3 dicas de decoração para casa de praia

3 dicas de decoração para casa de praia

Confira as melhores ideias para uma casa na praia, dos pisos ao mobiliário

Piso Vinílico Cor Mate – Linha Injoy – Tarkett

Sol, mar, férias, piscina – ter uma casa de praia é, sem dúvidas, o sonho de muitas pessoas e, para outros, uma realidade encantadora. Seja para curtir momentos de lazer entre amigos e família ou até mesmo sozinho, no entanto, planejar a decoração de uma casa de praia não é tão simples assim, uma vez que diversos fatores devem ser levados em conta.

Qual o tipo de piso ideal? O que é essencial na decoração? Quais os materiais e tons de cores mais combinam com esse tipo de casa? São várias as dúvidas que podem surgir neste processo. Pensando nisso, no artigo de hoje do Blog da Tarkett, a líder mundial em vinílicos trouxe as principais dicas para você decorar sem dor de cabeça a sua casa no litoral. Vem com a gente!

1. Opte por móveis rústicos e materiais naturais

Para a decoração de uma casa de praia, é muito importante que se pense em definir um estilo que confira mais acolhimento e bem-estar para os moradores – e que além disso, combine com o clima natural típico do litoral.

Nesse caso, dê preferência pelos materiais com texturas naturais e rústicas no décor, como a madeira e a palha, que promovem uma sensação maior de aconchego ao projeto e remetem a natureza.  

Também é necessário levar em conta que esse tipo de imóvel é um ambiente marcado pelo verão e pelas altas temperaturas dessa época do ano. Sendo assim, aposte em tecidos e revestimentos mais leves e frescos, por exemplo, tapetes de fibras naturais ou com pelos curtos, cortinas finas, sofás com tecidos mais refrescantes e jogos de cama em algodão.

Piso Vinílico Cor Algodão – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

2. Apostem em tons claros e que remetam a natureza

Já para a paleta de cores, mobiliário, paredes e revestimentos, a melhor opção é apostar em uma combinação de tons neutra com pontos de destaque em cores mais vivas e pouco elementos decorativos, criando um aspecto mais sereno no ambiente.

Em casas de veraneio, a sensação de amplitude também é muito explorada. Por isso, para o piso e paredes, a aposta pode ser pelo branco ou amadeirados em tons claros – evite tons escuros, principalmente para o piso, pois eles podem criar o efeito visual de encolhimento do ambiente.

Para as peças decorativas e mobiliário, uma dica interessante é investir em peças com as cores da praia, valorizando objetos e móveis com tons marinhos, como o azul, amarelo e bege.

Piso Vinílico Cor Orquídea – Linha Essence Coleção Heritage – Tarkett

3. Defina o piso para casa de acordo com a necessidade do ambiente

Escolher o piso ideal para esse tipo de casa também pode ser um desafio. Aliás, cada área do imóvel apresente necessidades distintas e diversos fatores que devem ser levados em conta.

No caso da área externa da casa, por exemplo, além de contar com um piso que desempenhe uma boa vida útil mesmo exposto às ações do tempo, é fundamental que ele conte com resistência ao escorregamento, principalmente, se o projeto contar com piscina ou ducha próxima.

Sendo assim, alguns modelos de porcelanato e pedras naturais podem ser a melhor opção para esse ambiente. É importante reforçar que o piso vinílico não pode ser instalado em áreas externas, combinado?

Já para as áreas internas da casa, como a sala, cozinha e áreas íntimas, o piso deve oferecer mais aconchego e também manter a estabilidade da temperatura durante todo o ano.

Neste aspecto, o piso vinílico é imbatível – além de ser um revestimento atérmico, ou seja, que contribui para manter uma temperatura agradável durante todo o ano, torna o caminhar descalço muito mais agradável.

E quando o assunto é limpeza, ninguém quer passar preciosas horas do descanso na praia fazendo faxina, não é mesmo? Pensando nisso, opte por um revestimento que seja fácil de limpar.

No caso do vinílico, basta um pano úmido com detergente neutro que o seu piso estará limpo novamente. Não é necessário utilizar outros produtos químicos ou abrasivos para mantê-lo sempre com cara de novo!

 

Leave a comment