Papel de parede vinílico: o que é e qual o melhor?

Papel de parede vinílico: o que é e qual o melhor?

Quem procura alternativas para fugir um pouco do acabamento com tinta geralmente costuma esbarrar no clássico papel de parede, sempre lembrado como uma das melhores opções para revestir as paredes gastando pouco. Neste artigo te mostramos a opção do papel de parede vinílico.

Existem diferentes modelos no mercado, e a versão tradicional, feita a base de celulose, acaba nem sempre atendendo as expectativas e necessidades do dia a dia, pois é um material mais delicado e suscetível a danos permanentes.

Para entregar mais comodidade e durabilidade, o mercado vem desenvolvendo novidades para revestir paredes como o papel de parede vinílico, uma opção mais resistente e prática. Você já tinha ouvido falar dele? Não? Então vem com a gente:

Papel de parede

O papel de parede vinílico, assim como qualquer produto acompanhado pela palavra ‘vinílico’ no nome, tem em sua composição o policloreto de vinila. Falando assim, parece um material raro e incompreensível, mas estamos nos referindo ao PVC. Mais fácil, né?

Ele é um dos polímeros plásticos mais versáteis do mercado, sendo aplicado em uma infinidade de materiais graças a atributos como leveza, maleabilidade, resistência, isolamento térmico, elétricos e acústico, dentre outros.

Como se pode notar, o vinílico aplicado a paredes acaba sendo mais vantajoso para revestir paredes do que o papel de celulose, pois dura mais e pode ser lavado, e também em relação aos revestimentos cerâmicos, pela leveza, manuseio e conforto térmico.

É importante que você não confunda vinílico com vinilizado, pois também existe essa opção dentre os papeis de parede. É um material mais fino, que recebe apenas um verniz (e não uma camada) de PVC, e por isso, não pode ser aplicado em áreas molhadas.

Locais para instalação do papel de parede vinílico

Papel de parede vinilico

Por ser mais resistente e lavável, o papel de parede vinílico é uma excelente alternativa para revestir diferentes perfis de ambientes internos, secos e molhados. Separamos algumas opções abaixo:

Banheiro

No ambiente que costuma ser mais ‘temido’ aos papeis de parede, a opção vinílica se sai super bem na decoração tanto de lavabos quanto de banheiros, cômodos que que precisam ‘transpirar’ conforto e bem-estar.

Embora a umidade não seja um problema, já que o material é lavável, não recomendamos a instalação diretamente em boxes de chuveiro, pois a exposição prolongada e frequente à água dos banhos pode vir a descolar o produto com o tempo.

Cozinha

A cozinha é outro ambiente que causa arrepios a quem sonha com papel de parede, pois uma opção a base de celulose não pode chegar nem perto de um ambiente que convive, por exemplo, com a presença de gordura.

Sendo um revestimento mais fácil de limpar, a conversa de muda de tom quando a opção é o vinílico. Cansado daquele visual de sempre na hora de cozinhar? Agora dá pra ter uma cozinha repaginada com excelente custo-benefício.

Quarto

Ele também serve para trabalhar, assistir TV ou trocar de roupas, mas a principal função de um quarto é nos proporcionar o melhor descanso possível quando a nossa bateria já está próxima do fim.

Além de um piso confortável, vale apostar no revestimento de paredes que proporcionem conforto térmico e excelente acústica, atributos indispensáveis para ter aquela boa noite de sono.

Como escolher o melhor tipo de vinílico de parede?

Papel de parede

O melhor tipo de vinílico de parede é aquele que mais se encaixa na relação entre gostos e necessidades de um projeto de decoração, pois cada um deles vai exigir diferentes atributos de produto.

É preciso complementar as opções em diferentes frentes, a começar pelo estilo do décor, que pode ser mais clássico e retrô ou moderno e industrial, por exemplo. Uma vez definido o estilo, vale ficar atento às cores, seja para harmonizá-las em uma mesma paleta ou ao criar elegantes contrapontos.

Além de encantarem pelo visual, um dos grandes atrativos dos papeis de parede é a textura, portanto, vale considerar modelos que não só proporcionem esta experiência sensorial tátil, como também explorar uma certa variedade entre elas.

Qual é a durabilidade de um vinílico de parede?

Papel de parede vinilico

Bem cuidado, um vinílico de parede pode durar décadas, o que até nos permitiria estimar uma durabilidade média. No entanto, seria leviano cravar um período exato, pois a durabilidade de um revestimento, seja qual for o local de aplicação, está diretamente relacionada à forma como você o instala, limpa e mantém ao longo dos anos.

Embora não seja possível afirmar categoricamente quanto um revestimento desse vai durar, podemos afirmar com toda a certeza que ele vai durar mais e manter o aspecto de novo por mais tempo seguindo as instruções do fabricante desde o princípio.

Tudo começa por uma compra adequada, pois é preciso saber se o produto escolhido é compatível com o ambiente e superfície de instalação. Acertar depois na instalação é fundamental, por isso, é melhor confiar em profissionais que estão acostumados com este tipo de material. Veja o vídeo abaixo:

Por fim, limpar o vinílico de parede com frequência e, principalmente, da maneira correta, sem o uso de produtos químicos específicos ou receitas caseiras, é a melhor maneira de estender a permanência dele em sua residência.

Como limpar o vinílico de parede?

Papel de parede

Assim como ocorre com os pisos vinílicos, limpar um revestimento vinílico de parede é prático e rápido se comparado a outros materiais. O primeiro passo é remover as partículas de sujeira mais visíveis, usando um espanador de pó.

Depois, utilize um pano umedecido em detergente neutro diluído em água e aplique calmamente nos pisos, utilizando as próprias mãos ou um rodo para alcançar os pontos mais altos de uma parede, por exemplo.

A limpeza não pode parar por aqui: passe um novo pano úmido, desta vez somente em água, para remover qualquer resquício de detergente e, em seguida, seque tudo com um pano limpo.

Agora que você já sabe o que é um papel de parede vinílico e sabe como escolher o melhor para sua casa, confira as melhores opções de vinílicos de parede da Tarkett clicando aqui.

Leave a comment