Pisos para sala: como escolher entre os tipos mais usados?

Pisos para sala: como escolher entre os tipos mais usados?

Cenário ideal para momentos em família e amigos, a sala é um dos ambientes mais importantes de uma casa e merece atenção especial na hora de decorar, principalmente, prezando pela beleza e conforto. 

É lá que, muitas vezes, maratonamos filmes e séries, recebemos as visitas para momentos de descontração e, na maioria dos casos, é também o cômodo responsável por criar a primeira impressão ao entrar em um lar.

Para criar um projeto capaz de ser bonito, acolhedor e prático para o dia a dia, no entanto, é preciso ir além da preocupação com a escolha do mobiliário: acertar na escolha do piso para a sala é um ponto fundamental. É algo que pode impactar diretamente nas sensações que o ambiente irá transmitir por muitos anos.

Pensando nisso, neste post do Blog da Tarkett, separamos tudo o que você precisa levar em conta para escolher entre os diferentes tipos de piso para sala. Vem com a gente! 

Piso Vinílico Cor Murano – Linha Ambienta Coleção Stone

Quais os pisos mais usados hoje?

Resistente, fácil de se instalar, prático de se manter e com ótimo custo-benefício, o piso vinílico vem se consolidando no mercado nacional como o preferido para ambientes internos residenciais.

Além das vantagens citadas acima, o conforto oferecido por esse material é o grande diferencial quando comparado a outros pisos mais populares no Brasil, como a cerâmica e o laminado.

Isso ocorre devido ao vinílico ser considerado um revestimento atérmico, ou seja, capaz de manter uma temperatura agradável ao toque em qualquer época do ano, perfeito para quem gosta de caminhar descalço dentro de casa, por exemplo.

Outro diferencial é o conforto acústico oferecido pelo piso vinílico, que absorve proporcionalmente muito mais ruídos nos ambientes onde é instalado do que os pisos rígidos, reduzindo o barulho geral ou o famoso “toc-toc” de passos do pet pela sala.

Piso Vinílico Cor Tenerife – Linha Tech Coleção Essence

Pisos para sala: Qual é o piso ideal para colocar?

Líder mundial em vinílicos, a Tarkett apresenta uma enorme variedade de padrões e modelos, com diferentes aplicações, formatos e designs. Com tanta opção, é comum que surjam dúvidas na hora de definir qual é o melhor tipo de piso vinílico para a sala.

A resposta para essa questão, no entanto, depende principalmente do estilo de decoração você busca para o seu projeto e das necessidades do ambiente em questão. Por exemplo, uma sala maior facilita a aplicação de padrões mais ousados, o que não ocorre em salas com metragens reduzidas.

Da mesma maneira, a tonalidade do piso pode influenciar diretamente na harmonia do espaço, dependendo do estilo de mobiliário que é combinado. Por isso, é fundamental analisar com antecedência a proposta de decoração que você deseja para o projeto, além das principais características do espaço como o tamanho, incidência de luz solar, entre outros.

Piso Vinílico Cor Lisianto – Linha Injoy

Pisos para sala pequena

Como citamos acima, em uma sala pequena, é preciso tomar alguns cuidados a mais antes de definir o melhor modelo de piso para o seu projeto. Nestes casos, a tonalidade faz toda a diferença na percepção do espaço.

Pisos escuros tendem a criar o efeito visual de encurtamento dos ambientes, por isso, uma boa dica é apostar em tons médios e claro caso você queria criar uma maior percepção de amplitude no cômodo. Conheça esse e outros efeitos aqui.

Piso para uma sala mais aconchegante

Para quem busca reforçar o efeito de acolhimento na sala, além de caprichar nas texturas do projeto, em um sofá confortável e tapete, o efeito natural da madeira no piso pode ser um grande aliado.

Os pisos vinílicos amadeirados são capazes de reproduzir com excelência o visual da madeira, consagrado por dar a sensação de “aquecer os ambientes”. Além de acolhedor, o piso vinílico amadeirado se sobressai ao material natural, uma vez que os revestimentos Tarkett não estão suscetíveis ao mofo e à umidade.

Piso Vinílico Cor Lavanda – Linha Injoy

Piso para uma sala simples e prática

Para aqueles que vivem uma rotina agitada, na qual eficiência e agilidade é palavra de ordem, a Tarkett oferece em suas linhas mais sofisticadas de LVTs (Luxury Vinyl Tiles) uma solução pensada para oferecer mais praticidade no dia a dia: o Extreme Protection.

Tecnologia exclusiva da marca, o Extreme Protection oferece até sete vezes mais facilidade de limpeza que um vinílico comum. Outra vantagem dessa solução é a proteção extra contra raios UVs, o que evita o desbotamento do piso a longo prazo.

O que achou dessas dicas para se inspirar e criar uma sala mais aconchegante e funcional? Neste post, você pode conferir outras dicas de vinílicos residenciais da Tarkett!

Clique aqui e confira também todas as linhas de vinílicos sugeridas pela Tarkett para salas de estar e de jantar!

Leave a comment