Como tornar e manter a sala de estar mais acolhedora?

Como tornar e manter a sala de estar mais acolhedora?

Confira algumas dicas de decoração para deixar sua sala aconchegante e muito mais convidativa 

Piso Vinílico Algodão Linha Ambienta Coleção Series - Tarkett

Piso Vinílico Cor Algodão – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

Nada melhor do que chegar em casa e se sentir abraçado pelo ambiente, não é mesmo? Essa sensação de conforto está diretamente relacionada com a decoração do lar, que precisa ser pensada com cuidado para combinar elegância e aconchego. Aliás, de nada vale um projeto bonito, mas que não ofereça bem estar e combine com o estilo de vida dos moradores.

Dentro de casa, a sala de estar é o principal cômodo onde podemos aproveitar momentos de convívio em família ou com amigos. Por isso, é fundamental que o projeto seja convidativo e garanta que qualquer visitante se sentirá acolhido. 

Tapetes e estofados macios são as primeiras soluções pensadas quando falamos em sensação de aconchego, no entanto, não são o suficiente: é necessário complementar o décor de ponta a ponta para alcançar esse efeito.

Conhecer alguns truques de design de interiores e arquitetura pode fazer toda a diferença para criar uma sala acolhedora. Pensando nisso, a Tarkett, líder mundial em pisos vinílicos, reúne abaixo as principais dicas para tornar seu projeto mais aconchegante. Vem com a gente!

Planejamento em primeiro lugar

Um planejamento cuidadoso é fundamental em qualquer projeto. E nas salas, principalmente quando o espaço é limitado, pensar em cada peça que será colocada é essencial para um bom aproveitamento do cômodo e evitar que ele se torne trabalhoso no cotidiano.

Para aproveitar cada metro quadrado com perfeição, a dica é refletir primeiramente sobre qual é a rotina dos moradores da casa, as necessidades para o ambiente e o estilo que você quer dar a ele.

Por exemplo: o espaço será utilizado apenas como sala de estar ou o cômodo será compartilhado com a sala de jantar? Será necessário reservar no projeto um cantinho para leitura ou para o home office? Assim, a decoração irá atender suas expectativas e será mais fácil manter a organização no local.

living-revestimento-vinilico-parede-cinza-claro 

Revestimento Vinílico de Parede Cor 24114863 – Linha Artwall Coleção Biarritz – Tarkett

Conforto térmico

Quando buscamos o efeito do acolhimento e do aconchego, o conforto térmico deve estar na lista de prioridades, uma vez que ambientes gelados geralmente criam uma atmosfera desanimada e pouco convidativa.

Contar com tapetes – principalmente os felpudos – é uma ótima aposta para minimizar o frio nos ambientes, mas a temperatura do piso é um dos principais fatores que influenciam na temperatura de casa.

Como o próprio nome já diz, os ‘pisos frios’ (cerâmica, pedras e porcelanatos) podem se tornar verdadeiros vilões do conforto no inverno. Já o piso vinílico, por ser atérmico, contribui para a estabilidade da temperatura interna e proporciona mais aconchego que os demais.

O impacto do frio também pode ser reduzido explorando os benefícios do revestimento vinílico na parede, pois além da variedade de cores e formatos, trata-se de uma opção mais criativa que o papel de parede convencional.

Você pode utilizar na forma de revestimentos laváveis com base têxtil, disponíveis na Linha Artwall, com estampas que simulam tramas de tecidos, ou nos tradicionais formatos placa e régua a partir das linhas de LVTs.

Qual é a durabilidade do piso vinílico e como aumentá-la?

Piso Vinílico Cor Carvalho Cinza – Linha Click Coleção Ambienta Tech – Tarkett

Pisos amadeirados e paleta de tons neutros ou terrosos

Outra técnica muito aplicada por profissionais de arquitetura e design de interiores é explorar o visual da madeira quando se quer aumentar a sensação de conforto no piso, já que suas tonalidades e desenhos transmitem a sensação de aquecer os ambientes.

A Tarkett possui uma grande diversidade de padrões amadeirados para atender a gostos e necessidades variados, desde residências até escritórios de grandes empresas.

Outra possibilidade é explorar uma paleta de cores neutras ou terrosas do mobiliário ao revestimento para criar uma atmosfera mais acolhedora: verde oliva, tons de cinza, marrom, bege e rosa costumam a ser as favoritas dos profissionais em projetos que tenham essa proposta.

sala-estar-piso-vinilico-amadeirado

Piso Vinílico Cor Jequitibá – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

Explore texturas

O tato é um dos sentidos mais importantes em arquitetura e decoração. Por isso, além do conforto térmico, explorar diferentes texturas na sala pode dar ainda mais sensação de aconchego para o seu projeto. 

Ao escolher um sofá, poltrona ou tapete, é comum que você toque no tecido para conferir se a peça é mesmo confortável. Com os revestimentos, a lógica deve ser similar: texturas agradáveis ao toque de pés e mãos estimulam o acolhimento, mas podem ir além ao trazer a associação ao frescor e à rusticidade do material natural.

Iluminação

Por fim, a iluminação pode dar ao projeto o toque de acolhimento perfeito, uma vez que investir em um bom projeto luminotécnico no ambiente irá garantir uma atmosfera mais aconchegante ao anoitecer. 

Para acertar na iluminação, a dica é utilizar pendentes centralizados acima das mesas de centro e de jantar – caso dividam o mesmo cômodo – e explorar o efeito do jogo entre luz e sombra com modelos de luminárias de chão ou portáteis. 

No caso dos modelos de chão, opte por utilizá-los nas extremidades do ambiente ou ao lado de poltronas e sofás, já as portáteis são perfeitas para serem posicionadas sobre os aparadores, carrinhos de chá ou mesas laterais. 

Pisos Vinílicos Cores Dark Purple, Moss Green e Light Grey – Linha Ambienta Coleção Make It – Tarkett

Agora que você já sabe as principais técnicas de como manter sua sala de estar acolhedora, é só começar! Conhece alguma outra dica? Conte para gente aqui nos comentários! E não se esqueça de seguir a Tarkett, também, nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades.

cta-tarkett-info-preco-amarelo

Leave a comment