Diferenças entre pisos vinílicos em mantas, réguas e placas: dicas para usar

Diferenças entre pisos vinílicos em mantas, réguas e placas: dicas para usar

Conheça as vantagens de cada formato e como aplicá-los na sua casa

Hall de entrada com piso vinílico em régua na cor clara
Piso Vinílico Cor Lótus (Régua) – Linha Essence Coleção Heritage – Tarkett

O piso vinílico é fácil de se encaixar em diferentes perfis de projeto graças à variedade de formatos que esse revestimento dispõe, agregando os benefícios que você já conhece de outras postagens aqui do Blog da Tarkett.

Embora todas as opções partam de uma base comum – são feitos de PVC misturado a outros ingredientes, como cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos –, existem diferenças entre eles.

Para que você possa tirar proveito do que cada um pode oferecer, é preciso conhecer primeiro qual é a diferença entre piso vinílico em placa, régua e mantas. Líder mundial neste tipo de revestimento, a Tarkett explica agora tudo o que você precisa saber!

Quais são os formatos de piso vinílico?

Os pisos vinílicos podem ser encontrados em três formatos:

  • Régua
  • Placa
  • Manta

A régua é o formato mais tradicional de piso vinílico. Ela abrange praticamente toda a oferta de padrões amadeirados, cuja proposta é justamente reproduzir a estética das longas tábuas retangulares de madeira natural.

Quarto de casal com piso vinílico
Piso Vinílico Cor Noz-Pecan (Régua) – Linha Essence Coleção Heritage – Tarkett

 

A placa também é popular entre os vinílicos, principalmente quando a ideia é diversificar o padrão para um visual mais moderno e colorido. Também é a aplicação ideal para piso elevado, que necessita de placas autoportantes.

Corredor com piso vinílico
Piso Vinílico Cor Dark Fossil (Placa) – Linha Ambienta Coleção Stone – Tarkett

Diferente da placa e da régua, considerados modulares, o piso vinílico em manta é distribuído em rolos e sua aplicação fica visualmente mais uniforme. Ele também não possui juntas, pois são seladas na instalação.

Piso Vinílico em Manta
Piso Vinílico Cor French Oak (Manta) – Linha Imagine Coleção Wood – Tarkett

 Considerando o cenário de uma reforma, por exemplo, todos os formatos acima podem ser instalados sobre os pisos existentes, como por exemplo o de cerâmica, desde que o contrapiso esteja nas condições necessárias: clique aqui e confira.

Quais são as dicas para usar cada um desses formatos?

A régua é a escolha segura de qualquer projeto, especialmente naqueles em que o visual aconchegante e acolhedor da madeira estará em destaque na paleta de cores, texturas e materiais.

Se a ideia é ousar um pouquinho mais na disposição das peças, você pode criar paginações divertidas, como a clássica Chevron ou espinha de peixe. São tantas as possibilidades de aplicação que elas não se restringem ao piso: podem subir pelas paredes e chegar ao teto!

Na Tarkett, uma régua convencional colada mede 184 x 950 mm, mas você pode encontrá-la em tamanhos diferentes na versão clicada e também no grande formato (XL) de 228 x 1830 mm.

Piso vinílico
Pisos Vinílicos Cores Appia e Corrientes (Réguas XL) – Linha Ambienta Coleção Design – Tarkett

A modularidade faz da placa um formato igualmente criativo como é a régua, mas com o diferencial de ter ainda mais opções para paginar, já que nela há consideravelmente mais chances de se combinar formas geométricas, padrões e cores nas versões coladas e clicadas.

A Tarkett possui em portfólio modelos que vão desde as clássicas quadradas e retangulares em diversos tamanhos chegando até as mais inusitadas, como a triangular e a trapezoidal. Você também encontrará opções na versão XL de 950 x 950 mm.

Pisos Vinílicos da Linha Ambienta Coleção Stone
Piso Vinílico Cor Deepmetal (Placa XL) – Linha Ambienta Coleção Stone – Tarkett

A aplicação do piso vinílico em manta é recomendada para ambientes que requerem atenção especial com a limpeza, conforto e resistência, pois acumulam menos sujeira, possuem excelente acústica e são bastante resistentes ao tráfego.

Geralmente distribuídos em rolos, as mantas vinílicas da Tarkett são bastante utilizadas em quartos e ambientes infantis, pois entregam conforto térmico, colaboram com a qualidade do ar interno e são antialérgicas.

Piso em manta vinílica infantil
Piso Vinílico Cor Doodle (Manta) – Linha Imagine Coleção Magic – Tarkett

Ficou mais clara a diferença entre cada formato de piso vinílico? Se você ainda tem alguma dúvida, fique à vontade para fazer perguntas nos comentários!,

cta-tarkett-info-preco-amarelo

cta tarkett soliciteorcamento

Leave a comment