Decoração de outono: como deixar a casa mais confortável nessa época do ano?

Decoração de outono: como deixar a casa mais confortável nessa época do ano?

Dicas para aproveitar o melhor que esta estação pode oferecer

As folhas ficam alaranjadas, os dias ficam um pouco mais curtos e as temperaturas diminuem gradualmente… É o sinal da natureza de que chegou a hora de preparar a casa para a decoração de outono

Este período do ano costuma nos trazer uma grande sensação de aconchego e acolhimento, pois funciona como um alerta natural de que devemos começar a nos preparar para o frio mais rigoroso que vem se aproximando com o inverno.

O outono, no entanto, não é um mero “aquecimento” (ou melhor, esfriamento) para o inverno. É uma estação recheada de virtudes, capaz de inspirar e encantar por conta própria.

Neste artigo do Blog da Tarkett, vamos compartilhar algumas dicas de decoração de outono para ajudar você a criar ambientes agradáveis e acolhedores em sua casa. Vem com a gente:

Qual é a paleta de cores do outono?

A paleta de cores de outono geralmente inclui tons quentes e terrosos, como laranja, vermelho, amarelo, marrom, verde musgo, entre outros. A grande inspiração desta paleta vem dos sinais dados pela natureza.

As folhas perdem naturalmente a cor nesta época do ano, caindo das árvores e colorindo as ruas e os bosques com uma linda variação de tonalidades entre o laranja e o marrom.

O céu costuma ficar mais “dramático” no outono, principalmente por conta de um pôr do Sol mais alaranjado que o normal, um dos grandes encantos da estação e fonte de inspiração para diversas obras de arte.

Apesar das cores mais quentes e terrosas prevalecerem nesta época, isso não quer dizer que não há espaço para outras. Também é possível incorporar cores mais frias, como o cinza e o azul, até para balancear e equilibrar o décor.

Como preparar a casa para receber a estação?

Para preparar a casa para o outono, o primeiro passo é ter em mente que o grande objetivo desta proposta é tornar a casa mais confortável e aconchegante, acrescentando a esse objetivo toda a personalidade desta estação por meio das cores e outros elementos decorativos. 

Confira abaixo algumas dicas que separamos para você:

Folhas e flores secas

As folhas e flores secas são um símbolo da decoração de outono, portanto, vai ser bem difícil ignorá-las se você pretende criar uma composição digna de representar esta estação.

Você pode coletar estas folhas e flores secas próximos da sua casa, vindo de uma caminhada. Isso diminui bastante o custo e incentiva criações ao melhor estilo “faça-você-mesmo”. Existem inúmeras videoaulas gratuitas disponíveis na internet.

Se você não tem muitas árvores ou folhas adequadas por perto, é melhor então comprar modelos artificiais e criar à sua maneira. Por fim, se o DIY não é pra você, então o jeito é comprar os arranjos prontos e compor o seu décor.

Arranjos

Os arranjos também são uma maneira natural, fácil e acessível de adicionar beleza e cor à casa durante o outono. Eles podem ser usados em qualquer cômodo e para qualquer ocasião, desde jantares formais até pequenos enfeites de mesa.

É importante considerar a paleta: opte por cores que complementam a decoração existente e, em seguida, selecione folhas e flores disponíveis – naturalmente, haverá menos opções do que a primavera.

Capriche no design e nas cores dos vasos. Também vale considerar recipientes inusitados, como jarras e xícaras antigas, reaproveitando algum material que você estava pra jogar fora e, de repente, virou um grande coringa do décor de outono.

Tons terrosos

Tons terrosos são uma escolha popular para a decoração de outono, pois evocam naturalmente a sensação de aconchego e acolhimento desta estação. Quando falamos em tons terrosos, estamos nos referindo a cores e tonalidades como marrom, caramelo, laranja queimado, amarelo mostarda e verde musgo.

Uma maneira prática de adicionar uma paleta de tons terrosos dentro de casa é recorrer a peças mais flexíveis, como mantas, almofadas, tapetes, vasos e outros pequenos objetos que você pode combinar, mudar e guardar mais facilmente.

Se você gostar muito desta paleta, é possível então considerar intervenções mais permanentes, como é o caso da troca dos revestimentos, acabamento dos móveis e até acrescentar o visual da madeira nas superfícies.

Linha Ambienta Coleção Stone (Piso Vinílico Cor Galena) e Linha Ambienta Coleção Design (Piso Vinílico Cor Acero)
Linha Ambienta Coleção Stone (Piso Vinílico Cor Galena) e Linha Ambienta Coleção Design (Piso Vinílico Cor Acero)

Móveis rústicos

Móveis rústicos são uma escolha perfeita para complementar a decoração de outono. A textura e o caráter natural da madeira acrescentam um toque acolhedor, pois provocam a sensação de “aquecimento” dos espaços.

Além disso, os móveis rústicos são frequentemente associados à natureza, o que combina perfeitamente com esta estação. Mesas de jantar, aparadores, estantes e prateleiras podem protagonizar em um décor de outono.

Se acrescentarmos a estes móveis rústicos outros itens de decoração igualmente pensados para a estação, como os arranjos e as folhas/flores secas, o efeito fica ainda melhor.

Artesanatos nas paredes e estantes

A arte possui um encanto próprio e quando atrelada às características únicas do outono, é grande a chance de se obter bons resultados. Principalmente se forem compostos por tons terrosos, as tapeçarias, os bordados e os quadros que retratam a natureza acrescentam vida e dinamismo às paredes.

Já as estantes podem ser decoradas com artesanatos como cerâmica, cestas de vime, velas artesanais e livros antigos, criando um ambiente bem rústico. Fica ainda mais interessante se esse artesanato for produzido por artesãos locais, o que dá mais personalidade e valor para o décor.

Iluminação com velas

A iluminação é um dos elementos mais importantes da decoração, mas com o avanço tecnológico, pouco nos damos conta que uma das maneiras mais antigas de se iluminar os ambientes pode ter um grande valor decorativo.

A luz suave e quente emitida pelas velas pode criar uma sensação de aconchego em qualquer espaço, não à toa são utilizadas até hoje pelos restaurantes para criar uma atmosfera mais intimista. Por que você precisa sair de casa para ter esta mesma sensação?

Almofadas, mantas e tapetes

Almofadas, mantas e tapetes são itens essenciais em uma decoração de outono. Como dissemos acima, são elementos decorativos fáceis de serem combinados e não necessariamente serão utilizados somente nesta época. Dá pra guardar e combinar com outras cores em outras ocasiões durante o ano.

Se você deseja um toque ainda mais “quente”, escolha composições têxteis mais fofas e quentinhas, o que vai aumentar ainda mais essa sensação. Mas não exagere na dose, caso a sua região apresente dias de muito calor durante o ano.

Piso Vinílico Cor Ibiza – Linha Tech Coleção Essence
Piso Vinílico Cor Ibiza – Linha Tech Coleção Essence

Pisos confortáveis e aconchegantes

De nada adianta caprichar na decoração de outono se, ao combinar todos esses elementos que trouxemos nas dicas acima, a casa continuar com um aspecto gélido e pouco convidativo. O que poderia estar provocando isso?

Sugerimos olhar para baixo: o piso desempenha um papel importantíssimo na sensação de acolhimento e aconchego da casa, pois a maneira como a temperatura externa o influencia pode aumentar ou diminuir o conforto que ele proporciona.

A cerâmica e o porcelanato são conhecidos como pisos frios justamente porque não lidam tão bem com essas variações de temperatura. É o contrário do que ocorre com os pisos vinílicos, que proporcionam um toque agradável durante todo o ano, mas é principalmente no outono e no inverno que você nota a diferença!

Uma casa mais confortável e quentinha é apenas um dos benefícios oferecidos pelo piso vinílico. Clique aqui e conheça outros motivos para escolher o vinílico como o seu próximo piso!

Leave a comment