Carpetes: benefícios e qual é o ideal para cada ambiente?

Carpetes: benefícios e qual é o ideal para cada ambiente?

Se você acompanha o Blog da Tarkett há algum tempo, é certo que já conhece a grande variedade de benefícios oferecidos pelo piso vinílico, a mais conhecida solução da Tarkett para ambientes residenciais, comerciais e corporativos.

No entanto, serem fáceis de limpar, resistentes, práticos de se instalar e proporcionarem conforto térmico e excelente acústica não são vantagens exclusivas deste revestimento: este combo de qualidades também está presente nas linhas de carpetes da marca.

Quando citamos carpetes, é comum surgirem algumas dúvidas sobre a real funcionalidade deste tipo de piso em ambientes comerciais e corporativos. Aliás, no passado, este material já foi sinônimo de acúmulo de poeira e curta vida útil. 

Pode ficar tranquilo: este estereótipo já foi superado. Hoje, as opções são extremamente tecnológicas e práticas, fazendo deles uma das melhores opções principalmente para ambientes que prezam pelo conforto e bem-estar das pessoas, além da durabilidade e praticidade do piso.

Para entender melhor como se aplicam todas as qualidades deste tipo de revestimento e como escolher o melhor carpete para cada tipo de ambiente, separamos neste artigo as principais dicas para definir o modelo ideal para o seu projeto. Vem com a gente!

Carpete Cor 44073960 – Linha Basic Coleção Grid

Facilidade de limpeza e melhor qualidade do ar interior

Mais do que oferecer a melhor experiência acústica possível para escritórios e ambientes corporativos, o carpete se destaca por oferecer uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores que atuam nestes locais.

Em pesquisa realizada na Europa, a Tarkett concluiu que a má qualidade do ar é uma das principais preocupações relatadas pelos trabalhadores que passam muito tempo fechados no escritório.

O apontamento é crucial, uma vez que, além de passarmos cerca de 90% da nossa vida em ambientes fechados, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) estima que a poluição de ambientes internos costuma ser de duas a cinco vezes maior que os externos. Surpreendente, não é mesmo?

A explicação para isso está em uma soma de fatores: dentro dos escritórios e das residências, estamos expostos a mesma poluição presente nas ruas, mas ela é agravada pela baixa circulação do ar e a presença de gases emitidos pelos aparelhos eletroeletrônicos, materiais de construção e produtos de limpeza.

Carpetes Cores 24088940 e 24088750 – Linha Basic Coleção Dots

Estes gases poluentes internos são conhecidos como COVs (Compostos Orgânicos Voláteis) e podem ser emitidos em grande quantidade por diversos materiais, mas principalmente por revestimentos. 

Você terá uma preocupação a menos com os carpetes (e também com os pisos vinílicos) da Tarkett, que apresentam baixíssimas emissões de COVs, atendendo as normas vigentes até com certa folga.

Além disso, as novas tecnologias agregadas à superfície dos carpetes Tarkett são capazes de capturar e reter o material particulado fino do ar dos ambientes fechados, evitando que a poeira se espalhe e circule pelo espaço.

Ao mesmo tempo que melhora a qualidade do ar, esta composição presente nas linhas da empresa garante que o pó seja facilmente liberado durante a limpeza, colaborando com uma higienização mais prática, bem diferente daquele terror com os antigos carpetes.

Esta tecnologia provou ser até 8 vezes mais eficaz do que ocorre com os pisos planos, como o porcelanato e laminado, e até 4 vezes mais eficaz do que outros carpetes convencionais de outras marcas.

Carpete Cor AA92 9507 – Linha Desso Coleção Essence Structure

Carpetes em placas: manutenção facilitada e mais possibilidade de paginação

Outro diferencial dos modelos de carpete da Tarkett é o formato. A marca oferece opções de carpetes em placas, o que torna a manutenção e a criação de paginações muito mais prática quando comparadas com os modelos de carpete em rolos.

Isto ocorre devido ao tamanho menor das placas, o que as tornam mais fáceis de levantar, mover e instalar. Desta maneira, caso aconteça algum dano ao revestimento, como a queda de produtos químicos corrosivos, tinta ou qualquer outra situação que possa prejudicar o seu carpete, é muito mais fácil mover e substituir as placas.

Nos carpetes em rolo, as partes danificadas precisarão ser cortadas, removidas e depois substituídas na totalidade, e o carpete ficará marcado, criando uma espécie de patchwork perceptível a olho nu. 

Já com os carpetes em placa, as peças danificadas podem ser facilmente removidas somente no local onde houve o acidente, e então substituídas por novas placas, imperceptíveis, já que normalmente se compra uma quantia a mais de piso justamente para situações como essa.

Além de mais prática, a manutenção dos carpetes em placa custa muito menos que a manutenção dos carpetes em rolo, já que somente algumas placas precisarão ser adquiridas para a substituição daquelas que foram prejudicadas.

Carpete Cor B882 9094 – Linha Desso Coleção Desert

Muito além dos escritórios: cores e desenhos personalizados para grandes projetos comerciais

Mais do que o uso comum de carpetes em escritórios, as soluções da Tarkett são perfeitas para quem busca mais personalização para grandes empreendimentos, por isso, estão presentes nas melhores e maiores redes de hotelaria, empresas e espaços destinados ao segmento do entretenimento no mundo!

O carpete Axminster, da linha Desso da Tarkett, por exemplo, está presente em diversos empreendimento da rede Hard Rock espalhados pelo planeta e, recentemente, foi aplicado em dois novos desenhos desenvolvidos especialmente para o Hard Rock Live Florianópolis, o primeiro deste segmento da rede localizado em uma cidade fora dos Estados Unidos.

Você pode conferir um pouco mais desta história clicando aqui!

Carpete Axminster Desso – Hard Rock Live Florianópolis

Já conhecia todas essas aplicações e benefícios dos carpetes? Agora que você já sabe tudo sobre uma das principais soluções em revestimentos para ambientes comerciais e corporativos, aproveite para conferir as diferentes opções oferecidas pela Tarkett clicando aqui!

Leave a comment