Piso vinílico: 3 dicas para combinar os móveis

Piso vinílico: 3 dicas para combinar os móveis

A tarefa de escolher o piso para casa pode se tornar um verdadeiro desafio. Nesta hora, o primeiro importante passo é definir o material que será utilizado. No mercado, existem diversas opções com diferentes características que podem chamar a atenção, entre elas, o piso laminado, piso vinílico, porcelanato e os pisos de madeira natural.

Para tomar a decisão correta, é fundamental levar em conta alguns fatores como o custo benefício, tempo de instalação, praticidade no dia a dia, conforto, acústica, resistência, manutenção e também o estilo de decoração que será aplicado. 

Capaz de reunir todos estes benefícios, além de oferecer uma imensa variedade de cores, padrões e acabamentos, o piso vinílico é considerado o ‘queridinho’ dos profissionais de arquitetura e projeto de interiores, já que oferece uma solução completa para qualquer tipo de proposta para a decoração interna.

No entanto, outro fator muito importante que deve ser avaliado antes de escolher o seu modelo de vinílico é a combinação dos móveis com o revestimento. Aliás, para que o décor do seu projeto alcance o efeito que você espera, é fundamental combinar o piso com o mobiliário, deixando todo o ambiente em sintonia.

Para esclarecer todas as dúvidas que podem surgir nesta etapa, ninguém melhor que a líder mundial em pisos vinílicos. A Tarkett selecionou neste artigo as cinco principais dicas para acertar na hora de escolher e combinar os móveis e o piso para casa. Vem com a gente!

piso vinílico

#1 Manter a coerência com o estilo de decoração dos móveis e do piso vinílico

Pode parecer óbvio, no entanto, para criar um projeto bonito e que, de fato, faça sentido, o passo mais crucial é ter um bom planejamento. A escolha do piso merece atenção, mas antes mesmo de pensar no revestimento, você deve refletir sobre quais são suas prioridades para o projeto e definir o estilo de decoração que mais te represente.

Minimalista, contemporâneo, retrô, industrial, rústico, mediterrâneo… Existem diversas opções, mas você precisa pensar bem qual é a mais viável para a sua casa e não só aquela combina com mais a sua personalidade. 

Com esta decisão em mente, seja qual for a proposta escolhida, é importante que cada elemento reforce as características gerais daquele estilo, descartando opções que acabem por se confrontar.

Por exemplo, se você pretende seguir uma proposta mais moderna, não fará sentido ter no projeto algum mobiliário ou elementos decorativos que resgatem características clássicas ou retrô. Da mesma forma, se você optar por um estilo mais neutro, como o escandinavo, por exemplo, não será recomendado optar por um piso ou móveis coloridos.

piso vinílico

#2 Apostar no contraste de tonalidades

A tonalidade do mobiliário e do tipo de piso deve ser sempre escolhida com atenção, principalmente, no caso dos padrões amadeirados – os mais vendidos dentro do portfólio de vinílicos.

Um piso claro costuma a causar mais sensação de amplitude no ambiente, enquanto tonalidades escuras criam o efeito de encolhimento. Por outro lado, utilizar apenas cores muito claras no ambiente podem causar uma impressão de impessoalidade e vazio, por outro lado, tons escuros em excesso implicam em um aspecto pouco convidativo.

Para fugir dos exageros, uma boa saída é equilibrar as coisas e apostar nos contrastes, trabalhando com tons opostos entre piso e mobiliário. No caso de um revestimento claro, você pode optar por uma tonalidade um pouco mais escura nos móveis e até mesmo no acabamento em preto fosco. Se o piso for escuro, o mobiliário e as paredes podem trazer uma tonalidade mais clara e/ou cores um pouco mais vivas.

#3 Revestir móveis com vinílico

Agora que você já sabe como combinar tonalidades, uma aposta pouco convencional pode ser perfeita para você criar um ambiente cheio de personalidade: uma excelente ideia é combinar o piso vinílico com… Vinílico!

Parece confuso, não é mesmo? Mas acalme-se, vamos explicar: além de ser capaz de revestir o piso, as paredes e até mesmo o teto, você também pode aplicar o vinílico para revestir o mobiliário, criando um efeito único no décor. É uma solução muito interessante para restaurar móveis antigos, mas quem sabe não se encaixa em uma solução nova?

piso vinílico

Além de oferecer uma infinidade de opções de acabamentos com essa técnica, utilizar o piso vinílico em manta para revestir móveis agrega diversos benefícios como facilitar a renovação que falamos acima com mais agilidade, além de entregar o que já normalmente cumpre no piso: praticidade e durabilidade.

Para dar ao mobiliário uma aparência visualmente mais contínua e bem acabada, é indicada a aplicação do piso vinílico em manta, que é distribuída em rolos em dimensões bem maiores que placas e réguas. Na Tarkett, por exemplo, as mantas têm 2 metros de altura e comprimentos que partem de 23 até 30 metros.

Como a maior parte dos móveis costuma se encaixar dentro deste intervalo, fica muito mais fácil ‘envelopá-los’ a partir das dimensões do rolo, diminuindo a quantidade de recortes.

Outra vantagem de se utilizar as mantas é a possibilidade de selar as juntas na instalação usando o cordão de solda. Além de um acabamento mais clean, existem cordões de solta coloridos que podem lhe ajudar a incrementar as combinações. Você pode conferir como funciona todo esse processo clicando aqui.

piso vinílico

Agora ficou muito mais fácil de acertar na hora de combinar o piso com o mobiliário, não é mesmo? Comente aqui o que achou dessas dicas e aproveite para conferir todas as nossas linhas de piso residencial no site! 

Leave a comment