A importância da luz natural na decoração

A importância da luz natural na decoração

Iluminação natural proporciona conforto e uma estética agradável aos espaços

Piso Vinílico Cor Tenerife – Linha Tech Coleção Essence – Tarkett

O projeto arquitetônico que privilegia a iluminação natural é encantador não apenas do ponto de vista estético, mas também em relação à sensação de conforto e ao bem-estar proporcionados a todos que convivem nos espaços internos no dia a dia.

A luz do Sol, além de ser uma grande aliada da decoração, traz inúmeros benefícios à saúde física e mental. A exposição equilibrada à luz solar é benéfica porque aumenta a nossa disposição e reforça os índices de vitamina D no organismo.

O nosso corpo, intuitivamente, entende essa exposição como um ‘recado’ para todo o organismo de que está na hora de ‘trabalhar’ ao longo do dia, regulando nossas funções fisiológicas. O mesmo ocorre à noite, quando o corpo passa a ‘entender’ e funcionar em um modo que nos ajuda a descansar.

A forma mais eficaz (e sustentável) de se aproveitar a luz

Piso Vinílico Cor Livorno – Linha Solare Coleção Tirreno – Tarkett

Como antecipamos acima, nenhuma decoração pode se dar ao luxo de abrir mão dos benefícios trazidos pela iluminação natural. Paralelo ao impacto à saúde, ignorá-los ou não os potencializar dentro de casa vai acabar prejudicando o projeto de arquitetura e decoração como um todo, mas por quê?

Você já deve saber, mas só enxergarmos as coisas ao nosso redor por conta da presença de luz, seja ela natural ou artificial. Os raios incidem nos objetos e são refletidos por eles até os nossos olhos, que captam essa informação a ser traduzida pelo cérebro.

O que chega do Sol, na verdade, é uma soma de todas as cores – a chamada ‘luz branca’, e podemos constatar que se trata de um conjunto cromático a partir do momento que observamos um arco-íris no céu.

É possível reproduzir a luz branca somente de forma artificial, mas assim como não agrega nada ao bem-estar das pessoas, também é um recurso caro em termos de energia elétrica. Ruim para o bolso e para o meio ambiente, já que o alto consumo implica na utilização excessiva e danosa dos recursos naturais.

Ao potencializar a presença de luz natural, você está aumentando a exposição de tudo que nos cerca nos interiores, tirando o melhor proveito dos acabamentos escolhidos justamente para serem vistos e apreciados da melhor forma possível.

A luz natural é aliada da decoração

Piso Vinílico Cor Orquídea – Linha Essence Coleção Heritage – Tarkett

Uma vez que a iluminação natural nos ajuda a observar tudo com mais atenção e em detalhes, ela se torna uma importante aliada no décor porque proporciona destaques naturais sem grandes intervenções.

Outra vantagem é a sensação de amplitude, sobretudo se complementando com acabamentos de pisos e paredes em cores claras, que refletem melhor a luz e, por isso, causam essa noção de mais espaço disponível – o que é ótimo para casas e apartamentos com pequenas metragens.

Para ter um ambiente mais bem iluminado em casa, a dica é apostar em grandes portas e janelas de vidro. Use cortinas com tecidos leves e cores claras, pois elas não bloqueiam totalmente a luminosidade.

Piso protegido contra os raios UV

Piso Vinílico Cor Algodão – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

Os raios solares agregam diversos benefícios, mas também é por meio deles que muitos tipos de revestimentos – e até estofados – podem acabar se desbotando rapidamente se não houver uma proteção específica. Por isso, é importante investir em acabamentos de marcas com qualidade reconhecida e que oferecem soluções inovadoras.

Pensando nos benefícios que a luz do Sol é capaz de trazer ao dia a dia das pessoas e, ao mesmo tempo, manter a durabilidade do piso vinílico, a Tarkett desenvolveu a Extreme Protection, uma tecnologia exclusiva da líder mundial em pisos vinílicos que dá proteção extra contra os raios ultravioleta – nós explicamos tudo sobre essa tecnologia aqui.

Todos os pisos 100% produzidos pela Tarkett no Brasil possuem essa camada extra de proteção. Além disso, esses pisos são mais fáceis de limpar, pois a proteção adicional acaba reforçando e diminuindo a porosidade da superfície, dificultando ainda mais a aderência de sujeira.

Você já conhecia todas essas vantagens proporcionadas pela iluminação natural? Foi-se o tempo em que o ser humano habitava as cavernas – abra suas portas e janelas para a entrada da luz e aproveite uma vida mais saudável e inspiradora!

 

 

 

 

Leave a comment