ReStart para instaladores: veja as vantagens do programa

ReStart para instaladores: veja as vantagens do programa

Com a escassez de matérias-primas e a produção desenfreada de resíduos sólidos e orgânicos, a cada dia se torna mais evidente a necessidade de ações conjuntas entre governos, empresas, profissionais e consumidores para mitigar os impactos ambientais. Mas o que seria o Progrma ReStart para instaladores?

Apoiar e tomar atitudes sustentáveis é fundamental para a manutenção da vida humana a longo prazo. Além disso, estas ações não devem ser apenas complementares: elas devem estar presentes em todas as tomadas de decisão que guiam o seu dia a dia como profissional e, principalmente, como cidadão. 

Agora, imagine se você, instalador, pudesse tomar uma atitude 100% sustentável, reaproveitando toda a sobra de piso vinílico que, muitas vezes, seria descartada com o lixo comum e, ainda por cima, ganhasse um dinheiro extra por isso?

Por meio do Programa ReStart da Tarkett, isso não só é possível como é muito prático. E para te explicar como isso funciona, neste artigo do Blog da Tarkett, trouxemos todos os detalhes e as vantagens desta iniciativa, além do passo a passo para o instalador reverter as sobras de piso em dinheiro e usá-lo por meio do cartão ReStart. Vem com a gente!  

O que é o Programa ReStart para instaladores?

ReStart para Instaladores

O ReStart é o programa de logística reversa da Tarkett que recolhe, nas obras e reformas espalhadas pelo Brasil, sobras e recortes de pisos vinílicos para reaproveitá-los na fabricação de novos pisos na planta industrial de Jacareí-SP.

Iniciado no Brasil em 2018, a iniciativa já resultou na coleta de 70 toneladas de sobras de pisos (dados até julho de 2021). Para cumprir as metas estabelecidas e ampliar o programa nacionalmente, a Tarkett aposta no estreitamento da parceria com revendedores e distribuidores da empresa em todo o país, beneficiando aqueles que topam aderir ao ReStart. 

À medida que fazem os seus pedidos regulares de pisos vinílicos colados e clicados, sem base acústica, as revendas que participam do programa recebem uma bag exclusiva, que deve ser direcionada para as obras dos clientes do distribuidor. 

Sobras e aparas de pisos não contaminadas com resíduos de adesivo ou do contrapiso são armazenadas à medida que a instalação prossegue e, uma vez finalizada, a bag é enviada de volta à Tarkett para ajudar na composição de novos produtos.

Como o instalador pode participar do Programa ReStart?

 

Se você é instalador e presta serviço à uma revenda credenciada da Tarkett, ao participar de uma obra com vinílicos da empresa, você receberá a bag exclusiva do programa ReStart para levar com você.

Estima-se que a instalação de um piso vinílico do tipo LVT (modular) usando uma paginação simples (estilo ‘tijolinho’, por exemplo) gera, em média, de 3% a 5% de descartes. Nas mantas, essa média fica entre 8% e 15%.  

Esta sobra, se não estiver contaminada, deve ser armazenada por você na bag e depois lacrada. Na embalagem, é necessário que você marque o seu nome e o CPF para identificarmos quem foi o responsável pelo recolhimento.

Com a bag levada de volta à revenda que destinará as sobras para a Tarkett, esse material será novamente avaliado e pesado. Ao juntar os primeiros 100 kg de sobras, você ganhará o Cartão ReStart, onde depositaremos 50 centavos por quilo que você recolher futuramente. Ou seja, a cada 200kg de sobra recolhidos, você lucra R$100,00!

O Cartão ReStart também conta com a função de débito, sem nenhuma taxa, e pode ser usado por você onde quiser e como quiser! 

Veja também:

ReStart para Instaladores

O que é economia circular e ‘Cradle to Cradle’

Agora que você já entendeu como funciona o programa ReStart, é interessante que você conheça os conceitos que guiam esse projeto: o design circular e o Cradle to Cradle (“do berço ao berço”). 

Os termos, criados por William McDonough e Michael Braungart, abordam soluções para uma produção industrial mais responsável e com uma cultura positiva para o meio ambiente por meio da redução de resíduos sólidos e descartes originados da ação humana.

No livro-manifesto Cradle to Cradle, os autores argumentam que as empresas devem ser responsáveis de ponta a ponta pelos seus produtos e evitar o desperdício, para isso, é necessário que elas acompanhem a vida útil deles da fabricação ao descarte. 

Assim, as companhias precisam desenvolver soluções em seus ciclos produtivos para alcançar o lixo zero, no qual o produto final – ao ser descartado – retorna à fábrica para ser aproveitado como matéria prima.

Chega de jogar dinheiro no lixo, não é mesmo? Além de se destacar como um profissional comprometido com ações sustentáveis, o ReStart para instaladores é uma ótima oportunidade para você, instalador, conseguir uma renda extra!

Cada sobra de piso recolhida é um ato de cuidado com o nosso futuro e com o meio ambiente. Faça parte dessa iniciativa e aproveite para sugerir aqui alguma outra ação que podemos desenvolver!

Leave a comment