3 ideias de decoração utilizando carpetes

3 ideias de decoração utilizando carpetes

Confira as principais dicas para combinar diferentes formatos e cores desse revestimento e sugestões para inspiração

 Carpete Cor AA92 9507 – Linha Desso Coleção Essence Structure – Tarkett

Já está mais do que comprovado que o bem-estar dos funcionários, clientes e fornecedores dentro de um escritório influencia diretamente nos resultados de qualquer empresa. Aliás, a percepção do espaço e como nos relacionamos com ele impacta em nossas decisões, sobretudo nas sensações de confiança e produtividade.

Na decoração, no entanto, quando o assunto é bem-estar, as escolhas que proporcionam aumento na sensação de conforto devem ir além de cadeiras ergonômicas, áreas de descanso e boas estações de trabalho. 

Para conectar e dar fluidez a todo esse conjunto moldado pelo mobiliário e a própria arquitetura do espaço, definir o piso ideal é fundamental para garantir que o ambiente corporativo ou comercial atenda às necessidades de todos aqueles que passam por sua empresa, qualquer que sejam as necessidades.

Com uma grande variedade em revestimentos disponíveis no mercado em diferentes formatos e cores, é comum que diversas dúvidas surjam, especialmente quando chega o momento de escolher o piso ideal para ambientes corporativos. 

Dentre as opções, os carpetes historicamente sempre se destacaram, principalmente, pelo conforto acústico que eles oferecem, consolidando-os como uma das escolhas favoritas para escritórios. 

Com o passar do tempo, porém, muitas pessoas desenvolveram uma certa resistência (ou até um preconceito) aos carpetes, devido a alguns modelos mais antigos realmente apresentarem problemas com poeira e pontas descolando do chão. Problemas muito comuns nas décadas passadas, quando esses revestimentos eram usados em rolo e presos ao chão, fabricados com fibras de péssima qualidade.

Se você ainda faz parte desse grupo que pensa assim, pode ficar tranquilo: muita coisa mudou, as tecnologias avançaram e a Tarkett desenvolveu soluções que não vão deixar você na mão.

Hoje, os carpetes da Tarkett são oferecidos em placas de 50 x 50 cm com fibra sintética de fios de nylon e que são instalados e limpos com facilidade. Ou seja, além de contar com conforto acústico e térmico, hoje os carpetes se destacam por oferecer fácil manutenção.

Veja também: Ter ou não ter carpetes?

Além dos benefícios oferecidos no dia a dia, esse revestimento possibilita que você saia do comum na decoração e crie projetos únicos, que representem o DNA da sua marca com o máximo de resultado no seu escritório. 

Ficou curioso para saber como? Neste artigo do Blog da Tarkett, selecionamos 3 ideias de decoração utilizando carpetes para não faltar inspiração. Vem com a gente!

Carpete Cor AA91 5102 – Linha Desso Coleção Essence Stripe – Tarkett

Desenvolva paginações exclusivas

Ao contrário do que acontece com os modelos em rolo, que tem cor e estampa padronizadas, na Tarkett você encontra uma ampla gama de cores, padrões e desenhos de carpetes em formato de placas. A modularidade torna possível que você deixe a criatividade fluir e assim crie paginações personalizadas com mais facilidade, diminuindo o número de recortes. 

Não existe uma regra universal para desenvolver a sua paginação, até por isso o ideal é que profissionais acompanhem este processo do início ao fim. Para manter a harmonia e evitar exageros, no entanto, a dica é que você opte por cores neutras em contraponto a tonalidades que tenham relação com a identidade visual da sua marca, instituição ou empresa.

Carpete Cor B882 8213 – Linha Desso Coleção Desert – Tarkett

Não perca também:
Como tornar e manter a sala de estar mais acolhedora?

Como escolher o melhor piso para o seu projeto?
3 ideias para pisos na decoração de consultórios e clínicas


Combine piso vinílico LVT com carpete

Dentre os queridinhos para ambientes corporativos, além do carpete, o piso vinílico LVT também é muito escolhido por reunir diversas vantagens como a resistência e o conforto térmico/acústico, além de apresentar uma ótima relação custo-benefício. 

Mas se engana quem acredita que é preciso escolher entre piso vinílico ou carpete: não estamos falando de água e óleo, que não se misturam – você pode muito bem apostar nos dois ao mesmo tempo!

Com essa combinação entre diferentes tipos de revestimento, é possível criar pontos de destaque dentro do ambiente, dando propósito e fluidez às paginações sem perder nenhum milímetro de espaço.

Na Tarkett, você encontra LVTs colados, clicados e inclusive autoportantes, muito indicados para o segmento corporativo. Assim, é possível criar uma transição entre dois ambientes diferentes, criar faixas para induzir as áreas de passagem dentro do cômodo e/ou dar ênfase a uma área de descanso ou copa, por exemplo.

Para deixar a sala de espera e a sala de reunião mais elegantes, uma boa dica é misturar dois tons parecidos de piso vinílico e carpete. Para paginações mais ousadas, vale a pena investir nos tons da coleção de carpetes Desso Desert, combinados com os padrões da coleção Stone da Linha Ambienta Studio.

Carpete Cor B882 9094 – Linha Desso Coleção Desert – Tarkett
Pisos Vinílicos Cores 24064900; 24064010; 24064600 – Linha Square Coleção Set – Tarkett

Crie pontos de destaque no ambiente

Além da combinação entre vinílico e carpete, uma outra opção é utilizar o carpete exercendo uma função similar a de um tapete na área da mesa da sala de reunião, abaixo de um sofá nos espaços de lazer ou até mesmo em salas restritas, com o carpete ocupando a área da mesa de centro.

Além de criar um ótimo efeito visual, essa dica é muito mais funcional para ambientes corporativos e comerciais, uma vez que o tapete é menos resistente e, em maioria, não são preparados para ambientes de tráfego médio ou alto.

Outro ponto importante é que o carpete torna a permanência neste espaço de reunião, geralmente tomado pela tensão e decisões importantes, muito mais confortável e agradável, ajudando a quebrar o ‘gelo’ entre os participantes.

Já conhecia essas aplicações do carpete? Comente aqui o que achou dessas dicas de decoração e aproveite para conferir todo o nosso catálogo de soluções para ambientes comerciais e corporativos!

 

 

 

 

 

 

Leave a comment