Pisos residenciais: melhores opções de piso para residência!

Pisos residenciais: melhores opções de piso para residência!

Confira as melhores opções para piso residencial para deixar seus ambientes mais bonitos

Sendo um dos pisos mais usados em residências e com tantos benefícios à disposição, aproveitá-los da maneira mais assertiva possível é fundamental – e tudo isso começa  uma boa escolha. Como definir, então, qual o melhor piso vinílico para residência?

No post de hoje do Blog da Tarkett, vamos navegar pelas soluções que a líder mundial oferece para projetos residenciais, destacando o que você deve analisar e considerar para escolher o seu! Vem com a gente:

Qual a tendência de piso para 2023?

Felizmente, os pisos estão entre as mais atemporais escolhas, e as tendências para 2023 não poderiam ser melhores, sobretudo pelas causas que emanam. Os consumidores estão cada vez mais conscientes do seu papel junto às marcas, cobrando delas muito mais do que um preço justo e boa qualidade: eles esperam, também, práticas adequadas de governança ambiental, social e corporativa.

O design humano e consciente de produtos é uma tendência que veio para ficar, e escolher um piso proveniente de empresas íntegras, social e ambientalmente responsáveis, será algo determinante nas relações de consumo.

Além desta bem-vinda consciência, o entendimento da casa como refúgio não só permanece atual, como também se consolida. Por mais que muitas pessoas tenham voltado a trabalhar ou estudar fora de casa, há um claro consenso de que é preciso aproveitar mais e melhor o tempo que se passa nela.

Falando agora de aspectos mais relacionados às cores e designs, especificamente em relação aos vinílicos, há uma grande procura por pisos que vão além do tradicional visual amadeirado, e é por isso que a Tarkett já se antecipou com a criação e expansão das suas linhas e coleções.

Combinando desde opções em paletas modernas, neutras e vivas à fiel reprodução de superfícies rústicas – como pedras, concreto e até os clássicos granilite e ladrilho hidráulico, nunca houve tantas opções de pisos para interior de residências.

Pisos residenciais modernos

O vinílico é um dos pisos residenciais mais modernos do mercado porque agrega vantagens e tecnologias que o diferenciam de outros tipos de piso para casas, aliando estética refinada e bom desempenho em diversos atributos.

Os revestimentos fabricados pela Tarkett são livres de compostos que podem ser tóxicos a depender da concentração ou exposição, como formaldeído, tolueno ou outras substâncias, como ftalatos e metais pesados.

Eles também emitem índices muito baixos de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), o que é fundamental para a qualidade do ar que respiramos em ambientes internos. Além de se adequar com folga aos requisitos da norma, chega a ser difícil até mesmo captá-los durante os testes para certificação.

A marca desenvolveu especialmente para os pisos residenciais e comerciais uma tecnologia exclusiva, Extreme Protection, para tornar a limpeza ainda mais fácil e aumentar a proteção contra os raios UV.

 

Piso vinílico é bom para residência?

O piso vinílico é um dos mais indicados para projetos residenciais pelos benefícios que proporciona em comparação com outros tipos de revestimento, tornando-o uma escolha segura para a maior parte dos cômodos de uma casa. Neste aspecto, é importante que você conheça bem as diferenças entre o vinílico e outros revestimentos.

Quanto ao laminado, por exemplo, uma das principais diferenças está na composição deles. Os vinílicos são feitos de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Já os laminados são compostos por materiais derivados da madeira, como painéis de fibras de madeira com alta densidade, papel e melamina.

A diferença na composição faz com que o laminado seja um material rígido enquanto o vinílico é um produto flexível. Essa rigidez faz com que a acústica do laminado não seja tão eficiente, o que pode requerer o uso de uma manta. Também é um produto que não lida tão bem com a umidade, que pode vir a danificá-lo.

Diferente do que ocorre na comparação com os laminados, o vinílico e o piso porcelanato possuem diferenças visuais bastante evidentes, tornando um pouco mais fácil a identificação pelos consumidores desses tipos de piso.

O porcelanato é desenvolvido a partir de uma mistura de argilas, minerais e corantes, cuja queima da massa em fornos a gás garante uma peça de base compacta e rígida, além de formar uma superfície esmaltada com ampla variedade de padrões e cores em alta definição.

A instalação é outro ponto que difere bastante os pisos vinílicos dos porcelanatos. O porcelanato é instalado por meio do assentamento das placas, que deve ser feito sobre o contrapiso nivelado utilizando argamassa. O vinílico é fixado com adesivo, o que é muito mais prático e rápido, além de implicar em menos sujeira e menores perdas de material.

Pisos para interior de residências

Existem diversas opções de piso vinílico para decoração de interiores, a começar pelas alternativas de instalação, já que o piso vinílico pode ser do tipo colado ou clicadoclique aqui para saber mais.

Há também uma categorização importante em relação à composição, pois é possível utilizar pisos modulares homogêneos (VCT), como o Paviflex, ou modulares heterogêneos, como são as diversas linhas de LVTs da Tarkett.

Quanto ao formato, você pode escolher entre padrões distribuídos em placas, réguas e mantas, o que faz bastante diferença quanto ao estilo de paginação que você está planejando para o piso. Conheça tudo sobre os formatos e as diferenças entre eles aqui.

Que tipo de piso devo usar em cada cômodo?

Como dissemos acima, o piso vinílico é um dos mais indicados para a maior parte dos cômodos de uma casa. É importante explicar a ênfase na “maior parte”, pois isso quer dizer que, infelizmente, o vinílico não é aplicável a todos os ambientes. Pensando nisso, explicamos abaixo o que você deve considerar para acertar na escolha do piso:

Sala

As salas são essenciais para a boa convivência familiar e social de uma casa. Uma parcela considerável delas, inclusive, está integrada a outros ambientes, portanto, vale apostar em uma mesma cor ou tonalidade.

Espaço disponível é uma preciosidade atualmente, logo, vale apostar em cores claras ou médias para incrementar a sensação de amplitude. Ao adotar tons claros no piso, você pode balancear a paleta com mobiliários, objetos e acabamentos um pouco mais escuros – o oposto também é válido,  o piso escuro com tons claros.

Cozinha

A cozinha se tornou uma protagonista dos últimos anos porque, ao passarem mais tempo em casa, cada vez mais pessoas estão desfrutando dos prazeres e sabores do universo gastronômico.

Trata-se de um ambiente que está mais alegre, criativo, inspirador, menos sisudo e só funcional. Dá pra ousar um pouquinho mais em cores para despertar a vontade de inovar ou caprichar nas refeições. Combinações coloridas podem cair super bem!

Quarto

A sensação de tocar os pés descalços em um piso com textura e temperatura agradáveis é algo indescritível. No conforto de um quarto, isso fica ainda mais prazeroso e relaxante.

Quanto a cor, se o ambiente não for tão pequeno (onde tons claros se saem melhor), vale ousar um pouco mais com pisos escuros, sobretudo amadeirados, pois são tonalidades que induzem o conforto e recolhimento, ótimas para despertar o sono e relaxamento.

Áreas Externas e Banheiros com Chuveiro

Infelizmente, o piso vinílico não pode ser aplicado na totalidade dos cômodos de uma casa, e esses são dos dois principais exemplos: a Tarkett não recomenda a instalação de pisos vinílicos em banheiros com ducha/chuveiro e áreas externas.

As variações do clima e do tempo são o grande entrave para aplicação exterior, impedindo até mesmo   seja utilizado como revestimento de parede externa. É um cenário agressivo às propriedades do vinílico, que não foi preparado para suportar a exposição direta, frequente e prolongada dos raios UV, frio, calor, chuva, poeira…

Já o banheiro, diferente de um lavabo, possui ducha/chuveiro ou banheira, itens que provocam um acúmulo constante de umidade, tornando o banheiro um ambiente não recomendável para a instalação do vinílico.

Os vinílicos lidam bem com a umidade quanto o assunto é limpeza, tanto que é até possível lavá-los quando o modelo é colado. No entanto, no caso de um banheiro com chuveiro, a presença constante de umidade pode levar ao descolamento das peças, sendo mais indicados revestimentos que lidam melhor com este cenário.

Agora que você já sabe TUDO sobre os pisos vinílicos mais indicados para residências, é hora de conhecer TUDO que a Tarkett tem a oferecer para o seu projeto – clique aqui!

Leave a comment