Pode colocar piso vinílico no lavabo?

Pode colocar piso vinílico no lavabo?

Pode colocar piso vinílico no lavabo?” Essa é uma das dúvidas mais frequentes nos nossos canais de atendimento, e quando o cenário é incerto, sabemos que muita gente acaba desistindo do que pode ser uma ótima ideia de decoração.

Como na maior parte dos ambientes de uma casa, o vinílico é um excelente aliado, proporcionando mais benefícios que outros revestimentos: agilidade na instalação, praticidade na limpeza, conforto térmico e excelente acústica, só para citar alguns.

 

Neste post, vamos fazer cair por terra um dos grandes mitos que circundam os vinílicos, abrindo o universo de possibilidades deste revestimento para um dos cômodos mais desafiadores do décor!

 

Pode por piso vinílico no lavabo?

Sim, você pode por piso vinílico em lavabo, desde que ele seja, de fato, um lavabo. A origem deste ambiente remete à Grécia Antiga. As residências da época tinham pequenos lavatórios para as visitas lavarem as mãos antes das refeições.

 

O conceito original é ser um espaço para higienizar as mãos, mas que foi sendo aperfeiçoado na arquitetura moderna para ganhar novas funções e protagonismo no layout, sendo considerado uma espécie de “cartão de visitas” da casa.

 

A grande sacada deste cômodo é atender as necessidades básicas, dos moradores ou principalmente dos visitantes, usando uma pequena metragem da área total, rapidamente e sem precisar trafegar pelas áreas íntimas da casa.

 

Talvez a grande questão em torno do vinílico no lavabo é o temor de estragá-lo caso ele seja molhado, o que facilmente pode acontecer em um ambiente como um lavabo, seja pelos respingos da torneira ou pelas rotinas de limpeza.

 

Pode ficar tranquilo: o piso vinílico não estraga ao entrar em contato com água e quando o assunto é limpeza, é possível inclusive lavá-los, se for um modelo colado – não recomendamos o uso de modelos clicados para lavabos.

 

Pode colocar piso vinílico no banheiro?

 

Se pode colocar piso vinílico em lavabo, também pode colocar em banheiro, certo? Negativo e a resposta tem a ver com o conceito deste cômodo que o diferencia de um lavabo.

 

Quando falamos em banheiros, estamos pressupondo a presença de box de ducha/chuveiro, um elemento que, em comparação ao lavabo, torna a presença da umidade muito mais significativa e frequente.

 

O acúmulo de água empoçada por longos e repetidos períodos ocasiona o descolamento das placas e réguas que, embora não apodreçam, vão acabar se soltando insistentemente, o que compromete o desempenho e a satisfação com o piso.

 

Portanto, a Tarkett não recomenda a instalação de vinílicos em banheiros com a presença de duchas/chuveiros, nem mesmo no piso ou na parede na parte de fora do box.

 

Como lavar lavabo com piso vinílico?

 

O passo a passo da limpeza do piso vinílico no lavabo é o mesmo utilizado para outros cômodos de uma casa, o que o torna muito indicado para este ambiente justamente pela praticidade oferecida. 

 

Como o modelo recomendado para este ambiente é o colado, você precisa seguir os procedimentos indicados para este tipo específico, portanto, fique atento às dicas do vídeo abaixo:

 

Como dissemos acima, é possível lavar com água corrente ou usando baldes, mas acreditamos que os procedimentos explicados no vídeo dão conta do recado na maior parte das necessidades de limpeza e higienização.

 

Se ainda assim você optar por uma lavagem convencional, lembre-se de secar o piso com pano limpo imediatamente após o enxague, evitando que a água fique empoçada sobre ele.

 

Nunca utilize produtos abrasivos e, principalmente, derivados de petróleo, que podem danificar o piso.

 

Pode colocar piso vinílico em cima de cerâmica no lavabo?

 

Sim, é possível colocar piso vinílico em cima de cerâmica, e você pode fazer isso de diferentes formas utilizando este revestimento, o que agiliza muito a reforma dos ambientes internos de uma casa. 

 

No caso específico do lavabo, como a recomendação é utilizar modelos colados, a técnica de sobreposição exige alguns cuidados especiais, como a preparação prévia do contrapiso para receber o vinílico!

 

Pode revestir a parede do lavabo com piso ou revestimento vinílico?

 

Sim, e o resultado é um acabamento não só especial como o piso, como também ajuda a dar uma ideia de continuidade visual – o que pode ser interessante em um cômodo que costuma ser bem pequeno em termos de área.

 

Você pode revestir as paredes de um lavabo utilizado placas e réguas vinílicas, aproveitando-se da variedade de padrões, cores e tonalidades. O conforto visual do amadeirado ou a rusticidade das pedras/concreto são boas pedidas.

 

Quem prefere um visual mais contínuo e menos modular tem à disposição na Tarkett uma opção muito superior ao tradicional papel de parede: a Linha Artwall! Clique aqui para conhecer todos os detalhes desta linha e, no vídeo abaixo, veja como é rápido de se instalar

 

Agora que você já sabe que o piso vinílico cai super bem na decoração de lavabos, que tal algumas dicas para se inspirar no décor do seu? Clique aqui e conheça as nossas sugestões.

 

Conheça também todas as linhas da Tarkett aplicáveis a projetos de lavabos aqui.

Leave a comment