Pisos para academias: conheça as vantagens do piso vinílico

Pisos para academias: conheça as vantagens do piso vinílico

Vinílico é o piso ideal para prática de exercícios com segurança e conforto

academia-piso-vinilico-escuro-1

A procura por uma vida mais saudável por meio da prática de exercícios físicos tem impulsionado o mercado de academias comerciais e residenciais em todo o mundo. 

Uma pesquisa da IHRSA (International Health, Racquet and Sportsclub Association) publicada no ano passado estima que o Brasil possui 35 mil academias comerciais, atrás somente dos Estados Unidos (39 mil), com uma base de clientes estimada em 9.6 milhões de pessoas.

Ao mesmo tempo, as academias no âmbito residencial viraram um importante trunfo de construtoras e incorporadoras para valorizar empreendimentos, além de aquecer o mercado de fornecimento de equipamentos para quem dispõe de espaço para uma academia particular.

Seja qual for a finalidade, o piso é essencial para o sucesso de uma academia. O revestimento de áreas para atividades físicas precisa ser fácil de limpar, resistente e seguro contra quedas e escorregamento.

As necessidades de uma academia se encaixam perfeitamente com as vantagens oferecidas pelo piso vinílico. Além disso, ele é capaz de deixar o ambiente mais vibrante, com infinitas possibilidades de paginações e combinação de cores, texturas e formatos.

Para sua academia, é recomendo que você escolha e combine pisos vinílicos em mantas comerciais e/ou LVTs, extraindo os benefícios que cada um destes modelos colados pode oferecer em diferentes áreas do projeto.

Conheça abaixo as vantagens do piso vinílico para academias e quais características você deve ficar atento para não errar na escolha:

Facilidade de limpeza

A higiene é um requisito básico de qualquer academia tanto na captação quanto na retenção de usuários, já que é um espaço que reúne pessoas transpirando em frequente contato com o piso e os aparelhos.

O piso vinílico é fácil de limpar: misture água e detergente neutro e com o pano úmido, esfregue, enxague e seque a superfície com pano limpo. A secagem após a limpeza é essencial para manter a superfície segura para os usuários.

academia-piso-vinilico-escuro-2

Lembre-se que os vinílicos colados podem ser lavados, mas os clicados nunca. Este é um dos fatores que nos levam a não recomendar o uso de modelos clicados em academias, além das juntas serem muito sensíveis para essa finalidade de aplicação.

Muitas academias precisam executar a limpeza com o local em funcionamento, o que exige do piso soluções que agilizem a higienização das superfícies para atender todo o espaço no menor tempo possível.

É o caso da Extreme Protection, tecnologia exclusiva da Tarkett no Brasil presente nas coleções de LVTs da linha Ambienta®, o que permite uma limpeza de piso de academia até 7x mais fácil, além da proteção adicional contra os raios UV.

Resistência e segurança

O piso de academia deve resistir a uma rotina agitada que envolve o intenso tráfego de pessoas que entram e saem do local, além é claro daquelas que estão praticando exercícios.

Ele deve possuir características como excelente resistência à abrasão e ao escorregamento, bem como uma absorção de impacto que assegura aos usuários proteção extra nas quedas.

A dica para não errar na escolha é observar se a capa de uso do piso vinílico escolhido é compatível com o alto tráfego de uma academia, cuja classificação de uso comercial mínima recomendada é 33.

piso vinilico marrom na academia

Quanto maior a capa de uso, mais resistente será o piso vinílico. A Tarkett recomenda que a capa mínima seja de 0,5 mm, mas existem opções de até 0,8 mm, sendo esta última um diferencial das linhas de pisos vinílicos em mantas Flourish® e Omnisports®.

Parte nobre das academias, a área de musculação exige cuidado especial na especificação. O vinílico não é recomendado para espaços onde há pesos livres para exercícios, sendo indicada nesse caso a aplicação de superfícies emborrachadas.

Fique atento à carga pontual dos aparelhos: como qualquer tipo de piso, cada metro quadrado de vinílico é capaz de suportar uma quantidade específica de peso. Mais do que peso total de um aparelho, é preciso saber como isso está distribuído pela base do equipamento – quanto maior a base, melhor será a distribuição da carga. 

Para não riscar o piso e também para que a borracha não reaja com o piso vinílico e assim provoque manchas na superfície, é importante proteger as bases de borracha dos equipamentos com feltro.

Conforto e bem-estar

O barulho é usual em academias, mas nem por isso deve ser um fator a ser relevado, especialmente nos estabelecimentos que oferecem atividades que requerem concentração como o yoga.

A excelente acústica é uma das principais características do piso vinílico e a abrangente gama de absorção permite variar a capacidade conforme a necessidade. Espaços que precisam de desempenho acústico ainda melhor, como salas de atividades e corredores, podem contar com a versão Acoustic dos pisos da linha Decode®, capazes de absorver quase 20 decibéis. 

Fique atento: os pisos da versão Acoustic não são indicados para áreas de equipamentos, pois podem marcar com o peso. Nesse caso, o piso compacto é a melhor opção.

academia-piso-vinilico-claro-3

O vinílico também contribui com uma qualidade superior do ar interno, pois emite baixos índices de compostos orgânicos voláteis (COVs) e não possuem formaldeído, tolueno ou outros compostos tóxicos em sua composição, como ftalatos e metais pesados.

Por ser atérmico, ele colabora significativamente com a estabilidade da climatização e proporciona mais conforto térmico aos frequentadores de academias e aos colaboradores.

Cores e texturas para todos os espaços

A diversificação de serviços levou as academias a investirem em novos ambientes para atrair e reter os usuários por mais tempo. É o caso, por exemplo das que oferecem espaços para alimentação saudável e relaxamento após os exercícios.

Os vinílicos reúnem a maior variedade em opções de cores, formatos e texturas para criar paginações personalizadas, de forma que usuários e colaboradores possam ser estimulados sensorialmente por meio do design.

academia-piso-vinilico-claro-2

Estampas de madeira, por exemplo, são bastante utilizadas nas áreas de exercício para estimular sensações de frescor e leveza. Já os padrões que remetem às pedras ou às tramas de tecido ajudam a criar composições modernas e contemporâneas nos halls de entrada e cafeterias. Paginações com diferentes cores e estampas podem sugerir mudanças de ambientes e ajudar na sinalização.

Líder mundial em vinílicos, a Tarkett tem mais 130 anos de experiência na fabricação e especificação de pisos vinílicos para academias e superfícies esportivas. Confira aqui o portfólio completo de soluções da empresa para o piso da sua academia.

Leave a comment