Sabia que é possível revestir móveis com mantas vinílicas?

Sabia que é possível revestir móveis com mantas vinílicas?

Criatividade na aplicação de vinílicos pode ir muito além do piso

Piso Vinílico em Manta da Linha iQ Surface, da Tarkett

Por ser leve e prático de se recortar, o vinílico pode ser usado para revestir diferentes superfícies, indo muito além da sua principal finalidade que é dar o acabamento do piso em casas e apartamentos.

Já abordamos em diversos outros artigos aqui no Blog da Tarkett das diversas vantagens que podemos obter ao utilizar os pisos vinílicos também como revestimentos de parede e até do teto, ganhando agilidade na instalação.

No entanto, você já tinha parado para pensar que é possível instalar o vinílico também em superfícies de móveis, sobretudo aqueles que gostaríamos de renovar o visual, mas não sabemos sequer por onde começar? 

No post de hoje, a líder mundial em pisos vinílicos vai explicar abaixo TUDO o que você precisa saber sobre este tipo de aplicação que, assim como ocorre na instalação do piso convencional, demanda mão de obra especializada! Vem com a gente:

Piso Vinílico em Manta da Linha iQ Surface, da Tarkett

Qual o melhor formato de vinílico para revestir móveis?

Em tese, qualquer formato de vinílico poderia ser utilizado para revestir móveis, pois placas e réguas são modulares e podem ser posicionadas de forma a preencher perfeitamente a superfície.

Contudo, além de ter de respeitar as dimensões de fábrica em cada peça, nestes dois exemplos de formatos, você certamente precisará fazer mais recortes para encaixar os pedaços de vinílico – deixando o número grande de juntas aparentes.

Para dar ao mobiliário uma aparência visualmente mais contínua e bem acabada, é indicada a aplicação do piso vinílico em manta, que é distribuída em rolos em dimensões bem maiores que placas e réguas. Na Tarkett, por exemplo, as mantas têm 2 metros de altura e comprimentos que partem de 23 até 30 metros.

Como a maior parte dos móveis costuma se encaixar dentro deste intervalo, fica muito mais fácil ‘envelopá-los’ a partir das dimensões do rolo, diminuindo a quantidade de recortes.

Outra vantagem de se utilizar as mantas é a necessidade de selar as juntas na instalação usando o cordão de solda. Além de um acabamento mais clean, existem cordões de solta coloridos que podem lhe ajudar a incrementar as combinações.

Piso Vinílico em Manta da Linha iQ Surface, da Tarkett

Quais móveis podem ser revestidos com o piso vinílico em manta?

Para planejar a instalação do vinílico em manta sobre um móvel, é preciso levar em conta que, embora seja uma aplicação diferente, ela vai exigir boa parte das etapas que seriam necessárias para utilização no piso.

Além de preparar, limpar, secar e nivelar tudo para receber o adesivo, é importante que esse móvel tenha uma boa quantidade de superfícies planas, contínuas e devidamente preparadas/lixadas para facilitar todo o processo de fixação.

Partindo dessa premissa, será mais interessante utilizar as mantas para revestir bancos, mesas, aparadores, molduras, divisórias, biombos, painéis, poltronas, sofás, cômodas e armários estruturados em madeira, MDF ou alvenaria.

Por outro lado, não recomendamos a aplicação em móveis com braços e pés mais finos (cadeiras, por exemplo) – não é impossível, mas dada a quantidade de curvas e voltas que um móvel pequeno tem, a tarefa não será das mais simples.

Piso Vinílico em Manta da Linha iQ Surface, da Tarkett

Quais são os benefícios de se utilizar a manta vinílica para revestir móveis?

Utilizar o piso vinílico em manta para revestir móveis agrega diversos benefícios que começam justamente pela agilidade na renovação desta peça, entregando um resultado bem acabado e elegante muito mais rapidamente.

É preciso considerar que nenhum outro tipo de revestimento, nem mesmo um tipo de piso frio ou o piso laminado, entrega a combinação ideal entre conforto térmico e acústico proporcionada pelo vinílico, algo que também se replica quando utilizado no mobiliário.

Outro aspecto muito importante é a praticidade na limpeza, pois com a manta instalada, os procedimentos passam a ser os mesmos utilizados para conservação dos pisos vinílicos convencionais no dia a dia – retirar o pó da superfície, limpar com um pano úmido com detergente neutro diluído em água e secar na sequência, evitando o uso de produtos abrasivos e produtos derivados de petróleo.

Com a manta, o móvel como um todo acaba por ficar mais protegido do que se estivesse com a estrutura em madeira, MDF ou concreto exposta, pois estas são muito mais sensíveis à umidade, batidas e sujeira do que o vinílico em manta.

Incrível como o piso vinílico é versátil, não é mesmo? Já sabia dessa possibilidade de usar a manta para revestir móveis? Agora é só escolher o piso dentre as diversas opções que oferecemos – clique e conheça as mantas residenciais e comerciais da Tarkett.

 

 

 

 

 

 

 

Leave a comment