5 dicas de decoração para espaços pequenos

5 dicas de decoração para espaços pequenos

Otimize o espaço e dê mais personalidade ao seu projeto com essas dicas

Criar uma decoração convidativa, funcional e ao mesmo tempo bonita para o lar pode parecer um verdadeiro desafio quando nos deparamos com espaços pequenos – missão que vem se tornando cada vez mais comum para arquitetos e designers de interiores.

Ambientes menores podem se tornar um verdadeiro quebra-cabeça na hora de planejar o décor. No entanto, com algumas dicas simples, você pode tornar um projeto de metragem reduzida em um local confortável, bonito e cheio de praticidade.

Líder mundial em pisos vinílicos, a Tarkett separou neste artigo 5 dicas para você lidar com espaços pequenos em sua casa e como você converter esse problema em soluções que podem ser aplicadas. Confira!

quarto cinza com piso vinilico branco

Planeje cada detalhe

Planejamento é fundamental para qualquer projeto de decoração. Quando o espaço é limitado, cada detalhe importa e todos os centímetros quadrados devem ser aproveitados com criatividade. Antes de mais nada, reflita sobre as principais necessidades de cada cômodo, leve em conta sua rotina e defina o estilo que você quer para os ambientes.

Nós sempre recomendamos que você organize as ideias com auxílio profissional de arquitetos e designers de interiores para garantir que todos os detalhes sejam analisados com o cuidado especializado.

Pode parecer besteira, mas o simples fato de planejar a paginação, por exemplo, vai evitar que você compre material além do necessário – ou até menos, o que é pior ainda – e assim acabe gastando mais quando o intuito era economizar. 

Integrar para ampliar

dicas-decorar-sala-piso-vinílico-cimento-queimado-2

Quando contamos com ambientes pequenos, uma ótima solução para facilitar a circulação pelos cômodos e criar a sensação de amplitude é integrar os ambientes, na maioria das vezes dois deles.

Ação comum entre arquitetos e designers de interiores, remover paredes e divisórias entre a sala de estar e a cozinha ou entre a sala e a varanda – quando o projeto estrutural permite – irá otimizar muito o espaço livre no seu imóvel.

Mas para a integração ser completa e você aproveitar totalmente da sensação de amplitude, não basta somente apelar às marretas: é fundamental que os elementos decorativos e mobiliário também estimulem esse efeito.

Para isso, além de apostar em estilos complementares de decoração em todos os cômodos, utilizar o mesmo padrão e tonalidade de piso irá colaborar muito para esse objetivo.

Os modelos de piso vinílico da Tarkett são perfeitos para essa missão. São inúmeros padrões e tonalidades disponíveis, ideais para atender os mais variados e exigentes gostos, além de serem extremamente versáteis.

É possível utilizar o mesmo revestimento na sala, cozinha, lavabo e varanda gourmet contando com os benefícios característicos da marca como a rápida instalação, facilidade de limpeza e alta resistência.

Explore os espelhos

piso vinilico beje no quarto beje

Outra maneira de aumentar a sensação de amplitude de um cômodo é explorar o uso de espelhos, principalmente nas paredes da sala de estar.

A principal dica é instalá-los de frente para os pontos de luz natural do ambiente. Assim, mais do que profundidade, o cômodo aparentará estar mais iluminado.

Para fazer que o espaço pareça mais comprido, aposte em paginações direcionais e no contraste entre piso e paredes. 

A aposta nos formatos XL de placas como a coleção Design, que conta com réguas de até 1,80m, e a coleção Stone, com medidas de 95x95cm, também é muito válida – sempre acompanhando a perspectiva do ambiente.

Já em corredores e cozinhas estreitas, uma opção viável é também adicionar esteiras e passadeira nessas áreas. Mais que a profundidade, essas peças agregam na funcionalidade do dia a dia.

Invista em praticidade e organização

dicas-decorar-sala-piso-vinílico-cimento-queimado-ambiente-integrado-2

Organização é uma palavra chave quando se fala em decoração para espaços pequenos. Aliás, bagunça é um problema em qualquer tipo de ambiente, mas em pequenas metragens ela pode se tornar a principal vilã.

Para não sofrer com isso, a principal saída é escolher móveis multifuncionais que agregam mais praticidade. Marcenaria sob medida é sempre uma ótima escolha. Sofás, mesas e até mesmo bancos “baús” ou com gavetas e compartimentos organizadores também são bons investimentos.

Outra maneira de ganhar espaço é apostar em prateleiras e objetos decorativos suspensos, especialmente na cozinha, assim você irá liberar mais espaço no chão e nos móveis para a circulação e armazenamento.

Aposte em tons claros e pontos de contraste

cozinha-piso-vinilico-amadeirado-2

Como já citamos acima, a iluminação também exerce grande influência na percepção de tamanho que temos de um espaço. Pensando nisso, é muito importante que você fique atento às tonalidades escolhidas para o mobiliário e revestimento.

No piso, você pode obter a sensação de mais espaço escolhendo os de tons claros e neutros – o que pode ser ainda mais interessante para aqueles ambientes que tenham menos incidência de iluminação natural.

Caso você opte por um revestimento em tonalidade mais escura, aposte em móveis claros e contrastantes a fim de evitar uma sensação visual de encolhimento. Se a ideia for conferir uma atmosfera mais vibrante para o cômodo, explore os detalhes em cores fortes, como em quadros e objetos decorativos.

Preparado para tornar sua casa mais prática e cheia de personalidade? Comente aqui o que achou dessas dicas e aproveite para tirar suas dúvidas nos comentários!

cta-tarkett-info-preco-amarelo

Leave a comment