Como combinar o tapete com o piso vinílico?

Como combinar o tapete com o piso vinílico?

Está em dúvida sobre qual tapete escolher para combinar com a estampa do seu piso vinílico? Confira nossas dicas e acerte no décor!

Para combinar o tapete com o piso vinílico, é preciso reconhecer primeiro que, ao contrário do que muitos ainda pensam, eles não são elementos que competem entre si. É perfeitamente possível criar decorações de interiores em que ambos possam brilhar!

O vinílico é uma opção prática e durável que traz conforto, cor e textura para os ambientes, e o efeito pode ficar ainda melhor com os tapetes! Como escolher, então, a combinação ideal entre tapete e piso vinílico?

Neste artigo do Blog da Tarkett, vamos apresentar algumas dicas e ideias para ajudar você a criar uma combinação harmoniosa e aconchegante entre piso vinílico e tapetes. Preparado? Então vem com a gente:

Escolha o ambiente

A escolha do ambiente é fundamental para combinar o tapete com o piso vinílico. Embora ambos sejam aplicáveis na maior parte dos espaços interiores, pode não ser viável criar uma combinação para cada um deles. 

Você certamente terá de filtrar as opções e priorizar aqueles cômodos em que o destaque visual ou a experiência tátil vai ser mais valorizada. A sala e o quarto, por exemplo, são os mais utilizados para este tipo de composição.

Tapete para a sala

O tapete da sala é considerando pelos especialistas neste produto como o mais importante de uma casa, afinal, o living é o espaço social mais nobre tanto para os moradores quanto para as visitas. 

Não dá pra errar aqui, por isso, reflita bastante sobre o estilo de decoração que você realmente gosta e o que definitivamente não combina com você, de modo que você comece a pesquisar já com isso em mente.

Escolha um modelo bonito e confortável para ser um dos protagonistas da decoração da sala, mas não se esqueça que ele precisa ser prático e funcional, sobretudo se você tem pet em casa.

quarto de casal com piso vinilico e tapete
Missão Décor Tarkett Temporada 2 Episódio 1 / Projeto: Ricardo Abreu / Foto: José Henrique Vieira

Tapete para o quarto

A principal função do tapete do quarto é oferecer um toque sutil e suave aos pés, proporcionando uma experiência tátil diferenciada ao deitar ou se levantar da cama. Nos quartos maiores, uma boa dica é posicionar os tapetes sob parte da cama e cobrindo a passagem.

Em pequenos quartos, pode ser que não haja espaço suficiente para um tapete que fique sob a cama e ainda cubra a passagem, mas para isso existem tapetes mais estreitinhos, chamados de passadeiras, que podem ser posicionados em cada lado da cama de casal ou em um dos lados da cama de solteiro.

Caso o quarto possua um home office, o tapete é um aliado interessante para proteger o piso dos rodízios da cadeira de trabalho, além de proporcionar aconchego durante o serviço.

Tire as medidas

Antes de escolher um tapete para a sala ou para o quarto, por exemplo, é essencial que você tire as medidas do espaço onde ele será colocado e também conheça as medidas do tapete informadas pela loja e/ou fabricante.

Não subestime isso: além de garantir um encaixe perfeito, também ajuda a evitar problemas como peças grandes demais para o espaço, como dobras que podem causar tropeços e acidentes, ou pequenas demais, o que acaba ficando feio.

O posicionamento pode variar conforme o formato de tapete, então se liga nestas dicas:

Tapete redondo

Os tapetes redondos têm o poder de destacar e centralizar a decoração, permitindo combinações únicas de cores, texturas e estampas. Isso faz dele a peça ideal para evidenciar qualquer objeto colocado sobre ele, sobretudo o mobiliário.

A circunferência é apenas uma das muitas especificidades dentro de suas variações. Ele pode ter este formato por causa do design, da trama ou de uma borda, por exemplo. No entanto, nada impede que este tapete seja listrado, por exemplo, o que abre um leque enorme de possibilidades e aplicações.

Preferencialmente, utilize tapetes redondos em espaços amplos, pois, assim, suas dimensões, a expressividade do desenho e a energia que emana das cores são mais bem compreendidas, o que não ocorre tão bem quando ficam espremidas.

Tapete quadrado ou retangular

Uma dica valiosa para tapete quadrado ou retangular é posicioná-lo sob os móveis para não limitar o espaço de circulação e, principalmente, tornar a atmosfera do espaço mais acolhedora.

Ao conectar os móveis e estabelecer uma área de convivência sobre a sua superfície, o tapete aproxima as pessoas e cria uma atmosfera acolhedora, elevando a experiência social da casa.

Na sala de jantar, escolha uma medida de tapete que seja suficiente para deixar as bordas da peça afastadas dos pés das cadeiras, evitando qualquer tipo de enrosco para se sentar ou se levantar.

Escolha o material

Também não dá pra escolher qualquer modelo de tapete sem saber, primeiro, em qual tipo de material (ou os materiais, pois muitos deles são mesclas de vários tipos de fibras) eles foram confeccionados. 

Sempre pergunte qual é a composição deles e, a partir daí, reflita qual delas se encaixa melhor com o seu gosto e necessidade para cada ambiente. Nunca vai existir uma opção unânime, portanto, considere combinar diferentes propostas para chegar ao resultado ideal. Confira abaixo:

Tapete de fibra natural

Os tapetes de fibra natural costumam ser mais valiosos porque são feitos de matérias-primas oriundas diretamente da natureza e, a depender do material, podem ser escassas ou difíceis de se produzir e de manejar.

A beleza, a textura e o frescor deste tipo de fibra são singulares, o que torna tapetes como os de lã, algodão, sisal, aloe, juta, hemp, seda, entre outros, muito procurados. Por outro lado, assim como todo material natural, é mais sensível a possíveis danos e manchas.

sala de estar com piso vinílico
Missão Décor Tarkett Temporada 1 Episódio 2 / Projeto: Ricardo Abreu / Foto: José Henrique Vieira

Tapete de fibra sintética

Os tapetes de fibra sintética surgiram há décadas como uma alternativa confiável e muito criativa em termos de desenhos e cores, encaixando-se nos ambientes em que a opção de fibra natural não se sairia tão bem.

Polímeros plásticos são os materiais mais utilizados para tecer este tipo de tapete, sobretudo o poliéster e a poliamida. Embora sejam mais eficazes em relação a danos e manchas, nem sempre vão entregar a mesma experiência visual e tátil dos tapetes em fibra natural.

Escolha a cor predominante do seu tapete

Uma vez definido o local, o tamanho e a composição do tapete, você estará mais próximo de finalmente conseguir definir também a cor e a tonalidade que vai predominar no seu tapete.

Ela precisa bater com o estilo de decoração e a paleta do ambiente, portanto, não dá pra ignorar os elementos que estão ao redor, principalmente o piso vinílico, que pode acabar se tornando o parceiro ideal para destacar o seu tapete. Confira sugestões abaixo:

Piso vinílico amadeirado

O padrão amadeirado é o mais utilizado em pisos vinílicos, logo, será o ponto de partida para combinações mais comum para os tapetes. A cor do tapete vai depender da tonalidade amadeirada do piso. Existem opções claras, médias e escuras.

Para um piso com tonalidade amadeirada clara, você pode utilizar um tapete igualmente em cor clara, de modo a criar uma composição leve e suave, ou escura, criando um elegante contraponto. Modelos brancos com desenhos geométricos também são uma ótima pedida aqui.

quarto infantil com piso vinílico
Missão Décor Tarkett Temporada 2 Episódio 4 / Projeto: Ricardo Abreu / Foto: José Henrique Vieira

Piso vinílico stone ou cimento

O visual do concreto, das pedras e do cimento queimado também está presente no universo dos vinílicos, consolidando-se como uma alternativa à clássica opção amadeirada.

Neste cenário, você pode reforçar a estética predominante cinza com usando uma tonalidade um pouco mais escura do tapete em relação ao piso. O preto também cai super bem nessa composição.

Piso vinílico colorido

Em um piso vinílico com muitas cores diferentes aplicadas no mesmo espaço, você dificilmente você vai conseguir encaixar nesta composição um tapete que também seja muito colorido. Isso cria uma competição por atenção desnecessária e que deixa o resultado final confuso e desarmônico.

Se o piso for multicolorido, escolha uma tonalidade mais neutra e, de preferência, monocromática. Tente variar no formato, escolhendo um modelo de tapete orgânico ou redondo para fugir do tradicional. No caso de um piso colorido, mas monocromático, você pode trabalhar com tonalidades acima ou abaixo da cor do piso, ou até mesmo ousar com tapetes em degradê ou tom sobre tom.

Quer um exemplo prático de como piso vinílico e tapete podem combinar e tornar a experiência das pessoas com aquele ambiente melhor e mais confortável? 

Então veja como esta combinação foi uma das soluções encontradas pelo arquiteto Ricardo Abreu no quartinho da Helena no quarto e último episódio da segunda temporada da Missão Décor Tarkett:

Leave a comment