Decoração de quarto: como escolher o piso ideal?

Decoração de quarto: como escolher o piso ideal?

Confira ideias simples de decoração de quarto e as principais dicas para acertar na escolha do revestimento de acordo com o estilo de projeto

Piso Vinílico Cor Ibiza – Linha Tech Coleção Essence – Tarkett

Após um dia atribulado, cheio de compromissos, tarefas profissionais e domésticas, atividades em família e um trânsito pra lá de cansativo, contar com um quarto aconchegante e intimista para uma noite de sono revigorante é mais do que crucial.

Para criar uma decoração de um espaço que cumpra satisfatoriamente esta missão, não basta investir em um bom colchão e roupas de cama confortáveis. É preciso ir além: elementos decorativos, a escolha das cores, dos materiais e do piso podem influenciar diretamente na percepção de conforto que teremos dentro deste ambiente.

Pensando nisso, neste artigo do Blog da Tarkett, selecionamos as principais dicas para você acertar na decoração do quarto e escolher o piso ideal para o seu projeto. Quer saber como? Então vem com a gente!

Pisos Vinílicos Cores Tabaco e Cambará – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

 

Decoração de quarto pequeno

A decoração de quarto pequeno exige ainda mais atenção aos detalhes. Nestes ambientes cada vez mais apertados, cada centímetro importa. Para otimizar o espaço, um bom planejamento é fundamental.

Uma excelente dica é apostar em uma decoração de quarto simples, ou seja, priorizar elementos decorativos e um mobiliário que não seja só bonito, mas, também multifuncional.

Camas com baú e/ou gavetas, prateleiras e móveis sob medida são excelentes opções para armazenar diversos itens do dia a dia como roupas de cama e outros objetos, além de aumentar o espaço útil disponível.

Para a paleta de cores, evite tons escuros, que podem passar a percepção de encolhimento, e prefira os tons claros, que são boas apostas para aumentar a sensação de amplitude.

Uma maneira de aplicar essa dica é escolher pisos vinílicos amadeirados com tonalidade clara ou média, pois são ótimos para ampliar a percepção de espaço sem abrir mão do conforto.

Piso Vinílico Cor Cedro – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

 

Decoração de quarto de casal

Decorar um quarto de casal pode ser uma missão muito delicada dentro de um projeto de interiores. Este ambiente impõe o desafio de ser confortável e, ao mesmo tempo, representar a personalidade de duas pessoas na intimidade.

Os hábitos e gostos do casal podem ser bem diferentes, o que pode trazer um impasse na hora de definir o estilo de decoração. Diante a isso, uma opção é trazer elementos que mesclem estilos e criem um diálogo entre os estilos de vida dos moradores.

 

 

A cada escolha, procure se manter coerente com o que já foi estabelecido em termos de harmonia cromática, de estilo de décor e até de desenho das peças. Mesmo quando a ideia é ousar com contrapontos, tudo que você não precisa é que eles sejam excessivamente desequilibrados.

Piso Vinílico Cor Bálsamo – Linha Essence Coleção Hit – Tarkett

 

Decoração quarto solteiro

Diferente do que ocorre no quarto de casal, para decorar um dormitório de solteiro, a liberdade é maior quanto a escolha do estilo. O desafio, no entanto, é analisar com cautela qual proposta de decoração mais faz sentido para o morador.

Para tomar esta decisão, é importante refletir muito sobre os gostos, necessidades e hábitos da pessoa que vai utilizar o quarto, ponderando se estas escolhas continuarão a fazer sentido a curto e médio prazo, por isso, cuidado com modismos!

Se for criar uma decoração de quarto masculino para jovens mais ligados a um estilo urbano, por exemplo, a proposta do ambiente pode seguir uma linha industrial, valorizando elementos brutos e metálicos, acabamentos rústicos e tons mais escuros nos pisos vinílico, utilizando aqueles que imitam pedras e o concreto, por exemplo.

Já no caso de uma decoração de quarto feminino para jovens “tiktokers” e superconectados às redes sociais digitais, as escolhas devem priorizar uma boa iluminação para criar conteúdo, espelhos e um estilo mais despojado e contemporâneo.

Piso Vinílico em Manta Cor Doodle – Linha Imagine Coleção Magic – Tarkett

 

Decoração de quarto infantil

Pode-se dizer que os pequenos não são só a alegria da casa como, também, uma fonte quase inesgotável de energia. É no quarto que as crianças costumam brincar, desenvolver-se e realizar as tarefas escolares, por isso, é muito importante que este ambiente estimule a criatividade e, sobretudo, um crescimento seguro e saudável.

Para criar um projeto que seja lúdico e, ao mesmo tempo, passe o conforto e a segurança necessários para os pequenos, além da escolha dos móveis e brinquedos apropriados, é muito importante selecionar um revestimento adequado para o quarto infantil.

A Tarkett, por exemplo, possui pisos vinílicos em manta especialmente desenvolvidos para ambientes infantis. Além de garantir uma limpeza prática e resistência a riscos e manchas, as soluções da coleção Magic da Linha Imagine oferecem mais conforto térmico e acústico para as crianças brincarem no chão; são antialérgicas; colaboram com a boa qualidade do ar interno; reduzem o impacto de quedas e apresentam designs criativos e inspiradores.

Piso Vinílico Cor Begônia – Linha Essence 30 – Tarkett

 

Como escolher o piso para o quarto?

Cada vez mais consolidado como um dos pisos mais especificados por arquitetos e designers de interiores, o vinílico se destaca entre as opções de revestimentos disponíveis no mercado para serem aplicados nos dormitórios.

Além do excelente custo-benefício deste material, as vantagens que ele agrega para o quarto são imbatíveis quando comparadas com outros tipos de revestimento, como o laminado e o porcelanato.

Prático de se limpar no dia a dia e muito aconchegante, o vinílico é considerado um piso atérmico, ou seja, mantém uma temperatura agradável durante todo o ano, tornando o caminhar descalço mais agradável no dormitório.

Outro benefício deste revestimento é a excelente acústica, reduzindo consideravelmente os ruídos como aqueles provocados pelos calçados, evitando que isso atrapalhe uma noite de sono. Nada mal, não é mesmo?

Diversas linhas de pisos vinílicos da líder mundial neste segmento, entre opções coladas, clicadas, modulares e em manta, podem ser aplicadas em quartos. Conheça tudo que a Tarkett tem a oferecer para o seu quarto clicando aqui!

 

gnte tenho a impressão de já ter lido isto, pode ser?

Oii, Jefferson! Provavelmente você já deve ter visto essas dicas sim! O conteúdo veio de um vídeo da Tarkett inclusive: https://www.youtube.com/watch?v=r_O68WBN7u0&ab_channel=TarkettBrasil

Leave a comment