Efeitos visuais com pisos e revestimentos vinílicos

Efeitos visuais com pisos e revestimentos vinílicos

Saiba como eles podem te ajudar a paginar ambientes internos

restaurante moderno com piso vinilico marrom

Piso Veneza (à esquerda na imagem) – Linha Ambienta® Coleção Stone / Piso Apia (à direita na imagem) – Linha Ambienta® Coleção Design

A visão humana é naturalmente imperfeita. O que poderia ser considerado uma desvantagem ou até mesmo um defeito, na verdade pode muito bem ser usado a nosso favor para estimular diferentes sensações por meio de efeitos visuais.

Quando aplicado à arquitetura e à decoração, o propósito dos efeitos visuais é tanto o de diluir eventuais limitações quanto o de potencializar as virtudes dos produtos e dos ambientes.

Pisos e paredes são protagonistas na decoração de interiores e são essenciais para o sucesso dessa técnica. Líder mundial em pisos vinílicos, a Tarkett lista abaixo os principais efeitos visuais que você pode obter a partir de pisos e revestimentos vinílicos!

Será que você já conhecia algum deles? Veja só:

Alongar

O efeito de alongamento acontece quando o teto é claro e as paredes possuem revestimentos de tonalidade mais escura, o que realça as linhas horizontais.

A aposta nas grandes réguas no piso, nesse caso, também é muito válida. Uma dica é paginar acompanhando a perspectiva do ambiente.

restaurante moderno com piso vinilico marrom e piso vinilico na parede com formas geometricas

Pisos Apia e Corrientes  – Linha Ambienta® Coleção Design 

Encurtar

Por outro lado, quando um imóvel apresenta uma profundidade além da desejada, você pode encurtar espaços deixando a parede de fundo mais escura ao passo que o teto e as demais ficam em tons mais claros.

 

home office com uma mesa de madeira e uma cadeira preta e vinílico preto atras na parede sala de casa moderna com piso vinilico beje no chão

Revestimento Vinílico de Parede (esquerda) Linha Artwall® Coleção Grenoble – Cor/Ref: 24107104 / Piso Noz-Pecan (direita) – Linha Essence® Coleção Heritage

Ampliar

A sensação de amplitude é oportuna em pequenos espaços. Quem mora em apartamento já deve ter ouvido falar que espelhos ajudam a deixar a sala com a aparência de ser maior, mas você pode ir além.

Tons mais claros e neutros no piso, nas paredes e no teto entregam o prometido e de quebra ainda valorizam a iluminação natural.

quarto moderno com cama branca e piso vinilico beje claro escritório moderno com piso vinilico cinza

Piso Açafrão (esquerda) – Linha Essence® Coleção Hit / Revestimento Vinílico de Parede (direita) Linha Artwall® – Coleção Versailles – Cor/Ref: 21105204

Compactar

Quando o layout é muito amplo, você pode compactá-lo usando tonalidades mais escuras no piso, nas paredes e no teto. O efeito é ainda melhor quando se aproveita do visual de madeiras mais escuras ou de superfícies rústicas como pedras e concreto.

um bar chique com piso vinilico marrom escuro e tudo de madeira restaurante com piso vinilico cinza

Piso Itaúba (esquerda) – Linha Ambienta® Coleção Series / Piso em manta Anthracite (direita) – Linha Decode® Coleção Mineral

Alargar

Paredes laterais mais claras que a de fundo ajudam a alargar o ambiente. Se desejar, você pode potencializar ainda mais esse efeito usando um revestimento de cor mais escura no teto.

sala de estar com uma mesa e parede preta no fundo e piso vinilico marrom

Piso Amburana – Linha Essence® Coleção Heritage

Estreitar

Tons mais escuros no piso e nas paredes laterais com o teto claro vão, por outro lado, ajudar a estreitar o ambiente. Esse efeito pode ser interessante para quem deseja aumentar a sensação de acolhimento, o que cai muito bem em quartos, mas também nos salões de restaurantes.

 

pequenas mesas de um café com poltronas marrom e piso vinilico marrom escuro no chão cama rosa e piso vinilico beje

Piso Tabaco (esquerda) – Linha Ambienta® Coleção Series / Piso Petúnia (direita) – Linha Essence® Coleção Heritage

Rebaixar o teto

Quando o pé direto é alto além da conta, você não precisa ficar preocupado. Uma das formas de rebaixá-lo, sem recorrer a forros de gesso, é usar uma tonalidade mais escura no piso e no teto. Tons amadeirados escuros são uma boa pedida.

quarto de uma casa moderna com janela de vidro grande e uma cama moderna e piso vinilico marrom

Piso Orquídea – Linha Essence® Coleção Heritage

 

Gostou da brincadeira? Use e abuse desses efeitos e deixe a sua casa ou comércio do jeito que quiser! Se você já teve alguma experiência com efeitos visuais na decoração, compartilhe conosco nos comentários:

Leave a comment