Missão Décor Tarkett #2: a sala dos sonhos!

Missão Décor Tarkett #2: a sala dos sonhos!

Com os moradores insatisfeitos com as salas de estar e jantar de um apartamento que compraram recentemente, o episódio “Missão Décor Tarkett #2: reforma cria a sala dos sonhos” chega com soluções que vão te surpreender por praticamente não modificar estruturalmente o espaço.Perdeu o primeiro episódio? Confira aqui todos os detalhes da transformação completa de uma cozinha que nunca passou por uma reforma há quase 40 anos.

Sala de estar antes com piso branco

Sala com piso branco antes

Sala com piso vinílico art Wall
Foto sala de estar depois linha ArtWall

Se missão dada é missão cumprida, a líder mundial em pisos vinílicos e o arquiteto Ricardo Abreu conseguiram reformar esta sala num espaço que os moradores sempre sonharam, tornando-a mais aconchegante e cheia de vida! Confira abaixo todos os detalhes dessa reforma:

“Cara de hospital”

Sala de estar antes com piso branco

A grande queixa dos moradores era o aspecto frio e vazio da sala, algo que deixava neles a sensação de estar em um hospital. Isso se justifica, principalmente, pela combinação entre o piso cerâmico branco e as paredes predominantemente cinzas com a amplitude de um espaço já integrado na planta.

A única divisão óbvia entre os ambientes internos era o sofá, o que não colaborava com a ideia de integrar os ambientes nem com a ideia de dar propósito a cada um deles. 

O piso frio, além de corroborar com a sensação de vazio no décor, também não era o mais adequado para o filho de três anos do casal, que costuma se divertir com os brinquedos pelo chão da sala.

Sala de jantar antes
Sala de jantar antes

Para mudar este cenário, Ricardo planejou uma reforma que devolveria vida ao espaço e acrescentaria uma atmosfera acolhedora mudando algumas características dele, como por exemplo o tipo e a cor do piso.

Acredito que eu estava até mais nervoso que os moradores ao apresentar o projeto, pois eu não segui uma recomendação inicial e embasei minha solução em uma cor de piso vinílico mais escura, algo que eles tinham receio. Foi sucesso e consegui provar a eles na teoria e na prática que dá para perder o medo desta tonalidade”, relembra Ricardo.

Sala de estar antes
Painel televisão antes

Reforma sem quebra-quebra

Quem imaginou que seria preciso retirar o piso cerâmico para instalar o vinílico acaba se surpreendendo com um dos benefícios deste revestimento: ele é excelente para reformas rápidas porque pode ser aplicado sobre diversos tipos de piso – saiba mais nesse artigo publicado aqui no Blog.

Se a superfície estiver nivelada e as cerâmicas existentes com rejuntes de até 5 mm, não será necessário removê-las, o que é um ganho enorme de tempo e economia de recursos evitando o quebra-quebra.

Mesmo para quem está pensando em reformar um apartamento comprado na planta ou construir uma casa, vale considerar alguns fatores caso esteja dividido entre o piso vinílico e a cerâmica ou porcelanato.

A cerâmica e o porcelanato são instalados por meio do assentamento das placas, o que deve ser feito sobre o contrapiso nivelado utilizando argamassa. Após esse processo, é necessário aguardar por pelo menos 72 horas para iniciar a etapa de rejunte, que também exige mais três dias para secar.

As perdas também precisam ser levadas em conta: é preciso comprar de 10 a 15% a mais de material em cerâmicas e porcelanatos para compensar o que é perdido em quebras no corte das placas.

O piso vinílico tem instalação prática e limpa: tempo de cura é muito menor e não há necessidade de quebra-quebra, como explicamos acima. Além disso, para uma paginação convencional com placas e réguas, a margem extra para compensar as perdas costuma ser de apenas 5%.

Não se arrisque a fazer a instalação: a Tarkett sempre recomenda a contratação de mão-de-obra especializada para realizar a instalação – além do faça-você-mesmo, existem outros erros comuns nesta etapa que você pode ver aqui.

Missão decor sala dos sonhos 2

Para aplicar o vinílico sobre a cerâmica, é preciso regularizar o contrapiso – nesta obra exibida no segundo episódio da Web Série Missão Décor Tarkett, utilizamos a Tarkomassa Autonivelante para corrigir imperfeições e preparar a superfície para receber o piso novo.

Existe, no entanto, uma opção exclusiva da Tarkett que pode ser instalada sobre cerâmicas e porcelanatos bem nivelados e com rejunte até 3 mm sem a necessidade de preparação ou autonivelante: são os clicados rígidos da Linha Click Coleção Ambienta Tech.

A coleção possui 10 cores que reproduzem o visual rústico e natural de pedras e madeiras. São três formatos: dois deles em réguas (18,1 x 152 cm / 9,6 x 61 cm) e um em placa (30,48 x 60,96 cm).

A rigidez das réguas não é o único diferencial da Coleção Ambienta Tech. Do lado oposto à superfície, cada placa e régua conta com uma base acústica acoplada capaz de absorver até 19 dB do ruído provocado pela movimentação de pessoas, móveis e objetos.

Missão decor 02 sala dos sonhos

 

Do piso ao teto

Com uma sala tão grande a ponto de na verdade reunir dois ambientes em termos de função, Ricardo encontrou uma alternativa que nem todas as pessoas sabem que é possível – usar o mesmo vinílico não só no piso, mas também na parede e o teto.

Tivemos a ideia de criar um ponto de fuga que desse essa noção de perspectiva do olhar em direção ao fundo da sala usando o piso vinílico. Nós aproveitamos o sentido da paginação e a cor do piso para realçar aquele ponto da sala do chão até o teto”, explica Ricardo.

Missao Tarkett decor sala dos sonhos 02 piso vinílico de parede

Para fixar o vinílico nas paredes e no teto, o arquiteto projetou no canto ao fundo uma moldura de gesso, similar a um cubo. Para instalar o piso no gesso, é recomendado passar uma demão de seladora antes da instalação. Se as emendas não estiverem lisas, será preciso então lixar toda a superfície e aplicar massa para regularizá-la.

Escolhemos o piso cor Tabaco, da Linha Ambienta Coleção Series, porque ele dá um contraste no ambiente e deixa a sala mais aconchegante por conta do visual amadeirado”, explica Ricardo. “O efeito dégradé dessa escolha na combinação com a pintura também foi uma ótima saída”.

O aspecto aconchegante do piso amadeirado escuro é um dos muitos efeitos visuais que você pode tirar proveito a partir dos vinílicos. Se esta sala fosse menor, por exemplo, uma tonalidade mais clara, por outro lado, poderia acrescentar uma sensação de amplitude.

Nós falamos um pouco mais sobre esses efeitos neste post. Se você se interessa especificamente por tons amadeirados, um clássico entre os vinílicos, vale então conferir este aqui.

Toques finais

Limpeza do piso vinílico

Finalizada a instalação, o piso vinílico passou por uma limpeza caprichada baseada nas mesmas etapas que os moradores usarão no dia a dia: varrer toda a superfície, passar um pano úmido em detergente neutro diluído em água e depois secar.

Como você pode notar, não é preciso nenhum produto específico, nem lavar, o que poupa água e ajuda o meio ambiente. Jamais utilize produtos derivados de petróleo para essa limpeza, combinado?

O piso e a pintura não foram as únicas novidades desta sala dos sonhos, que também ganhou novos rodapés, quadros, objetos decorativos, tapete, lustres e spots de iluminação, almofadas e algo essencial para dar vida e textura ao espaço: plantas!

Nós buscamos aquecer um espaço antes tido como frio e vazio com um tapete que lembra a sisal e também tornar o sofá mais convidativo com almofadas novas. Trouxemos o frescor do verde para arrematar uma sala que ganhou vida e calor”, completa o arquiteto.

Missão decor sala de estar

O que achou das ideias do Ricardo Abreu e da Tarkett para reformar essa sala? Confira abaixo a sala finalizada nas fotos de José Henrique Vieira: 

Sala com piso vinílico

Sala com piso vinílico art Wall

Sala com piso vinílico

misao decor sala decorada com piso vinílico

Sala com piso vinílico

Sala com piso vinílico missão decor

cta-tarkett-info-preco-amarelo

Leave a comment