3 Dicas de decoração de ambientes pequenos

3 Dicas de decoração de ambientes pequenos

Conheça os principais truques para decorar um espaço pequeno da casa ou apartamento

Piso Vinílico Cor Lavanda – Linha Injoy – Tarkett

Principalmente nas grandes metrópoles, é fato que as residências estão ficando cada vez menores, devido a urbanização acelerada e a crescente procura por imóveis próximos às regiões centrais.

Esse cenário de falta de espaço traz novos desafios para decorar ambientes – aliás, se você conta com um kitnet, studio, micro apartamento ou até mesmo um cômodo menor em casa, o ideal é que a decoração seja pensada com muito cuidado!

Seguindo algumas dicas, ter um apartamento ou casa pequena não será um problema para criar um projeto de interiores incrível. Quer saber como? 

No artigo do Blog da Tarkett de hoje, selecionamos 3 truques para você decorar um espaço pequeno que vão lhe ajudar a ampliar a sensação de amplitude. Confira:

Piso vinílico Cor Algodão – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

1.Planeje cada detalhe

É bem verdade que ambientes menores podem se tornar um verdadeiro quebra-cabeça na hora de planejar o décor. Cada cantinho importa quando o espaço é limitado e todos os centímetros devem ser aproveitados com criatividade aplicada sobre as reais necessidades que a sua rotina demanda.

Nesse sentido, quanto menos itens você utilizar no projeto, mais fácil será de construir uma decoração harmoniosa. Sendo assim, evite exageros e se concentre naquilo que de fato é útil – nunca é demais beber na fonte do minimalismo!

Faça uma lista do que considera indispensável para deixar o ambiente passado a limpo, considerando inclusive o que você pretende ocupar mobiliários específicos, como é o caso do guarda-roupa

Depois, a dica é selecionar aqueles itens que fazem mais sentido, elegendo-os por ordem de prioridade – o que não tem a ver só com a questão de necessidade, pois aqui entram os objetos decorativos e aqueles itens de valor afetivo/sentimental.

Essa atitude reduz consideravelmente as chances de comprar desde materiais de construção além do que eram necessários ou até mesmo peças que se tornaram ociosas rapidamente. 

Por fim, quadros, adornos, almofadas ou até mesmo um revestimento vinílico de parede, podem dar outra cara ao projeto, e são excelentes opções para complementar o décor com agilidade e sem sobrecarregar o espaço.

2. Apostar em móveis planejados e multifuncionais

Bagunça é um problema em qualquer tipo de ambiente, mas em pequenas metragens, ela pode se tornar a principal vilã. Os móveis planejados são sempre uma ótima escolha para aproveitar ao máximo os espaços livres do projeto. Outra ótima saída é investir em móveis multifuncionais que agregam mais praticidade.

Em uma sala pequena, mesa de jantar com gavetas, bancos “baús” ou até mesmo sofás com compartimentos organizadores também são bons investimentos. Além disso, tanto na sala de estar quanto na cozinha, aproveite todos os cantos e objetos metálicos podem te ajudar a suspender prateleiras e nichos.

Lançando mão destes recursos, é certo que você vai conseguir liberar mais espaço no chão para a circulação – tome cuidado com as mesas de centro, pois elas podem atrapalhar esse fluxo em salas menores.

Veja também: Como decorar uma cozinha pequena?

Piso vinílico aplicado em lavabo

3.Cores claras para sensação de amplitude

As cores são capazes de gerar sensações únicas nas pessoas e devem sempre ser utilizadas ao nosso favor na hora de decorar. Por isso, é muito importante que você fique atento às tonalidades escolhidas para o mobiliário e revestimento, certificando que sua escolha esteja de acordo com o efeito que você quer gerar no ambiente.

Tons e cores claras costumam a conferir mais sensação de amplitude. Por outro lado, paletas escuras provocam encolhimento. Sendo assim, quando o ambiente é pequeno, é necessário tomar muito cuidado com móveis ou revestimentos escuros.

No piso, você pode obter a sensação de mais espaço escolhendo os de tons claros e neutros – o que pode ser ainda mais interessante para aqueles ambientes que tenham menos incidência de iluminação natural. Caso você opte por um revestimento em tonalidade mais escura, aposte em móveis claros e contrastantes a fim de evitar uma sensação visual de encolhimento. 

Não perca: Como acertar na tonalidade do piso amadeirado?

4. Ambientes integrados

Outra ótima solução para facilitar a circulação pelos cômodos e criar a sensação de amplitude em cômodos pequenos é integrar os ambientes. Por exemplo, remover paredes e divisórias entre a sala de estar e a cozinha ou entre a sala e a varanda – quando o projeto estrutural permite – irá otimizar muito o espaço livre no seu imóvel.

Mas se você quer aproveitar totalmente da sensação de amplitude, não basta somente derrubar as paredes. Além da mudança estrutural, é fundamental que os elementos decorativos e mobiliário também estimulem esse efeito.

Além de apostar em estilos complementares de decoração em todos os cômodos e reduzir as divisórias dos ambientes, utilizar o mesmo padrão e tonalidade de piso irá colaborar muito para esse objetivo.

Os modelos de piso vinílico da Tarkett são perfeitos para essa missão. São inúmeros padrões e tonalidades disponíveis, ideais para atender os mais variados e exigentes gostos, além de serem extremamente versáteis.

É possível utilizar o mesmo revestimento em quase toda a casa: na sala, cozinha, lavabo e varanda gourmet, sempre contando com os benefícios característicos da marca como a rápida instalação, facilidade de limpeza e alta resistência.

Agora que você já sabe os principais truques para decorar um cômodo pequeno, é hora de botar a mão na massa! Comente aqui o que achou dessas dicas e aproveite para tirar alguma dúvida com a gente!

Leave a comment