Renove sua decoração utilizando elementos da natureza

Renove sua decoração utilizando elementos da natureza

Saiba como aproveitar as tendências e as cores da natureza dentro de casa

Piso Vinílico Cor Tabaco – Linha Ambienta Coleção Series – Foto José Henrique Vieira – Tarkett

Muitas pessoas acreditam que para renovar a decoração de uma casa é preciso quebrar tudo e trocar o que elas já têm por coisas totalmente novas. Esse é um caminho que nem sempre será o melhor, sobretudo pensando no custo-benefício. 

Cada vez mais profissionais de arquitetura e design de interiores se inspiram em um recurso que sempre esteve ao nosso redor, mas que volta a ser aproveitado como tendência: a natureza!

Utilizando elementos naturais, é perfeitamente possível dar novos ares ao décor dos ambientes internos de forma tão certeira que uma reforma cheia de quebra-quebra se torna, muitas vezes, desnecessária – ainda bem!

No post de hoje do Blog da Tarkett, a líder mundial em pisos vinílicos lista abaixo três maneiras eficazes para renovar a decoração de casa utilizando elementos da natureza! Confira:

Piso Vinílico Cor Tabaco – Linha Ambienta Coleção Series – Foto José Henrique Vieira – Tarkett

#1 Verde que te quero verde!

A primeira forma de trazer a natureza para dentro de casa é aparentemente óbvia, mas não se deixa enganar por isso: meia dúzia de vasos espalhados aleatoriamente pela casa não vão mudar tudo de uma hora para outra – é preciso ter propósito.

Antes de mais nada, as plantas escolhidas precisam ser adequadas para uso interno, onde a iluminação interna não costuma ser direta e contínua. Certifique-se sobre os cuidados que cada espécie demanda, dando preferência àquelas que melhor se ajustam à rotina de permanência na casa.

Com tudo isso em mente, você pode acrescentar o verde desde em pequenos vasinhos com plantas ornamentais sobre o mobiliário, prateleiras e nichos, com temperos na cozinha ou até opções maiores, com folhagem mais vistosa, o que costuma causar um impacto maior.

Para chamar ainda mais atenção utilizando folhas maiores, você pode mesclar diferentes variedades até chegar a um agradável mix de texturas, formas, tamanhos e tonalidades de verde.

Piso Vinílico Cor Viareggio – Linha Solare Coleção Tirreno – Tarkett

#2 Aqueça os ambientes com o visual da madeira

Não há como trazer a natureza para dentro de casa ignorando todo o potencial da madeira. Apesar de hoje existirem opções legalizadas e certificadas, o fato é que você provavelmente não vai conseguir utilizar grandes quantidades de madeira natural. 

Além disso, usar madeira natural em grandes quantidades costuma requerer um investimento inicial muito maior e, embora sua estética original seja inigualável, ela pode acabar se tornando pouco prática no dia a dia em termos de limpeza e conservação.

O visual deste elemento, no entanto, independe do material que o carrega: institivamente, ele causa um efeito de conforto, aconchego e ‘aquecimento’ muito desejável para o décor de interiores.

O piso vinílico amadeirado é uma excelente alternativa para pisos, paredes e o teto, pois além de agregar o visual da madeira em suas mais diversas cores, nuances e texturas, carrega consigo todo o conjunto de benefícios que só o vinílico pode oferecer: agilidade na instalação, facilidade na limpeza, conforto térmico e acústico, entre outros.

Piso Vinílico Cor Açafrão – Linha Essence Coleção Hit – Tarkett

#3 Templo do bem-estar

Se nossos lares ganharam ares de refúgio, precisamos reforçar a decoração deles com elementos que despertem e prolonguem essa sensação de bem-estar pelo tempo que passamos em casa.

Indo além das duas opções que já apresentamos, uma outra forma inteligente de aplicar elementos da natureza em casa é apostar no uso de tapetes, estofados, mantas, cortinas, cobertas, entre diversas outras opções, que levam em composição fibras naturais.

Apesar das opções sintéticas neste caso serem mais efetivas em termos de limpeza e durabilidade, destacamos esse tipo de fibra aqui porque ela é capaz de estimular sensações únicas de conforto principalmente pelo toque.

Nem tudo precisa ter essa origem, mas ao definir sobretudo os tecidos que vão compor o décor da casa, a dica é priorizar opções naturais para aqueles móveis e ambientes que vão causar um grande impacto na sensação de acolhimento.

Já aplicava algumas dessas dicas para ter a natureza mais pertinho de você dentro de casa? Compartilhe essa experiência conosco utilizando os comentários:

 

 

 

 

 

Leave a comment