3 dicas para combinar o piso com sua decoração

3 dicas para combinar o piso com sua decoração

Aprenda a deixar seu piso em harmonia com a casa

Piso Vinílico Cor Marquina Grafite – Linha Solare Coleção Pietra – Tarkett

O piso é naturalmente um dos elementos mais essenciais para o sucesso de uma decoração de interiores, afinal, mesmo nas composições não planejadas, ele compõe o conjunto que, no mínimo, ajuda a formar o pano de fundo por onde você dispõe todos os outros elementos do décor.

Não ficou claro? Imagine então um imóvel que tenha o piso e as paredes revestidas, mas sem móveis, totalmente vazio. Analisando agora o conjunto, veja como os padrões, cores, tonalidades e formatos ditam o ritmo do que está por vir.

Daí vem a importância de se fazer a escolha certa do revestimento, cuidando para que piso e parede possam combinar entre si e com os outros elementos decorativos, como móveis e objetos decorativos.

No artigo de hoje do Blog da Tarkett, a líder mundial em pisos vinílicos reuniu abaixo três dicas para você acertar na sintonia entre pisos e decoração usando o vinílico! Vem com a gente:

#1 Seja coerente

Antes de mesmo de pensar no piso, é preciso chegar a uma conclusão sobre o estilo de decoração que você deseja seguir no projeto. Existem diversas opções, mas você precisa pensar bem. 

Escolha o estilo que faça sentido tanto em relação ao seu gosto pessoal quanto ao momento da vida, refletindo bastante se aquela opção deixará de ter um significado pouco tempo depois.

Rústico, industrial, retrô, clássico, contemporâneo… Seja qual for o estilo escolhido, é fundamental que cada elemento reforce as características gerais daquele estilo, descartando opções que acabem por se confrontar.

Por exemplo, se você pretende seguir uma proposta mais rústica ou industrial, não fará sentido ter ao mesmo tempo elementos que resgatem elementos clássicos, um contraponto que tende a dividir as atenções.

Piso Vinílico Cor Mate – Linha Injoy – Tarkett

#2 Defina o formato e padrão

O piso vinílico é imbatível em interiores porque acrescenta mais benefícios em termos de conforto e comodidade do que outros tipos de piso. Embora seja uma escolha certeira enquanto material, você precisa ter cuidado com as particularidades do vinílico para não errar na composição do décor.

Vinílicos podem ser modulares (placas e réguas) ou monolíticos (mantas), portanto, é importante verificar qual formato se encaixa melhor na sua proposta. 

Normalmente, placas e réguas são mais indicadas para cenários em que você pretende ousar mais na paginação, reforçando o protagonismo do piso. As juntas das mantas são seladas na instalação, portanto, entregam um visual mais clean e minimalista.

Outro detalhe muito importante é a escolha do padrão – na Tarkett, você encontra uma infinidade de opções para casa que vão desde os amadeirados clássicos até os mais rústicos, que imitam pedras e o concreto.

Piso Vinílico Cor Açafrão – Linha Essence Coleção Hit – Tarkett

#3 Cuidado com a tonalidade!

Você pode ter feito tudo certo: escolheu o estilo de decoração, foi coerente na escolha dos elementos, escolheu o formato e padrão indicados… Mas ao bater o olho na casa agora pronta, pode perceber uma coisa estranha: a tonalidade do piso não deu ‘match’ com os móveis e objetos. E agora?

Analisar a tonalidade do piso é algo que vale para qualquer tipo de piso, mas esse cuidado deve ser AINDA MAIOR se tratando de padrões amadeirados. Como nos vinílicos eles costumam ser os mais escolhidos, nem precisamos dizer que isso TEM que estar no seu checklist, ok?

Você pode obter efeitos diferentes a depender do tom escolhido, nesse caso, é indicado verificar se aquela sensação a ser proporcionada pelo piso será adequada às necessidades do projeto. Pisos claros tendem a causar sensação de amplitude, enquanto os mais escuros a de encolhimento. Por outro lado, tons muito claros em ambientes muitos grandes podem dar a sensação de vazio, enquanto escuros aumentam o aconchego visual.

Para equilibrar as coisas, você pode apostar nos contrastes, trabalhando com tons opostos entre piso e mobiliário. Se o piso é claro, você pode optar por uma tonalidade um pouco mais escura nos móveis e até mesmo pelos ebanizados. Se o piso for escuro, o mobiliário pode trazer uma tonalidade mais clara e/ou cores um pouco mais vivas.

Piso Vinílico Cor Algodão – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

O que achou das nossas dicas para deixar tudo combinando entre piso e estilo de decoração? Se você sentiu falta de alguma dica, compartilhe conosco nos comentários:

 

Leave a comment