Conheça o Programa ReStart da Tarkett

Conheça o Programa ReStart da Tarkett

Iniciativa inspirada nos princípios de Cradle to Cradle já reaproveitou 70 toneladas de sobras de pisos

 

Cada vez mais em pauta, a sustentabilidade é fundamental para a manutenção da vida humana a longo prazo. Na Tarkett, acreditamos que esse tema não deve ser tratado apenas como uma proposta complementar de uma empresa, instituição ou pessoa – ele deve estar inserido nos pilares que guiam todas as tomadas de decisão no dia a dia. 

Ainda em 2018, a Tarkett desenvolveu o programa ReStart que, baseado nos conceitos de economia circular, já resultou na coleta de 70 toneladas de sobras de pisos (dados até julho de 2021), reutilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos. Neste artigo, vamos apresentar para você como funciona essa iniciativa. Vem com a gente!

Cradle to Cradle (“do berço ao berço”)

Antes de entender como funciona nosso programa ReStart, é importante que você compreenda os conceitos que guiam esse projeto. Aliás, você já ouviu falar o que é o design circular e o Cradle to Cradle (“do berço ao berço”)? 

Criados por William McDonough e Michael Braungart, esses termos abordam soluções para uma produção industrial mais responsável e que desenvolva uma cultura positiva para o meio ambiente, por meio da redução de resíduos sólidos e descartes originados da ação humana.

Para isso, o que os autores defendem no livro-manifesto Cradle to Cradle é que as empresas podem ser responsáveis de ponta a ponta pelos seus produtos e evitar o desperdício, se acompanharem a vida útil deles da fabricação ao descarte. Ou seja, se comprometendo a desenvolver soluções em seus ciclos produtivos para alcançar o lixo zero, no qual o produto final – ao ser descartado – retorna à fábrica para ser aproveitado como matéria prima.

Capa do livro-manifesto Cradle to Cradle, publicado em 2002

O que é o Programa ReStart?

Na construção civil, o descarte das sobras e recortes de materiais das obras é um grande desafio, de modo que projetos de logística reversa se tornam necessários para que a economia circular se estabeleça, de fato, neste segmento.

Estima-se que a instalação de um piso vinílico do tipo LVT usando uma paginação simples (estilo ‘tijolinho’) gera, em média, de 3% a 5% de descartes. Nas mantas, essa média fica entre 8% e 15%. 

Além disso, seja qual for o formato de piso vinílico, o descarte pode ser maior de acordo com a complexidade da paginação e da quantidade de desenhos escolhida para o projeto. Ainda assim, o vinílico é um revestimento que apresenta um melhor aproveitamento de material na instalação do que outros tipos, como a cerâmica e o porcelanato, por exemplo.

Pensando nisso, para reduzir o desperdício usando conceitos da economia circular, o programa ReStart foi criado para recolher sobras e recortes de pisos vinílicos nas obras e reformas espalhadas pelo Brasil e reaproveitá-las na fabricação de novos produtos na planta industrial da Tarkett em Jacareí-SP.

Em prática desde 2018, o programa já resultou na coleta de 70 toneladas de sobras de pisos (dados até julho de 2021) no Brasil. A iniciativa também é um projeto a longo prazo: globalmente, a empresa pretende triplicar o uso de materiais reciclados na composição de novos produtos nas suas fábricas até 2030.

O ReStart também integra o escopo de ações do Grupo Tarkett em todo o mundo para contribuir de forma tangível com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030.

Somos responsáveis pelo que fabricamos e a ideia do programa, como o nome sugere, é reiniciar o ciclo do vinílico de modo que nosso papel como fabricante não termine ao entregar o produto à revenda.

Coleta de sobras e recortes de pisos vinílicos diretamente na obra

Como funciona na prática?

Para cumprir as metas estabelecidas e ampliar o programa nacionalmente, a Tarkett aposta no estreitamento da parceria com revendedores e distribuidores da empresa em todo o país, beneficiando aqueles que topam aderir ao ReStart. 

Ao adquirir os pisos vinílicos da empresa, as revendas que participam do programa recebem uma bag exclusiva, onde poderão armazenar as sobras de pisos que não foram contaminadas com adesivo ou contrapiso e seriam descartadas após o término da instalação.

Outro incentivo promovido pela marca para a ação dos revendedores é dar visibilidade aos participantes no site da empresa com a inclusão do selo ReStart, que garante prioridade no resultado de busca de revendas autorizadas.

Viu só como sua obra com pisos vinílicos pode ajudar o planeta destinando seus descartes corretamente? Comente o que você achou desta iniciativa da Tarkett e use os comentários também para nos dar dicas sobre como podemos ajudar ainda mais o planeta!

Leave a comment