Ilha Gourmet: como decorar com pisos vinílicos?

Ilha Gourmet: como decorar com pisos vinílicos?

Saiba como aplicar o vinílico nesta tendência em cozinhas e varandas

sala de jantar moderna com piso vinilico amadeirado claro

Piso Vinílico Cor Açafrão – Linha Essence Coleção Hit – Tarkett

O piso vinílico é resistente e funcional o bastante para ser instalado em tantos lugares de uma casa ou apartamento, o que o torna um tipo de piso apto inclusive para aplicações tidas como ‘fora da caixa’, como é o caso da chamada ilha gourmet.

Já explicamos aqui no Blog da Tarkett como o piso vinílico pode ser uma alternativa interessante para instalações que vão das paredes ao teto

Líder mundial neste tipo de revestimento, a Tarkett vai explicar agora como o vinílico também pode ser uma boa alternativa para sua ilha, mas antes precisamos explicar melhor como surgiu este conceito! Confira:

Evoluindo o conceito de cozinha americana

Cada vez mais presente nos projetos de cozinha e varanda gourmet, a ilha pode ser considerada uma evolução do conceito de ‘cozinha americana’, que preconizava a lógica de ambientes integrados a partir de um balcão entre a cozinha e a sala de estar ou sala de jantar.

Esse balcão, seja de apoio ou até mesmo adaptada como numa mesa para as refeições, nem sempre leva a integração total aos ambientes, pois há projetos em que não é possível derrubar todas as paredes em volta para circulação por motivos estruturais.

Além disso, outra queixa comum neste conceito é o fato da pessoa que prepara a comida estar sempre de costas à rotina da casa, já que seu olhar está continuamente voltado à parede do frontão da pia. 

Ou seja, por mais integrado que o ambiente esteja, essa tradicional disposição do layout de uma casa ou apartamento acaba ‘excluindo’ convívio social quem estiver usando a cozinha. Pode parecer um exagero falar em ‘exclusão’, afinal, as cozinhas sempre foram assim.

dicas-decorar-sala-piso-vinílico-cimento-queimado-ambiente-integrado-2

Piso vinílico vai muito bem varandas gourmet

No entanto, nota-se que cada vez mais a interação interpessoal tem sido valorizada em tempos de fácil conectividade digital, de forma a desafiar arquitetos e designers de interiores a criar espaços que incentivem a boa e velha troca sem necessariamente estar preso a uma tela de computador ou celular.

A ilha gourmet casa perfeitamente com este contexto, pois dá a cozinhas e varandas o protagonismo que o preparo das refeições merece, colocando-a no centro do ambiente e das atenções de uma casa ou apartamento.

Mais do que um mero apoio ou bancada de refeições, a ilha gourmet passou a ser projetada tanto para receber o fogão/cooktop quanto a pia – e quando há espaço, ela pode absorver tudo isso, agregando função, praticidade e sociabilidade.

Posso usar piso vinílico em torno da ilha gourmet?

A ilha gourmet geralmente está presente em projetos de cozinhas, portanto, ela está no rol de ambientes internos em que o vinílico pode ser aplicado no piso sem nenhum problema, sobretudo se for a versão colada. Para saber onde não se deve instalar o vinílico, clique aqui.

Mas e se cair água, corre-se o risco de perder o piso como ocorre com outros tipos, como é o caso do piso de madeira ou piso laminado? Não, o piso vinílico colado resiste bem ao contato com a umidade ocasional, podendo inclusive ser lavado! Já o modelo clicado, no entanto, não pode ser lavado, então não recomendamos a instalação deste modelo na cozinha.

O vinílico é indicado para ambientes como a cozinha justamente por ser fácil de limpar e difícil de manchar caso você derrube restos de alimentos ou líquidos. A regra de ouro para não estragar o piso é sempre limpar rapidamente, ou seja, nunca deixar para depois – conheça outros erros sobre limpeza de vinílico aqui.

Limpeza de piso vinilico

Limpeza fácil: piso vinílico é super recomendado para cozinhas

Caso a ilha esteja localizada na varanda, é importante contar com um piso vinílico que proporcione uma proteção extra contra os raios UV, como é o caso da Extreme Protection, tecnologia exclusiva da Tarkett que explicamos em detalhes neste post.

Lembre-se: você sempre vai precisar contar em varandas com a proteção de cortinas e persianas, pois mesmo fechadas em vidro, é preciso controlar a incidência direta e contínua dos raios solares, sob o risco de desbotar não só o piso, mas todos os acabamentos da varanda.

Posso usar o piso vinílico para revestir a ilha gourmet?

Sim, você pode usar o piso vinílico para revestir a maior parte de uma ilha gourmet, mas não é possível utilizar as placas e réguas deste tipo de revestimento para fazer o acabamento na parte superior da bancada, próximo ao fogão e/ou à pia.

Neste caso, é melhor utilizar como tampo de bancada as superfícies que lidam melhor com a presença contínua e frequente de umidade, como é o caso de pedras tais como granitos e mármores ou até mesmo placas de porcelanato.

O vinílico não pode ser utilizado na superfície porque o contato com água que eventualmente escapa da pia levaria ao descolamento das peças, fator que também limita o uso de vinílicos ambientes como banheiros com chuveiros.

Além da umidade por conta da pia, a instalação próxima a um fogão acabaria por danificar o vinílico dada a proximidade com as chamas, que poderiam expandir e danificar o formato do revestimento pelo excesso de calor.

Balcão com piso vinilico

Pisos Vinílicos Cores Sapucaia; Faia; Jequitibá; Carambola e Castanha – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

No entanto, assim como na decoração de paredes, você pode utilizar as placas e principalmente as réguas do vinílico para ir além das tradicionais cores neutras da pintura no frontão da bancada, protegendo-a inclusive de impactos e da sujeira.

É uma ótima opção para o acabamento das ilhas utilizar piso vinílico que imita madeira, um recurso muito aplicado na arquitetura e decoração de interiores para aquecer visualmente e que pode deixar os ambientes mais acolhedores.

Você pode utilizar o vinílico tanto para dar um destaque à ilha por meio do contraste entre tonalidade amadeiradas – falamos disto aqui – quanto para dar continuidade à paginação do piso, que não ‘para’ ao chegar à parede da bancada.

Você já conhecia essa possibilidade de usar o piso vinílico na decoração de ambientes e da própria ilha gourmet? Agora ficou mais fácil inovar no décor de cozinhas e varandas com as linhas de LVT da Tarkett. Conheça todo o nosso portfólio clicando aqui!

cta-tarkett-info-preco-amarelo

Leave a comment