Escritórios mais saudáveis: pisos que ajudam a promover o bem-estar no local de trabalho

Escritórios mais saudáveis: pisos que ajudam a promover o bem-estar no local de trabalho

O conceito de criar espaços internos que, além de produtivos, influenciem na saúde e bem-estar dos colaboradores, não é novo, e vem sendo cada vez mais adotado pelas grandes companhias.

Um ambiente em que as pessoas se sintam mais saudáveis, tanto física quanto mentalmente, gera mais bem-estar, eleva a qualidade de vida, traz mais felicidade, aumenta o engajamento e, consequentemente, faz com que todos os ocupantes fiquem mais produtivos. E quando falamos em produtividade, também falamos em absenteísmo, presenteísmo e de retorno financeiro para o investidor.

Um estudo intitulado como “O Impacto do Bem-Estar nos Custos e no Desempenho Organizacional” mostra que, se for aumentado em 10% o bem-estar dos colaboradores, a performance no trabalho aumentará 5%, resultando em acréscimo de 6% melhores dias de trabalho.

Além disso, há uma redução de 5% de abstenções no trabalho não agendadas, 16% de idas a salas de emergências, de 20% em entradas em hospitais, 24% de redução no presenteísmo, 60% com custos médicos e 66% com custos de prescrições médicas. Lembrando que os planos de saúde são o 2º maior encargo na folha de pagamento das empresas.

Empresas que tomam medidas para melhorar o bem-estar dos funcionários já estão vendo resultados positivos. Segundo um estudo realizado pela Warwick University, na Inglaterra, funcionários felizes e saudáveis produzem até 12% mais. O motivo? Os trabalhadores mais felizes usam o tempo em horário de expediente de forma mais eficaz, aumentando o ritmo de trabalho sem sacrificar a saúde.

Fonte: www.sustentarqui.com.br/escritorios-saudaveis-sao-mais-produtivos.

 

 

 Quanto tempo passamos em ambientes fechados durante o expediente?

Passamos cerca de 90% de nosso tempo em ambientes fechados. Portanto, é fundamental que o ar interior seja o mais limpo possível.

A presença de material particulado (pó fino) nos ambientes é fator determinante para a má qualidade do ar e está diretamente relacionada a possíveis problemas de saúde. Quando inaladas, essas partículas podem contribuir para a disseminação de contaminantes microbianos, como: mofo, pólen e alérgenos.

Entre as principais fontes de emissão de material particulado para a atmosfera está a suspensão de poeira do solo. Isso inclui a poeira que se acumula no piso e que é diariamente suspensa devido ao tráfego e durante a limpeza.

 

 O que torna um local de trabalho saudável?

Abaixo, estão três dos principais segredos para tornar o local de trabalho mais alegre, saudável e produtivo:

  • Ar limpo: a boa qualidade do ar interior está diretamente ligada à melhoria da função cognitiva;
  • Boa acústica: ambientes mais silenciosos ajudam a melhorar a concentração, reduzem os níveis de estresse e evitam a ocorrência de problemas de saúde;
  • Temperatura confortável: manter um bom equilíbrio de temperatura e umidade no escritório é a chave para que os colaboradores se sintam mais confortável e tenham melhor desempenho no trabalho.

 

 

 

Torne o local de trabalho mais satisfatório com pisos Tarkett

E quando voltamos a falar em acúmulo de poeira, além da base e superfície do mobiliário, o piso é um dos locais que costuma acumular mais material particulado.

Todos esses benefícios são oferecidos pelas linhas de pisos vinílicos e carpetes Tarkett.

É isso mesmo! A Tarkett Brasil conta com duas linhas de carpetes – Desso® e Basic® – que são ideias para ambientes corporativos e ajudam a promover a melhoria do ar no ambiente.

Carpetes Desso®

A linha de carpetes em placa Desso® possui certificação Cradle to Cradle®, que garante um ciclo de vida sustentável e o reaproveitamento de recursos.

 

 

Carpetes Basic®

Produzidos com fios de polipropileno, os carpetes em placa Basic® possuem alta resistência a manchas, além de excelente acústica e design atraente sofisticado.

Quer ter um escritório saudável? Acesse www.tarkett.com.br/segmentos/pisos-corporativos e confira todas as nossas linhas criadas especialmente para esses ambientes. 

 Gostou do artigo? Acompanhe nosso blog e siga a Tarkett nas redes sociais para ver mais dicas como essas!    

Leave a comment