Por que o piso vinílico é resistente e funcional?

Por que o piso vinílico é resistente e funcional?

Conheça os principais benefícios desse revestimento para o seu projeto

Confira as principais dicas para garantir um piso bonito por muito mais tempo

Piso Vinílico Cor Algodão – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

Para desfrutar dos benefícios proporcionados por este tipo de revestimento, é importante que você entenda como o piso vinílico é resistente e funcional para o seu projeto.

Essa opção para revestir está cada vez mais popular em projetos de residências e escritórios brasileiros nos últimos anos, sendo considerado o ‘queridinho’ de arquitetos e designers de interiores. 

E a lista de motivos que justificam essa escolha é extensa: entre eles, a capacidade de oferecer mais conforto aos ambientes, instalação rápida, além de agregar um ótimo custo benefício.

Produzido a partir de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos, o vinílico é um material leve e flexível, o que pode criar a falsa sensação de se tratar de um revestimento frágil. No entanto, duas das suas principais qualidades são justamente a alta resistência e a ampla funcionalidade.

Para não restar nenhuma dúvida sobre as vantagens desse tipo de piso, a Tarkett, líder mundial neste segmento, apresenta neste artigo tudo para que você precisa saber sobre a resistência e a funcionalidade do vinílico! Confira:

Versátil para o cotidiano

Limpeza do piso vinílico: rotina simples e descomplicada

Ter mais tempo para o lazer ou para realizar outras atividades dentro de casa certamente está na lista de desejos das pessoas. No entanto, para ter uma casa que de fato contribua para o cotidiano e facilite a execução de diferentes tarefas ao longo do dia, o projeto deve ter como ponto de partida a praticidade.

Seja na hora de escolher o mobiliário ou o revestimento do seu imóvel, você deve optar pelos produtos que facilitem o seu dia-a-dia e, sobretudo, cumpram diferentes funções no ambiente.

O vinílico pode não só ser utilizado para revestir o piso como também vai muito bem em paredes e até mesmo o teto – isso mesmo, o teto!

No caso dos revestimentos, o piso é fundamental para tornar o lar descomplicado. Além do conforto e da beleza, é importante que o material seja fácil de limpar, resistente a manchas e versátil.

Atendendo a todos esses requisitos, para manter o vinílico sempre limpo e com cara de novo, é muito simples e rápido: basta realizar a limpeza periódica diluindo detergente neutro em água aplicado no piso como um pano úmido ou MOP e utilizar outro pano, limpo, para secar o revestimento.

Esse procedimento dispensa a necessidade de se utilizar outros produtos químicos ou abrasivos, principalmente os derivados de petróleo, sendo este um dos principais erros na limpeza dos vinílicos – confira outros aqui.

Se você tem o hábito de lavar o piso, a melhor opção é o vinílico colado, que é resistente à água. Porém, evite deixar água empoçada sobre a superfície do piso e seque imediatamente após a lavagem. Fique atento: vinílicos clicados não podem ser lavados.

Para ainda mais praticidade, as linhas de Luxury Vinyl Tiles (LVTs) da marca para projetos residenciais e comerciais contam com a exclusiva tecnologia Extreme Protection

A tecnologia consiste em um protetor de superfície que fecha a porosidade do piso, facilitando a limpeza dele até sete vezes mais que um piso vinílico comum dos concorrentes.

Linha Essence Coleção Heritage Cor Orquídea

Piso Vinílico Cor Orquídea – Linha Essence Coleção Hit – Tarkett

Resistência para diferentes cenários

Mais do que oferecer praticidade e agilizar a limpeza, a tecnologia Extreme Protection confere aos pisos proteção adicional contra raios UV, o que minimiza os danos de desbotamento e amplia a durabilidade do produto em ambientes com maior incidência de iluminação natural.

Além disso, todos os revestimentos da Tarkett possuem características antichamas, ou seja, diminuem o risco de propagação de um incêndio e oferecem mais segurança do que outros materiais como, por exemplo, o piso de madeira.

Outro ponto muito importante para explorar ao máximo a resistência e durabilidade desse revestimento é levar em conta as características do ambiente onde ele será instalado.

A dica é analisar ou planejar qual será a rotina e o tráfego do local que receberá o piso, e assim, optar pelo modelo com as características que melhor atendam a todas essas necessidades, indo além da estética.

Por exemplo, lugares mais movimentados precisam de proteção extra. Neste caso, escolha modelos que contem com uma maior espessura de capa de uso. A capa de uso é uma camada de poliuretano (PU) aplicada na superfície dos pisos vinílicos do tipo Luxury Vynil Tile (LVT). 

As capas acima de 0,7 mm de espessura geralmente são destinadas a projetos comerciais com tráfego pesado, já para os projetos residenciais com tráfego leve, a capa mínima necessária é de 0,15 mm.

Piso Vinílico Cor Deepmetal – Linha Ambienta Coleção Stone – Tarkett

Piso Vinílico Cor Deepmetal – Linha Ambienta Coleção Stone – Tarkett

Qual a vida útil do piso vinílico?

Por fim, como mostramos acima, o piso vinílico se destaca por ser mais resistente e funcional do que outros materiais disponíveis no mercado, como por exemplo o piso laminado

A Tarkett oferece 10 anos de garantia contra defeitos de fabricação para todas as linhas da marca. No entanto, a vida útil de um piso vinílico pode ser maior ou menor principalmente dos cuidados que você terá com ele.

A instalação correta é fundamental neste contexto, pois o vinílico demanda contrapisos em boas condições tanto para resistir quanto para ficar bem-acabado. É preciso ficar de olho, principalmente, em desníveis e problemas de umidade – saiba mais clicando aqui.

O piso vinílico também pode ser instalado sobre outros revestimentos, como por exemplo a cerâmica. Para evitar qualquer problema, contrate mão de obra especializada não só para a aplicação, mas também para corrigir eventuais ondulações, desníveis e quebras com a aplicação de massas autonivelantes.

Se você pretende utilizar seu revestimento por muito tempo, siga todas as orientações do fabricante – você também pode conferir outras dicas de como aumentar a durabilidade do seu vinílico aqui.

cta-tarkett-info-preco-amarelo

Leave a comment