Piso vinílico LVT: o que é e quais aplicações?

Piso vinílico LVT: o que é e quais aplicações?

O piso vinílico LVT é um dos modelos mais tradicionais do mercado de vinílicos, especificado largamente em projetos residenciais, comerciais e corporativos não só no Brasil, mas também no mundo.

É bastante provável que você já tenha visto esta sigla em algum lugar ou até já tenha um piso deste tipo, mas talvez nunca tenha parado para pensar o que este termo significa e quais as possibilidades que ele oferece!

Neste artigo do Blog da Tarkett, a líder mundial vai te explicar o que é um piso LVT, quais as diferenças dele para outros tipos de vinílico e quais são as aplicações possíveis com este revestimento! Vem com a gente:

Piso vinílico LVT

O que é piso LVT?

O piso Luxury Vinyl Tile (LVT) é um tipo de piso vinílico modular construído em várias camadas e consagrado no mercado pela grande diversidade de padrões, cores, tonalidades e texturas com riqueza de detalhes.

Ele é distribuído nos formatos placa e régua e pode ser instalado no contrapiso por meio de fixação com adesivo, pelo encaixe entre peças no sistema ‘macho-fêmea’ (clicado) ou sobre infraestruturas elevadas, como um piso autoportante.

Piso vinílico LVT

Qual a diferença entre piso vinílico LVT, VCT e SPC?

Os vinílicos, em geral, proporcionam praticamente os mesmos benefícios, principalmente aqueles relacionados à instalação e limpeza. Entretanto, não são todos iguais quanto à composição e às camadas que compõem cada produto.

Todo piso vinílico é composto de PVC numa mistura com outros elementos como cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Modificando ou ajustando os ingredientes, pode-se obter “receitas” que resultam em pisos vinílicos de características diferentes (mais ou menos flexíveis, resistentes, acústicos, entre outros atributos) para atender diversas necessidades de especificação.

O piso Stone Plastic Composite (SPC) é um exemplo dessa variação na “receita”, portanto, diferencia-se dos demais tipos de vinílico justamente por acrescentar em sua composição elementos como carbonato de cálcio e substrato de plástico, tornando a sua base bem mais rígida e espessa em relação ao LVT e outros vinílicos.

Já em relação ao Vinyl Composition Tile (VCT), a diferença está não somente na composição, mas também tem a ver com a construção em uma ou mais camadas dos produtos.

Existem duas classificações de vinílicos quanto à construção do piso: eles podem ser homogêneos, ou seja, formados por uma ou mais camadas que possuem a mesma composição entre si; ou heterogêneos, o que corresponde a pisos formados por uma ou mais camadas de diferentes composições entre si.

Dentre os homogêneos, temos como grande destaque justamente o VCT, cujo exemplo mais famoso é o modular Paviflex, precursor dos vinílicos como conhecemos hoje e um dos mais tradicionais pisos fabricados pela Tarkett até hoje na Linha Paviflex Natural.

O grupo dos heterogêneos engloba os pisos vinílicos mais conhecidos e utilizados atualmente nos projetos de interiores por conta da maior variedade de designs e formatos em relação ao VCT, como o LVT e o SPC, por exemplo.

Piso vinílico LVT

Quais as vantagens do piso LVT?

Os LVTs representaram um avanço na indústria de revestimentos vinílicos em relação aos VCTs porque, além da modularidade, incorporaram o uso de diferentes camadas em sua composição.

Isso permitiu a introdução de não só muito mais possibilidades de padrões, cores, tonalidades, texturas, como já falamos acima, mas também de diversos recursos e tecnologias que facilitam a limpeza, reduzem o impacto dos raios UV e prolongam a durabilidade do piso, como é o caso da capa de uso.

Os LVTs da Tarkett possuem benefícios como o Extreme Protection, uma tecnologia exclusiva de proteção de superfície que a deixa ainda menos porosa e proporciona um piso até sete vezes mais fácil de se limpar do que um LVT comum.

De quebra, a tecnologia ainda garante uma proteção extra contra raios ultravioletas, já que o piso vinílico – assim como outros acabamentos – é suscetível ao desbotamento quando em contato direto, contínuo e frequente com a luz solar.

Piso vinílico LVT

Quais os tipos de piso LVT?

Além das diferenças em relação a outros tipos de pisos vinílicos, como vimos detalhadamente acima, a própria categoria de LVTs possui diferenças internas em relação ao modo de aplicação, também no intuito de se agregar a diferentes cenários de especificação.

Colado

Piso vinílico LVT

O modelo colado é o mais tradicional entre os pisos vinílicos LVTs, fixado no contrapiso por meio de um adesivo, sempre depois de se regularizar o contrapiso com massas de preparação e/ou autonivelantes, corrigindo possíveis imperfeições e desnivelamentos.

Dentre as vantagens dos colados, podemos destacar o desempenho acústico maior em relação aos outros LVTs e a possibilidade de lavá-los, desde que a secagem seja feita logo em seguida.

Na Tarkett, o piso LVT colado está presente nas Linhas Ambienta Coleção Design, Ambienta Coleção Make It, Ambienta Coleção Textile, Ambienta Coleção Stone, Ambienta Coleção Series, Solare, Essence 30 e Injoy.

Clicado

Piso vinílico | Tarkett

O modelo clicado também é muito utilizado porque é um vinílico com instalação ultrarrápida, superando inclusive a do LVT colado, pois dispensa a aplicação de adesivo. Dá pra ir ainda mais rápido como a versão clicada rígida, em que sequer é preciso nivelar rejuntes (até 3 mm) de cerâmica usando massas autonivelantes para instalá-la.

É uma opção muito interessante para reformas que precisam ser concluídas muito rapidamente, renovando a decoração e liberando o uso com agilidade. Por outro lado, diferente dos colados, é um piso que não pode ser lavado porque a água escorreria pelas juntas e acabaria se acumulando no contrapiso.

Na Tarkett, o piso LVT clicado está presente na Linha Tech.

Autoportante

Piso vinílico | Tarkett

Também conhecido como piso elevado, o piso vinílico autoportante é a solução perfeita para ambientes comerciais e corporativos que precisam ter acesso facilitado à infraestrutura de energia e telecomunicações.

Neste modelo, as placas ficam elevadas em relação ao contrapiso, sem aplicação de adesivos, possibilitando que diferentes cabeamentos possam ser ocultados abaixo delas. Isso facilita a manutenção no dia a dia, uma vez que não é preciso desfazer toda a paginação para acessar o cabeamento em pontos específicos.

Na Tarkett, o piso LVT autoportante está presente na Linha Square.

Quais ambientes são melhores para o piso LVT?

Piso vinílico | Tarkett

O piso LVT é indicado para a maioria dos ambientes internos de qualquer perfil ou finalidade de projeto. Embora contemple a maior parte, como se pode notar pelo destaque que demos à palavra “maioria”, ele – e outros vinílicos – não são aplicáveis a todos os locais.

Um exemplo de contraindicação é a aplicação em áreas externas, pois o vinílico é um piso que foi desenvolvido somente para decoração de interiores. As condições de clima e temperatura do ambiente externo acabariam danificando o piso.

Nos interiores, também há restrições: a Tarkett não recomenda a instalação de qualquer tipo de vinílico em banheiros com ducha/chuveiro, mesmo que seja fora da área do box. A presença de umidade constante e frequente pode provocar o descolamento das réguas e placas.

A Tarkett possui seis linhas de LVTs esperando por você! Conheça todas as opções para projetos residenciais, comerciais e corporativos desta categoria de vinílico clicando aqui!

Leave a comment