3 dicas para decorar e dar amplitude a espaços pequenos

3 dicas para decorar e dar amplitude a espaços pequenos

Seguindo o conceito de menos é mais, os apartamentos modernos estão cada vez mais compactos, se adaptando à rotina e ao estilo de vida prático das pessoas.

E para tornar esses ambientes mais aconchegantes sem deixá-los pesados ou carregados, é importante pensar em uma decoração que alongue e traga mais leveza a cada cômodo.

Nem sempre derrubar as paredes entre a sala de estar e de jantar ou optar pela cozinha americana resolve totalmente. Em alguns casos a melhor saída é apostar no piso.

Confira em nosso artigo 3 dicas para combinar o piso com as paredes e dar ao ambiente a sensação de amplitude:

Acerte na escolha das cores

Além de renovarem o ambiente, as cores podem mudar completamente a noção de espaço dentro da sua casa. Isso porque a percepção de espaço muda conforme a combinação de cores.

Os tons claros, por exemplo, quando aplicados nas paredes e no teto, dão mais amplitude e deixam as áreas parecendo ter dimensões maiores. Experimente tons de branco, amarelo claro e bege nas paredes e teto, e tons mais vibrantes no seu piso, como Pumpkin Orange, Sunflower Yellow e Light Grey da Linha Ambienta® Make it.

Outra opção de composição que dá o efeito de profundidade ao ambiente é pintar uma parede com uma tonalidade mais escura, como azul egípcio ou roxo ultravioleta e no piso uma opção amadeirada e suave, como o piso Bétula da Linha Ambienta® Series.

Integre os ambientes

Usar o mesmo piso em mais de um ambiente cria a sensação de integração e amplitude a espaços pequenos. Caso você opte por usar o mesmo piso, dê preferência a padrões e cores neutros para não carregar o ambiente e não enjoar com o tempo. A escolha ideal para essa paginação são os pisos em tons amadeirados, como os pisos da Linha Essence®.

Outra opção para ampliar os espaços é fazer justamente o inverso: separar o ambiente com dois pisos diferentes. Nesse caso, é importante que o mobiliário se concentre em apenas alguns pontos, deixando visível a linha de separação entre um revestimento e outro.

Para essa opção de separação linear, aposte em pisos com estampas semelhantes, pois texturas muito diferentes podem ter efeito contrário e comprimir ainda mais os espaços. Que tal usar estampas têxteis em tons delicados e pastéis, como Light Grey e Dark Grey da Linha Decode®?

 

Cimento queimado

Uma das vantagens dos pisos vinílicos inspirados em cimento queimado é o efeito de amplitude que eles proporcionam, já que simulam um revestimento que não tem emendas nem rejunte.

Ideais para espaços pequenos, o cimento queimado serve como base para qualquer tipo de decoração, podendo seguir um estilo mais despojado e contemporâneo ou contrapondo com peças mais clássicas e vintage.

A coleção Stone da Linha Ambienta® Studio simula com fidelidade as tonalidades do cimento queimado.

 

Combinando materiais e cores diversas, é possível criar ambientes extremamente interessantes e dar a eles a sensação de amplitude que sua casa merece.

Gostou do artigo? Acompanhe nosso blog e siga a Tarkett nas redes sociais para ver mais dicas como essas!   

Leave a comment