mas por ser um conceito tão associado ao luxo e à nobreza, ao organizar as ideias, muitas pessoas acabam desistindo por receio dos supostos custos ou por simples desconhecimento.

Por um lado, é verdade que será impossível reproduzir em detalhes tudo que só podemos ver em mansões, palácios e castelos, pois ali a ideia de sofisticação está atrelada a noções materiais de exclusividade aplicada aos itens decorativos.

Por outro, em sua essência, a sofisticação não está necessariamente atrelada ao poder aquisitivo ou a metragem disponível: você pode muito bem ter uma decoração sofisticada conceitualmente sem gastar tanto quanto imaginava e ainda poder replicá-la em espaços pequenos.

Seja qual for seu perfil, um lar sofisticado é aquele que consegue equilibrar harmonicamente todos os elementos, sendo extremamente cuidadoso na disposição, organização, combinação e propósito deles.

Líder mundial em pisos vinílicos, a Tarkett assumiu o desafio de desmistificar a ideia de sofisticação ao compartilhar abaixo, quais detalhes de decoração podem deixar sua casa ou apartamento mais sofisticados! Confira:

Revestimento Vinílico de Parede Cor 24106731 – Linha Artwall Coleção Lille – Tarkett

Piso diferenciado

Materiais nobres como a madeira natural custam mais caro porque são recursos finitos, ou seja, estão disponíveis em menor quantidade do que a demanda ou mesmo o desejo que existe por eles, além, é claro, da necessidade de preservar um elemento vital para o planeta.

Isso dá a esses materiais uma noção de exclusividade, que acaba separando quem pode ou não pode tê-los em casa. No entanto, você não precisa tentar se encaixar nesse 8 ou 80 da vida, pois há opções que entregam um visual simular com excelente custo-benefício.

O piso vinílico é o melhor destes exemplos, pois entrega mais benefícios que o laminado e o porcelanato e consegue revestir do piso até o teto contando com uma ampla variedade de padrões amadeirados, distribuídos entre tonalidades claras, médias e escuras.

Outra vantagem do vinílico é a agilidade de instalação, o que permite reformar rapidamente a paginação da sala de estar, sala de jantar ou o quarto com um piso muito mais sofisticado. A depender das condições do contrapiso, você pode nem precisar remover o piso antigo, uma sobreposição que evita o indesejável quebra-quebra.

Revestimento Vinílico de Parede Cor 24105190 – Linha Artwall Coleção Versailles – Tarkett

Paredes que vão além

Por que não dar vida e funcionalidade também às paredes? Muito provavelmente você deve ter uma porção delas apenas com pintura, sem nenhum destaque ou função além da cor. Nesse caso, o segredo para ter uma parede sofisticada não é apenas preencher este vazio, mas como!

Quadros, porta-retratos e nichos podem dar uma outra cara às paredes, mas pendurar vários elementos sem se preocupar com o pano de fundo pode atrapalhar. A dica é escolher um acabamento mais suave e harmônico às paredes, na qual você também pode contar com pisos vinílicos.

É possível usar as placas e réguas dos LVTs da Tarkett destacar uma parede inteira no ambiente, além poder utilizá-las para fazer um painel de TV ou como cabeceira das camas nos quartos. O vinílico é perfeito para essa aplicação por que é leve e proporciona mais segurança que outros tipos de revestimentos, que podem se soltar com o tempo.

Outra opção é usar um revestimento vinílico de parede, uma nova opção para o mercado de revestimentos com menor espessura, ainda mais leves e maior facilidade na manutenção. Na Tarkett, essa alternativa é a Linha Artwall, que faz jus ao nome ao preencher os ambientes com vida e personalidade tal qual uma galeria de arte, com a vantagem de ser lavável e ter base têxtil.

Piso Vinílico Cor Murano – Linha Ambienta Coleção Stone – Tarkett

Cores em sintonia

Uma paleta de cores neutras faz toda a diferença para o sucesso de uma decoração sofisticada, pois a chave aqui é a harmonia e a coesão entre as cores e tonalidades. Cores mais fortes tendem a tomar a atenção para si, quando neste estilo o coletivo é o que importa.

Por isso, móveis e itens de decoração sofisticados não competem entre si, eles se complementam – portanto, tome cuidado na escolha das cores e dos acabamentos desses elementos para evitar excessos.

Uma dica é apostar nos contrastes, trabalhando com tons opostos entre piso e mobiliário. Se o piso é claro, você pode optar por uma tonalidade um pouco mais escura nos móveis e até mesmo pelos ebanizados. Se o piso for escuro, o mobiliário pode trazer uma tonalidade mais clara e/ou cores um pouco mais vivas.

Piso Vinílico Cor Carvalho Cinza – Linha Click Coleção Ambienta Tech – Tarkett

Menos é mais

O bom e velho ‘menos é mais’ não falha, e em uma decoração sofisticada isso é uma máxima! O minimalismo é muito eficaz em ressaltar a beleza da simplicidade, algo cada vez mais explorado nos grandes e mais elegantes projetos.

Esse movimento reúne pessoas que se interessam por um estilo de vida mais clean, que chegaram à conclusão que temos coisas demais e é bastante provável que não precisamos da maioria delas. 

Passamos a encarar o lar como refúgio e, passando mais tempo em casa, a reflexão sobre o que realmente é necessário e agrega conforto vem se destacando como nunca em detrimento a uma vida agitada e no modo ‘automático’ que levamos no dia a dia

O essencial é refletir sobre o que você tem em cada ambiente e, se necessário, praticar o desapego! Como já dissemos acima, engana-se quem pensa que sofisticação é a pura e simples acumulação de peças e objetos, portanto, tão importante quanto ter é saber escolher!

Um estilo de decoração minimalista busca unir estética à funcionalidade de uma forma muito mais racional, e explicamos tudo sobre essa tendência neste post.

Viu só como é possível ter uma decoração mais sofisticada em casa sem precisar ganhar na loteria? Compartilhe conosco o que achou das dicas nos comentários:

 

 

Leave a comment