Qual é a cor certa de piso vinílico para cada ambiente?

Qual é a cor certa de piso vinílico para cada ambiente?

Seja qual for o modelo, formato, padrão ou cor, o piso vinílico é escolha certeira para decorar a casa por conta da ótima relação custo-benefício. Isto não significa, no entanto, que eles necessariamente precisam ser iguais em todos os cômodos.

A variação é bem-vinda quando há a intenção, no escopo do projeto, de tirar proveito destas diferenças a partir da criação de efeitos visuais, transições chamativas, pontos de destaque ou, simplesmente, para fugir do tradicional.

Com tantas possibilidades, dúvidas vão surgir: recebemos diariamente várias mensagens nos perguntando qual seria a melhor cor de piso para cada ambiente, e desde já precisamos deixar algo bem claro: não existe uma opção definitiva!

Cada projeto apresenta circunstâncias únicas entre gostos e necessidades, e esse é o grande barato de poder contar com um portfólio de uma líder mundial no segmento, com tantas opções de cores, como é o da Tarkett

Ainda assim, sabemos que vocês gostam de ter um ponto de partida para pensar. Por isso, no post de hoje do Blog da Tarkett, realizamos o divertido exercício de escolher uma sugestão de cor para cada tipo de ambiente. É difícil, viu! 😊

Você vai reparar que cada sugestão traz uma justificava com o intuito de que, quando for a sua vez, você possa ter melhores parâmetros para seguir com a nossa escolha ou partir para outras alternativas similares. Vamos nessa?

Salas de Estar e Jantar

Sugestão: Piso Vinílico Cor Napoli (Coleção Tirreno) – Linha Solare (LVT Colado)

Piso vinílico

As salas são essenciais para a boa convivência familiar e social de uma casa. Uma parcela considerável delas, inclusive, estão integradas a outros ambientes, portanto, vale apostar em uma mesma cor ou tonalidade.

Espaço disponível é uma preciosidade atualmente, logo, vale apostar em cores claras ou médias para incrementar a sensação de amplitude, como é o caso desta sugestão. Ao adotar tons claros no piso, você pode balancear a paleta com mobiliários, objetos e acabamentos um pouco mais escuros.

Cozinha

Sugestão: Pisos Vinílicos Cores 9205565 (Coleção Thru) e 9201920 (Coleção Fit) – Linha Paviflex Natural (VCT Colado)

Piso vinilico
Suvinil Revela 2022 / Conceito e Direção Criativa Michell Lott / Fotos André Klotz / Produção Executiva Vitória Mazzoni / Produção Visual Natália Martucci / Espaço Casa Manduri

A cozinha se tornou uma protagonista dos últimos anos porque, ao passarem mais tempo em casa, cada vez mais pessoas estão desfrutando dos prazeres e sabores do universo gastronômico.

Trata-se de um ambiente que está mais alegre, criativo, inspirador, menos sisudo e só funcional. Dá pra ousar um pouquinho mais em cores para despertar a vontade de inovar ou caprichar nas refeições, e achamos que uma colorida combinação cairia super bem! 

Varanda

Sugestão: Piso Vinílico Cor Dark Fossil (Coleção Stone) – Linha Ambienta (LVT Colado)

Piso vinilico

Para ter vinílicos em varandas, sobretudo em apartamentos, é importante protegê-los da incidência direta e prolongada dos raios solares, que podem desbotar os pisos (e outros acabamentos, como estofados e móveis), portanto, é indicado investir em cortinas e persianas para filtrá-los. 

Além disso, você pode contar com proteção extra no piso, e é justamente o que vai encontrar nos pisos da Linha Ambienta, como o modelo acima. Eles contam com Extreme Protection, uma tecnologia exclusiva da Tarkett, saiba mais aqui.

Lavabo

Sugestão: Piso Vinílico Cor Sintra (Coleção Design) – Linha Ambienta (LVT Colado)

Piso vinilico

Espera aí, posso instalar piso vinílico em lavabo? Não só pode (confira aqui), como é uma ótima sugestão pensando na praticidade que esse ambiente exige em termos de limpeza e manutenção, mas também na personalidade do décor.

A escolha de uma cor para esse espaço tão pequeno e, geralmente, pouco iluminado, passa pela escolha de outros acabamentos. Para não ficar em cima do muro, que tal acrescentar uma estampa mais criativa, imitando ladrilhos hidráulicos?

Home-Office

Sugestão: Piso Vinílico Cor Grapia (Coleção Ambienta) – Linha Tech (LVT Clicado)

Piso Vinilico

Trabalhar em casa não é exatamente uma surpresa, pois mesmo antes de pandemia, já haviam funcionários e equipes inseridas nesta modalidade mesmo em um formato híbrido. É inegável, no entanto, que os últimos dois anos levaram as pessoas a reconsiderar o layout, contemplando a ideia ter um cantinho pra trabalhar em casa.

O bacana dos home offices é que eles aceitam diferentes sugestões, mas aqui escolhamos uma opção amadeirada bem charmosa da nossa nova linha de clicados (veja mais aqui) com a ideia de ‘aquecer’ um ambiente que, embora de trabalho, precisa ser acolhedor tal como toda casa.

Quarto

Sugestão: Piso Vinílico Cor Flanders Dark Brown (Coleção Nature) – Linha Imagine (Mantas Heterogêneas Residenciais)

Piso vinilico

Achou que esqueceríamos um dos ambientes em que o piso vinílico é f-u-n-d-a-m-e-n-t-a-l? A sensação de tocar os pés descalços em um piso com textura e temperatura agradáveis é indescritível.

Quanto a cor, se o ambiente não for tão pequeno (onde tons claros se saem melhor), vale ousar um pouco mais com pisos escuros, sobretudo amadeirados, pois são tonalidades que induzem o conforto e recolhimento, ótimas para despertar o sono e relaxamento. 

Existem várias opções dentre os pisos modulares da Tarkett, mas para mostrar que o nosso universo é bem amplo, selecionamos um excelente vinílico em manta de aplicação residencial para ilustrar! Conheça outros aqui.

O mais bacana de fazer este exercício é chegar a conclusão que é muito escolher só uma cor para cada ambiente, não é mesmo? 😉

Agora é a sua vez: navegue pelas opções residenciais da Tarkett e tente imaginar quais delas se encaixariam no seu projeto!

 

Leave a comment