Cada vez mais presente nas casas brasileiras, o piso vinílico é um revestimento que desperta a curiosidade das pessoas, sobretudo aquelas menos familiarizadas com o material, que certamente vão pesquisar tudo que o puderem sobre ele antes de construir ou reformar.
Buscar o maior número de informações antes de realizar uma compra é um hábito maravilhoso, contudo, é importante que essa pesquisa seja realizada a partir de fontes confiáveis, que possuem autoridade e credibilidade sobre o assunto em pauta.
Infelizmente, nem tudo que se encontra na internet em textos e vídeos procede, o que ajuda a propagar alguns mitos que se tornam “verdade” para muitas pessoas – e isso atrapalha muito a tomada de decisão!
Pensando nisso, o Blog da Tarkett preparou este post para explicar o que é verdade e o que é mito quando o assunto é piso vinílico, de modo que você chegue bem preparado para realizar a sua compra. Confira:
Piso vinílico é feito de borracha
MITO!
Não se deixe enganar pela flexibilidade do material: o piso vinílico não é feito de borracha! Ele é feito principalmente de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Se você quer saber mais sobre como o vinílico foi criado e os materiais utilizados, sugerimos a leitura deste post.
Piso vinílico é fácil de limpar
VERDADE!
A facilidade de limpeza é um dos principais benefícios associados aos pisos vinílicos. Para mantê-lo limpo no dia a dia, não é preciso utilizar produtos específicos nem uma grande quantidade de água – bom para o bolso e para o planeta. Saiba mais sobre a limpeza de vinílicos clicando aqui.
Piso vinílico é a mesma coisa de piso laminado
MITO!
Piso vinílico e piso laminado são bem diferentes, a começar pela composição, uma vez que o vinílico é feito majoritariamente de PVC e os laminados são feitos principalmente de derivados de madeira. Diferente do laminado, o vinílico é mais flexível, propaga menos barulho e não estraga na presença de água. Conheça mais sobre as diferenças neste post.
Piso vinílico pode ser lavado
VERDADE!
Sim, o piso vinílico pode ser lavado, mas desde que ele seja do tipo colado – modelos clicados não podem ser lavados. Após lavar o piso, a recomendação é secá-lo imediatamente, não deixando a água empoçada secar ao tempo. Clique aqui para obter outras orientações sobre a relação entre vinílicos e a água.
Piso vinílico não pode ser instalado na cozinha
MITO!
O piso vinílico não apenas pode ser instalado na cozinha, como também é uma excelente escolha para este tipo de ambiente, já que ele é um piso mais fácil de limpar e manter no dia a dia. Se for colado, ainda pode ser lavado,seguindo nossas recomendações, como explicamos acima. Confira dicas e inspirações sobre o vinílico na cozinha aqui neste post.
Não é recomendado instalar piso vinílico em banheiro com chuveiro
VERDADE!
Sim, aqui na Tarkett não recomendamos a instalação de piso vinílico em banheiros com chuveiro, inclusive a área que fora do box. A exposição frequente e abundante à umidade do chuveiro pode causar o descolamento do piso. No entanto, a instalação está liberada para banheiros sem chuveiro, como é o caso dos lavabos.
Piso vinílico não tem variedade de designs e cores, só existe padrão amadeirado
MITO!
Esse é um Mito, assim mesmo, com M maiúsculo. Na Tarkett, além da oferta tradicional de pisos amadeirados, você também encontra designs, cores e texturas inspirados em rochas, minerais, concreto, granilite, mármores, cores sólidas, entre outros – clique aqui e conheça.
Não posso instalar piso vinílico em área externa
VERDADE!
A Tarkett não recomenda a instalação de piso vinílico em áreas externas, uma vez que o piso vinílico é um produto desenvolvido exclusivamente para decoração de interiores. A exposição direta ao Sol, à umidade e as variações de clima e temperatura são prejudiciais ao revestimento.
Vinílico só pode ser instalado no piso
MITO!
Por ser leve e flexível, o vinílico no modelo colado pode muito bem ser utilizado para revestir outras superfícies, como paredes, forros, escadas e até mesmo móveis. Contudo, é importante saber que instalá-lo em uma superfície diferente requer mão de obra especializada e cuidados adicionais, além de ser um procedimento não coberto pela garantia de fábrica.
Piso vinílico pode ser reciclado
VERDADE!
Por ser feito de PVC, um derivado plástico, sobras e aparas de piso vinílico que não estejam contaminadas com adesivos e massas podem perfeitamente serem recicladas e transformadas em novos pisos. É o que nós fazemos com os nossos pisos por meio do Programa ReStart aqui no Brasil. Desde 2018, já recuperamos mais de 200 toneladas! Conheça mais sobre o programa clicando aqui!
Conta pra gente aqui nos comentários, qual desses mitos você já tinha ouvido falar – ou acreditava que eram verdade até terminar de ler esse post? Se você ainda tem alguma dúvida, é só compartilhar conosco aqui ou no nosso perfil no Instagram @tarkettbrasil!