4 dicas para criar uma decoração minimalista

4 dicas para criar uma decoração minimalista

Conheça mais sobre essa tendência e descubra como tirar proveito desse conceito

Se hoje mesmo você precisasse viajar e só pudesse carregar consigo o essencial em uma mala, o que você levaria?  Essa simples reflexão pode resumir um pouco do que se trata o minimalismoestilo de vida que vem ganhando cada vez mais popularidade e que preza na essência por uma vida mais simples e sem excessos.

 

Decoração escandinava com piso vinílico

O movimento reúne pessoas que se interessam por um estilo de vida mais clean, que chegaram à conclusão que temos coisas demais e é bastante provável que não precisamos da maioria delas.

Na arquitetura minimalista, a frase de autoria do arquiteto alemão Mies van der Rohe (1886–1969) sintetiza o pensamento do grupo: “menos é mais”. Passamos a encarar o lar como refúgio e, passando mais tempo em casa, a reflexão sobre o que realmente é necessário e agrega conforto vem se destacando como nunca em detrimento a uma vida agitada e no modo “automático” que levamos no dia a dia.

Cabe destacar o papel das decorações escandinavas como uma das escolas de arquitetura e decoração que mais encamparam este estilo, pois com tantas adversidades climáticas lá fora (o frio intenso e as poucas horas de Sol são uma constante o ano todo por lá), os nórdicos da Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca escolheram desfrutar o que importa da vida dentro de casa.

Um estilo de decoração minimalista busca unir estética à funcionalidade de uma forma muito mais racional. No artigo de hoje, a Tarkett separou 4 dicas para você incorporar esse visual na sua casa com a originalidade e conforto característico desta proposta. Confira!

#1 Pratique o desapego

Quarto com piso vinílico

Piso vinílico cor Orquídea – Linha Essence Coleção Heritage – Tarkett

Por mais óbvio que isso possa parecer no minimalismo, a dica de desapegar e praticar o “menos é mais” é o passo mais difícil e importante para acertar neste estilo de decoração. 

Você deve dar prioridade aos móveis e objetos decorativos que realmente serão ou são usados ou que de fato possuem um propósito, mesmo que isso não seja material (pode ser algo que resgate uma memória afetiva, por exemplo). 

O essencial aqui é evitar qualquer tipo de exagero que possa causar desde uma poluição visual de cores e materiais até a um excesso de itens que você usará muito pouco no dia a dia.

Por exemplo, você não precisa ter uma mesa com oito cadeiras se normalmente apenas duas pessoas participam das refeições. Poderia assim ter uma mesa menor e desfrutar dessa economia em outras coisas mais importantes. É comum pensarmos nas visitas neste caso, mas neste conceito o que importa é o lifestyle dos moradores

Isso não quer dizer, por outro lado, que você precisa deixar sua casa com uma sensação gélida e vazia – por mais que o minimalismo busque uma certa “beleza do vazio”, isso se dá pelo equilíbrio mais racional dos elementos decorativos, e não criando o excesso de espaços a preencher.

O que o conceito prega não vale apenas para o que está dentro: se a sua casa é grande demais para o que você precisa, talvez seja melhor pensar numa casa menor – e vice-versa.

Além disso, é uma prática interessante de organização, muito comum no vestuário: o que não for muito utilizado pode ser doado ou vendido, portanto, é uma boa oportunidade de praticar o desapego!

#2 Explore os tons neutros

Revestimento vinílico de parede

Revestimento vinílico de parede cor 24109913 – Linha Artwall Coleção Chamonix – Tarkett

A paleta de cores preferida dos profissionais de arquitetura e design de interiores no estilo minimalista valoriza tons neutros e cores claras, uma vez que, além de criar uma atmosfera mais suave no ambiente, essas nuances estimulam a sensação de tranquilidade.

Em espaços pequenos, os benefícios das cores neutras como o branco, creme, cinza e bege são ainda mais perceptíveis: elas provocam o efeito visual de amplitude no cômodo, principalmente quando combinadas a uma boa iluminação natural e um piso de tonalidade média ou clara.

Para quem busca agregar mais personalidade e sofisticação no décor, outra excelente aposta é a clássica combinação entre preto e branco. Nesse caso, explore o branco na maior parte do ambiente e o contraste do preto em peças menores e pontos de destaque do projeto.

#3 Mobiliário funcional e moderno

mesa preta com lamparina

Revestimento vinílico de parede cor 24112234 – Linha Artwall Coleção Lyon – Tarkett

A escolha minuciosa de cada móvel que irá compor a decoração do seu projeto minimalista é fundamental. Como a ideia do conceito é utilizar apenas o essencial, cada peça escolhida deve no mínimo cumprir sua funcionalidade.

Mesas, sofás e poltronas devem entregar o melhor da praticidade e conforto. Quanto à estética, as peças com design minimalista exploram linhas retas e geométricas, ou seja, são mais afeitas ao estilo modernista e contemporâneo de design com traços limpos e a utilização de materiais como aço, madeira, couro, entre outros.

Outro aspecto importante do minimalismo é priorizar os móveis, objetos e revestimentos que sugerem longevidade, atemporais, de forma que você acabe não enjoando deles com o passar do tempo.

#4 Preze pelo bem-estar e praticidade

Quarto com piso vinílico

Piso vinílico cor Açafrão – Linha Essence Coleção Hit – Tarkett

Praticidade e conforto são palavras-chave no minimalismo – sobretudo na vertente escandinava, dada as condições de frio que já mencionamos. Assim, todo o projeto contribui para um dia a dia mais acolhedor e tranquilo, inclusive na hora da limpeza. 

O piso vinílico se destaca neste cenário sobre outros tipos de revestimento. Além de não acumularem fungos ou bactérias, a limpeza de rotina de um piso vinílico não requer produtos específicos.

Tanto para o piso vinílico colado quanto para o clicado, o processo de higienização consiste em varrer o local, passar um pano úmido com detergente neutro diluído em água e secar com pano seco e limpo na sequência. O colado também pode ser lavado, desde que você não deixe a água empoçada.

Para ainda mais facilidade, a Tarkett oferece em algumas linhas de LVTs a tecnologia Extreme Protection, proteção de superfície exclusiva da marca que faz destes vinílicos até sete vezes mais fáceis de limpar do que um piso comum, além da proteção extra contra os raios UV.

Além disso, o vinílico oferece mais conforto térmico e acústico do que outros tipos de piso, como a cerâmica, o porcelanato e o laminado. Com os vinílicos Tarkett você elimina o inconveniente toque-toque dos passos e pode caminhar descalço sem sentir aquele desconforto do chão gelado em dias frios – tudo que uma casa minimalista quer!

 

Preparado para aplicar o “menos é mais” no décor e na vida? Comente aqui o que achou dessas dicas e aproveite para tirar suas dúvidas!

 

cta-tarkett-info-preco-amarelo

Leave a comment