Como ter uma casa sustentável por meio da decoração com pisos vinílicos?

Como ter uma casa sustentável por meio da decoração com pisos vinílicos?

Dicas para fazer uma decoração sustentável em casa ou apartamento utilizando um dos mais eficientes tipos de revestimento

Qual é a durabilidade do piso vinílico e como aumentá-la?

Piso Vinílico Cor Lírio – Linha Essence 30 – Tarkett

Mais do que produtos bonitos e resistentes, há uma crescente procura por informações sobre como ter uma casa sustentável por meio da decoração. Felizmente, a sustentabilidade é um fator cada vez mais considerado na decoração das residências brasileiras.

Uma casa sustentável começa por um planejamento que a torne mais eficaz no consumo de água e energia e, principalmente, no reaproveitamento dos resíduos gerados por ela.

Uma decoração sustentável, por sua vez, começa por escolher produtos de origem comprovada por meio de fabricantes compromissados com a redução ou até a mitigação do impacto socioeconômico de sua atividade industrial.

Marca líder mundial na fabricação de piso vinílico e uma das grandes defensoras dos princípios da economia circular, a Tarkett traz neste artigo algumas dicas para que você aplique a sustentabilidade por meio da decoração com o vinílico! Confira:

Instalação rápida e limpa

A instalação de revestimentos costuma ser uma das etapas mais complicadas de toda a obra, sobretudo se for uma reforma na qual a troca do piso é uma das prioridades. 

O quebra-quebra pode gerar entulho, poeira e barulho por vários dias a depender do tamanho da residência, um transtorno que pode ser evitado a partir da escolha de materiais mais eficientes neste processo.

Com versões que podem ser instaladas em até 48h, o vinílico pode ser aplicado tanto no contrapiso original quanto sobre revestimentos já existentes, como placas de cerâmica ou porcelanato, desde que estejam nas condições adequadas para esta sobreposição – veja mais neste post.

Ao fazer menos sujeira e necessitar de menos recortes para paginar, você gastará menos recursos para limpar e liberar o piso para circulação, economizando água e dispensando o uso de produtos específicos para limpeza.

Confira as principais dicas para garantir um piso bonito por muito mais tempo

Piso Vinílico Cor Algodão – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

Atenção à geração e à destinação de resíduos

Entulho, sobras e aparas são normais em qualquer obra, mas assim como ocorre com o lixo doméstico, somos responsáveis por direcionar esses resíduos para um descarte ecologicamente correto.

Contrate fornecedores capacitados para destinar os resíduos mais pesados de obra, que podem ser reaproveitados na fabricação de outros materiais de construção. Infelizmente, ainda é comum nos deparamos com caçambas lotadas de entulho descarregadas irregularmente em terrenos baldios.

Vale conhecer também quais marcas oferecem programas de logística reversa, ou seja, aquelas que viabilizam maneiras de recolher esse material excedente e assim reaproveitá-los no processo produtivo.

Por meio do programa ReStart e em parceria com seus revendedores e clientes, a Tarkett recolhe sobras de obras de pisos e acessórios, deixando de enviar para aterros mais de 105.000 toneladas, entre 2010 a 2019, no Brasil, Europa e Estados Unidos.

piso vinilico com formatos geometricos cinza e uma mesinha com planta em cima

Piso Vinílico Cor Sintra – Linha Ambienta Coleção Design – Tarkett

Limpeza consciente

Manter uma casa limpa é fundamental para a saúde e o bem-estar dos moradores, mas o uso consciente dos recursos naturais também deve ser levado em conta na hora de higienizar uma casa.

Ao escolher produtos que facilitam a limpeza, tornando-a mais ágil e eficiente, você corrobora com o menor consumo de água potável para completar um processo que, muitas vezes, é realizado diariamente.

Por mais que um piso vinílico colado possa ser lavado, seja qual for o revestimento, o melhor caminho é sempre utilizar o balde ao enxaguar ao invés da tradicional mangueira.

Para limpar o piso vinílico, basta varrer a superfície previamente, passar um pano úmido com detergente neutro diluído em água e depois secar com pano seco. Esse processo é mais racional no uso dos recursos naturais e ainda dispensa o uso de produtos abrasivos e derivados de petróleo.

sala de jantar moderna com piso vinilico amadeirado claro

Piso Vinílico Cor Açafrão – Linha Essence Coleção Hit – Tarkett

Qualidade do ar interno

Engana-se quem pensa que a sustentabilidade está exclusivamente associada ao ponto de vista ecológico. Para ser viável, além de meio ambiente e recursos naturais preservados, também é preciso cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas.

É provável que você pouco tenha ouvido falar sobre eles, mas conhecer mais sobre os Compostos Orgânicos Voláteis (COVs) vai lhe ajudar a garantir a qualidade do ar que respira em ambientes internos. Os COVs são substâncias gasosos emitidas pela maioria dos produtos industrializados, mas que podem ocorrer mais ou menos frequência e intensidade a depender da composição utilizada pelo fabricante.

Pode parecer algo supérfluo, mas o ar interno de uma casa pode ser tão ou mais poluído que o externo de acordo com os materiais que você escolher, além do fato de passarmos a maior parte do tempo em locais fechados. A depender da substância exalada e da relação entre quantidade/concentração, os COVs podem causar desde problemas respiratórios até desenvolver atividades cancerígenas. 

Dê preferência aos materiais que emitam baixos índices, ou seja, que obedeçam às normas regulatórias para materiais de construção. Os pisos vinílicos da Tarkett estão livres de ftalatos, formaldeídos e emitem índices de COVs muito abaixo inclusive dos limites estabelecidos em norma.

Qual é a durabilidade do piso vinílico e como aumentá-la?

Piso Vinílico Cor Murano – Linha Ambienta Coleção Stone – Tarkett

 

Viu só como o piso vinílico pode lhe ajudar a ter uma decoração sustentável, além de proporcionar uma vida mais confortável dentro de casa? Para conhecer ainda mais sobre os compromissos da Tarkett com a sustentabilidade, clique aqui.

Call to Action Tarkett orçamento

Leave a comment