Como deixar a sala de jantar integrada com a de estar com vinílico?

Como deixar a sala de jantar integrada com a de estar com vinílico?

Integração de ambientes pode trazer a sensação de amplitude para o ambiente, entre outros benefícios

Ter uma sala de jantar integrada com a sala de estar é uma ideia cada vez mais colocada em prática em projetos de interiores. A proposta de unir estes dois espaços em um único ambiente é uma tendência que proporciona maior sensação de amplitude e conforto, especialmente em apartamentos pequenos.

Se você está pensando em integrar a sala de jantar com a sala de estar, neste artigo do Blog da Tarkett, vamos apresentar dicas e ideias para te ajudar a transformar estes dois espaços em um só, mas que seja funcional e agradável para receber amigos e familiares!

Além disso, vamos mostrar como é possível aproveitar elementos como a luz natural e a paleta de cores para deixar a sua sala de jantar integrada com a sala de estar ainda mais aconchegante e convidativa. Vem com a gente:

Como deixar a sala de jantar integrada com a de estar com vinílico?

O piso vinílico é um grande aliado para quem deseja integrar as salas de estar e de jantar, graças ao amplo repertório de funcionalidades e benefícios deste tipo de piso. Ele proporciona uma grande variedade de cores e texturas, além de ser fácil de instalar e manter.

Existem diferentes formas de fazer esta integração entre salas utilizando o piso vinílico. A mais comum é aquela que utiliza o mesmo padrão/cor de piso vinílico nas duas salas. Isso cria uma sensação de continuidade visual que “quebra” a noção que normalmente se tem de “início” e “fim” dos ambientes, unificando-os.

Por questões de gosto ou necessidade, há quem prefira manter alguma noção de separação entre os ambientes, mas sem recorrer a paredes ou divisórias, é claro. O piso vinílico é perfeito para isso porque ajuda a criar um aspecto único para cada ambiente (seja pela aplicação de cores, padrões e formatos diferentes) sem interferir, contudo, no campo visual.

Se você prefere a segunda opção mais comum, uma boa dica é utilizar acessórios decorativos que suavizam a transição entre ambientes, como é o caso dos acabamentos em metal da Tarkett. Confira abaixo como eles podem ser úteis em situação de integração de ambientes:

Vantagens em integrar as salas de estar e jantar

Piso Vinílico Cor Novara – Linha Piemonte
Piso Vinílico Cor Novara – Linha Piemonte

Integrar as salas de estar e jantar proporciona diversas vantagens. A principal delas é a sensação de amplitude. Ao eliminar a maior parte das barreiras estruturais entre os ambientes, você cria uma sensação de espaço maior, o que é muito oportuno em casas e apartamentos pequenos.

A sensação de amplitude é reforçada ao integrar as salas também porque potencializa o alcance da luz natural, capaz de influenciar inclusive nosso estado de humor. Se você utilizar acabamentos claros no piso e nas paredes, o efeito é ainda maior.

Com mais espaço disponível, dá para incrementar a dinâmica social da casa. Lembre-se que as salas de estar e de jantar são os ambientes mais utilizados para receber familiares e amigos. Sem barreiras visuais, fica muito mais fácil socializar e conversar, mesmo quando não estão tão próximos uns dos outros.

Outro aspecto muito interessante da integração é a possibilidade de usar uma abordagem uniforme na decoração dos espaços, dando vazão a ideias que de repente você não poderia colocar em prática em ambientes menores e/ou reclusos entre paredes.

Como integrar a sala de estar e a sala de jantar com piso vinílico?

A essa altura do texto, podemos dizer agora que você já sabe quais são as vantagens de se integrar a sala de estar com a sala de jantar e que também reconhece o piso vinílico como uma ótima opção para atingir este objetivo no projeto. 

Abaixo, vamos apresentar algumas formas de colocar esta integração em prática utilizando o piso vinílico:

Cores

A escolha da paleta de cores é outro elemento importante para deixar a sala de jantar integrada com a sala de estar. É importante escolher cores que se complementem em relação a todo ambiente, criando uma harmonia visual.

Como dissemos acima, a forma mais comum de se integrar ambientes por meio do piso vinílico é utilizar a mesma cor em toda a área. Lembre-se que a tonalidade da cor deve ser levada em conta. Cores mais claras tendem a suavizar e “ampliar” os espaços, enquanto tonalidades mais escuras “encolhem” e aumentam o aconchego deles.

Padrões

Da mesma forma que você pode utilizar cores iguais para integrar ambientes, igualar os padrões de pisos vinílicos também costuma ser uma boa pedida. 

A partir de um mesmo padrão de desenho, você pode variá-lo em cores e tonalidades de forma criativa.

Texturas

Texturas dos pisos vinílicos da Tarkett
Texturas dos pisos vinílicos da Tarkett

Os pisos vinílicos não são todos iguais e um dos grandes diferenciais da Tarkett é a aplicação de textura variadas na superfície das peças entre as diferentes coleções e linhas da marca. 

Por exemplo, entre os padrões amadeirados da Tarkett, existem as texturas Hand Scraped, Lisa, Rústica e Saw Cut, o que permite agregar sensações e experiências ao toque variadas em ambientes diferentes, mas mantendo a desejada uniformidade dos ambientes integrados por meio do visual amadeirado.

Paginação

Abusar da criatividade na paginação do piso vinílico é uma excelente pedida para integrar ambientes. Com mais espaço disponível, serão necessários menos recortes e ajustes para dispor os pisos de maneiras que vão além do tradicional.

Uma das mais utilizadas é a “espinha de peixe”, paginação em que as réguas de vinílico se cruzam em um ângulo de 45 graus, criando um visual elegante e sofisticado.

Do piso ao teto

Apesar de normalmente ser chamado de “piso vinílico”, isso não quer dizer que o vinílico só pode ser aplicado no piso. Por ser um revestimento leve, rápido de instalar e fácil de manter, você pode muito bem instalá-lo na parede e até no teto!

Em uma sala de estar integrada com a sala de jantar, uma maneira muito criativa de se utilizar o vinílico é prolongar em um dos lados a paginação do piso em direção à parede e depois ao teto, ajudando a criar um ponto de destaque para um dos ambientes. Foi exatamente o recurso utilizado pelo arquiteto Ricardo Abreu em um dos episódios da 1ª temporada da Missão Décor Tarkett, veja só:

Quantas dicas e sugestões bacanas para integrar a sala de estar com a de jantar, não é mesmo? Confira agora TODAS as linhas da Tarkett aplicáveis nestes dois ambientes clicando aqui.

Leave a comment