6 dicas de como decorar o quarto de casal

6 dicas de como decorar o quarto de casal

Inspirações para decorar o quarto de casal com praticidade

quarto-de-casal-piso-vinilico-escuro-1 (1)

Podemos considerar a decoração de um quarto de casal uma das etapas mais sensíveis de um projeto de interiores, pelo desafio de ser confortável e ao mesmo tempo representar a personalidade de duas pessoas na intimidade.

Romance à parte, o gosto e os hábitos dos moradores podem ser bem diferentes, o que impõe um desafio à escolha do estilo de decoração. Será preciso buscar a opção ou uma mescla de opções que dialoguem melhor com o ser e o estar destes moradores.

Como decorar quarto de casal?

Para descomplicar esse processo criativo, a Tarkett traz neste post algumas dicas e inspirações para mostrar como decorar um quarto de casal moderno. Para isso, a líder mundial em pisos vinílicos conta com a ajuda do designer de interiores Igor Miyahara:

Harmonize a paleta de cores de todo o ambiente

Seja para quem vai decorar do zero ou para aqueles que irão aproveitar alguma parte do mobiliário já existente, é fundamental harmonizar as cores presentes no ambiente, do revestimento aos móveis e objetos.

Se você apostar no visual da madeira para o mobiliário, uma saída pode ser ‘dobrar a aposta’ por meio dos padrões amadeirados de pisos vinílicos, tomando cuidado com a escolha da tonalidade

O designer de interiores Igor Miyahara lembra de um quarto em que os moradores já haviam escolhido o revestimento do banheiro da suíte, de forma que a escolha do piso vinílico do quarto foi guiada pelo conceito desse item.

“O piso do banheiro tinha uma cor marrom quase preta, então a gente escolheu o piso vinílico Jabuticaba (Linha Ambienta® Coleção Series) porque ele, além de ter esse efeito madeira que eu gosto bastante, facilitou muito a execução da obra. Em um dia a gente conseguiu instalar o piso no apartamento inteiro. É um excelente custo-benefício se comparado com uma madeira natural, dá muita diferença”, explica.

quarto-de-casal-piso-vinilico-escuro-2 (1)

Crie contrapontos nos detalhes

Harmonia não precisa significar monotonia. E para criar uma atmosfera mais viva para ambos os moradores, uma ótima aposta pode ser criar contrapontos nos detalhes por meio da escolha de revestimentos de tons opostos ou lançar mão de peças decorativas.

Você pode atingir esse objetivo por meio de uma paginação mais criativa no piso, explorando a textura de diferentes folhagens em vasos ou um conjunto de quadros, podendo variar entre o gosto das duas pessoas.

Contrastar a tonalidade entre o piso e o mobiliário também ajuda – e por vezes a resposta pode estar nos detalhes. Voltando ao exemplo do quarto de piso mais escuro, Miyahara revela que conseguiu criar um contraponto entre o piso e o mobiliário por meio da cabeceira em linho claro.

“Senti necessidade de ter uma coisa um pouco mais acolhedora, que desse um toque um pouco mais suave no quarto. Então optei por essa cabeceira em linho, onde a gente optou por um acabamento de costura em matelassê”, explica.

quarto-de-casal-piso-vinilico-escuro-7 (1)

Explore a assimetria e o movimento das linhas e formas

Para sair do lugar comum, a dica é se permitir a bagunçar com a simetria da decoração do quarto. Explorar linhas e formas diferentes em tamanhos e volumes, além de alternar o visual dos objetos que ficarão em cada lado da cama box, como modelos diferentes de luminárias ou até de mesas de apoio: uma maneira simples, mas eficaz, de tornar o todo mais criativo.

“A decoração não precisa ser tão correta cem por cento do tempo. Acho que brincar com a volumetria e com a noção de movimento no quarto de casal, sempre deixa esse ambiente mais divertido”, sugere o designer.

quarto-de-casal-piso-vinilico-escuro-5 (1)

Sinergia é fundamental

Como dissemos, decorar o quarto de casal é desafiador porque é um ambiente que precisa cativar e acolher as duas pessoas simultaneamente. São vidas que, embora juntas, trazem consigo um repertório de memórias, gostos e hábitos bem diferentes. 

Para entrelaçar essas histórias no ambiente, é possível criar um cantinho de cada e ao mesmo tempo, manter a harmonia no geral. Essa marca pessoal pode ser dada por uma tonalidade, um desenho ou uma textura diferente de revestimentos, móveis, objetos e até mesmo obras de arte.

 “Propus para o casal que cada um escolhesse suas obras de arte. Aí, do lado esquerdo da cabeceira, a gente colocou as escolhidas pela esposa e do lado direito as pelo marido”, relembra Miyahara.

quarto-de-casal-piso-vinilico-escuro-6 (1)

Desenvolva a sensação de amplitude

Se a sua dificuldade é saber como decorar quartos de casal pequenos, acertar na tonalidade do piso vinílico é um excelente ponto de partida para desenvolver a sensação de amplitude, ou seja, faz aquele ambiente parecer maior do que realmente é.

Tons neutros e claros no piso provocam a sensação visual de que o cômodo é maior – o que pode ser ainda mais interessante para aqueles que tenham uma menor incidência de iluminação natural.

Outra possibilidade para criar o efeito de maior profundidade no quarto de casal é explorar o uso de espelhos. Se não houver paredes disponíveis para a instalação, pode ser interessante utilizá-los no guarda roupa com portas de correr espelhadas.

quarto-de-casal-piso-vinilico-escuro-4 (1)

Explore diferentes texturas

Além de conferir maior sensação de acolhimento e serem mais agradáveis ao toque, os pisos vinílicos amadeirados possuem texturas que remetem ao frescor da natureza e reforçam um estilo de decoração mais rústico.

Leves e fáceis de instalar, você pode levar essa experiência visual e tátil às paredes com as réguas de pisos vinílicos amadeirados, seja para destacar um espaço do quarto ou criar um painel de TV.

Quem é mais afeito ao visual das tramas de tecido pode optar também por revestimentos vinílicos com base têxtil. As opções da linha Artwall® da Tarkett são totalmente laváveis, um grande diferencial em relação à revestimentos como o papel de parede.

Preparado para mudar tudo no quarto de casal com essas dicas? Sentiu falta de alguma? Conte para gente nos comentários o que você quer mudar nesse ambiente e aproveite para tirar suas dúvidas.

Leave a comment